Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Marketing empresarial: 12 estratégias para ter sucesso

Comunicação Leia em 5 minutos

Quem pensa em empreender geralmente está tão focado na infraestrutura do negócio, que esquece da importância de fazer um planejamento de marketing empresarial para definir quais estratégias serão utilizadas para atrair e fidelizar clientes.

É fato que toda organização quando nasce precisa de um tempo para ganhar reconhecimento e notoriedade. No entanto, são as ações de marketing que aceleram esse processo. Se a concorrência está acirrada para todo mundo, imagine para quem não divulga o seu negócio.

“Quem não é visto, não é lembrado”, diz o sábio ditado popular. Ao mesmo tempo em que o mercado está mais exigente, a internet trouxe novas possibilidades de fazer marketing que, aliadas às ações tradicionais, contribuem para potencializar o resultado das vendas.

Confira essas dicas para você desenvolver uma empresa de sucesso:

1. Defina as características do público-alvo

Toda ação de marketing precisa começar com a definição do público-alvo. O seu produto ou serviço é útil para quem? Defina o perfil do seu cliente: idade, sexo, preferências, expectativas, problemas. Fazendo isso, você terá informações suficientes para receber esse público de forma personalizada.

2. Elabore a comunicação visual da empresa

A comunicação visual inclui: as cores que serão adotadas para apresentar a sua marca, a arte do logotipo, a tipografia do nome, slogan, modelo da fachada da loja, enfim, tudo que faz parte da identidade da empresa. Cada item deve ser pensado detalhadamente: logotipo exclusivo, cores que agradem ao público, tipologia legível e ao mesmo tempo única e slogan memorável.

3. Incorpore a identidade visual

O logotipo da empresa, assim como as cores que foram utilizadas no projeto gráfico de comunicação visual, devem ser utilizados para compor o uniforme dos colaboradores, de forma que eles sejam identificados como tal, assim como qualquer material impresso: cartões de visita, sacolas, panfletos, outdoor, etc.

4. Invista em anúncios

Para quem está abrindo um novo negócio, é fundamental divulgar a localização da empresa. Folhetos, panfletos, circulares, cartões, anúncio em jornal local: escolha o material ideal e elabore uma mensagem criativa, capaz de atrair o consumidor. Pense e anote quais os lugares mais apropriados para a distribuição desse material e defina quais serão as pessoas responsáveis por essa tarefa, data e hora do evento.

Por meio do marketing digital, é possível criar anúncios com um longo alcance nas redes sociais. No Facebook Ads, ferramenta de anúncios pagos do Facebook, dá para configurar que tipo de público vai receber o conteúdo: idade, sexo, cidade onde mora, etc. As vantagens desse investimento são mensuráveis, ou seja, o resultado é contabilizado em tempo real.

5. Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade costumam atrair o consumidor por meio de uma vantagem ou benefício. Ao acumular uma quantidade de pontos no cartão, ele poderá ganhar brindes, descontos, entre outras vantagens que a sua empresa oferece.

6. Elabore eventos para lançar novos produtos

Vale tudo para chamar a atenção do consumidor. Se o produto vai agradar o seu público, faça o convite. Crie uma situação para demonstrar o produto: um evento, uma festa ou um encontro. Se for possível, contrate um animador. Divulgue essa data com criatividade e principalmente antecedência. Registre os principais momentos com uma câmera fotográfica ou convide um fotógrafo.

7. Faça promoções relâmpago

É possível fazer promoções sem sacrificar o lucro da empresa e ainda assim incentivar o consumo. Para isso, verifique sempre o seu estoque. Produtos que estão parados na prateleira ou com o prazo de validade se aproximando podem ganhar notoriedade com uma boa campanha promocional.

8. Capriche no visual merchandising

A forma como você apresenta o seu produto ao consumidor na vitrine e em todo o interior da loja é chamada de visual merchandising. Essa técnica utiliza recursos para atrair pela visão: o cérebro humano é muito estimulado por esse sentido. Sempre que quiser destacar um produto, organize-o de forma diferente dos demais e perceba a diferença.

9. Marque presença na internet

A internet oferece inúmeras possibilidades para você interagir com o público. Por exemplo: manter um blog atualizado com dicas e artigos relevantes ajuda o seu negócio a ser localizado no Google. Através de técnicas de SEO – otimização de sites por meio do uso de palavras-chave – o seu blog pode aparecer no topo da primeira página de resultados.

Sabe por que ser encontrado no Google é premissa de sucesso? Porque ele é uma espécie de oráculo que as pessoas usam para fazer todo tipo de pesquisa. As redes sociais, quando bem administradas, potencializam essa popularidade. É possível conquistar novos leads (potenciais clientes) com a distribuição de posts criativos, artigos interessantes, vídeos bem produzidos, entre outros materiais.

10. Amplie os canais de comunicação com o consumidor

Além do tradicional telefone, viabilize outros canais para que o consumidor possa escolher a forma de fazer contato com a sua empresa. Existe o público que prefere escrever a falar ao telefone. Uma opção é reservar um número para o WhatsApp da empresa e definir um atendente exclusivo.

As vantagens desse aplicativo são muitas: é econômico, pode ser usado no computador e dá para atender diversas pessoas ao mesmo tempo. Utilize também o e-mail e as redes sociais como alternativas de comunicação e não esqueça de adicionar esses canais em todo o material impresso que pretende organizar.

11. Aposte em e-mail marketing

Se você tem um cadastro de clientes, cuide para que a sua equipe peça também o endereço eletrônico. Com uma lista de e-mails em mãos, você poderá elaborar uma newsletter com dicas úteis e informar promoções. Mas é preciso ter cuidado para não disparar muitos e-mails e nem ficar apenas fazendo publicidade, pois dessa forma a empresa poderá ser vista como desagradável.

12. Busque parcerias

Uma alternativa que muitas empresas encontraram para driblar a crise foi a formação de parcerias. Um lojista que vende acessórios femininos pode expor seus produtos em uma empresa de moda, e vice-versa.

Outra colaboração é com a troca, empréstimo ou aluguel de objetos de decoração que são utilizados para a montagem de vitrines e cenários de eventos promocionais. O momento é de unir forças.

Gostou das dicas de marketing empresarial? Então, assine gratuitamente a nossa newsletter e receba outras sacadas de marketing diretamente no seu e-mail!

Quer compartilhar?