Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Afinal, o que é SEO?

Ferramentas, Internet Leia em 2 minutos

Hoje em dia, os sites de busca, como Google e Bing, são a principal fonte de procura de informações pelos usuários de internet. Graças a isso, esses sites se tornaram poderosas ferramentas comerciais para qualquer empresa antenada.

Aparecer ou não aparecer no Google é de suma importância para qualquer negócio, principalmente nas primeiras páginas dos resultados de busca, mesmo para empresas fora do ramo do e-commerce.

Ter um site oficial respeitável é quase uma obrigação, pois, por meio do marketing digital, é possível aumentar consideravelmente os lucros de qualquer tipo de empresa. Mas, para obter resultados significativos nos mecanismos de pesquisa de sites como o Google, é preciso fazer algo conhecido como Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO.

Mas, afinal, o que é SEO? Abordaremos essa questão a seguir.

O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas que tem como principal função tornar os sites mais valiosos para esses mecanismos de busca, trabalhando palavras-chaves e conteúdos de qualidade para ficar mais bem posicionado nos resultados orgânicos das buscas.

Como SEO pode ajudar seu website?

A melhora na otimização de seu site está fortemente ligada ao posicionamento nesses mecanismos de busca. Aparecer nos primeiros resultados proporciona uma maior quantidade de acessos, que além de gerar uma maior visibilidade para a empresa e para a marca, também aumenta a conversão de leads.

Cada tipo de site tem um objetivo diferente. A função do SEO é ajustar o site para que esses objetivos sejam conquistados mais facilmente. Em um blog, estas estratégias devem ser ajustadas para gerar visitas aos posts. Em uma loja virtual, o objetivo deve ser aumentar as vendas.

Seja qual for a área de atuação de sua empresa, o SEO otimiza seu website, tornando-o mais valioso na relação entre mecanismo de buscas e público-alvo.

Como SEO funciona?

SEO geralmente começa com a edição das meta-tags, que são o conjunto de informações colocadas no código HTML da sua página com o objetivo de passar informações aos sistemas dos mecanismo de buscas a respeito de seu conteúdo.

Para isso, é necessário um profundo conhecimentos de seu público-alvo, para assim “sintonizar” perfeitamente essas palavras-chave. Mas SEO vai muito além de meta-tags e algoritmos — a otimização também trata de aspectos como títulos de artigos ou posts, imagens e vídeos para melhorar a relevância, a autoridade e a confiabilidade do conteúdo do site.

Outros aspectos importantes são o tempo de permanência dos usuários no website e se o site trabalha bem em diversos dispositivos como tablets e smartphones — isto é, se ele é responsivo. Também é de suma importância ter páginas dedicadas ao suporte ao cliente e páginas institucionais sobre a empresa.

E, então, deu pra entender o que é SEO e qual a sua importância nos dias de hoje? Então, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.

Quer compartilhar?