Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Algoritmo do Google: o que é e como funciona?

Ferramentas, Internet Leia em 3 minutos

Em tempos de crise, é preciso adotar medidas para sua empresa enfrentá-la e ficar de olho nas tendências de marketing para 2016. Em ambos os casos, o marketing digital e a otimização de seu site para mecanismos de busca (SEO) são fundamentais.

E, neste post, vamos explicar, justamente, como funciona o Algoritmo do Google, a relação desse motor de busca com o SEO de seu site e como ele pode influenciar o rankeamento de sua página na web. Confira!

O que é o Algoritmo do Google?

Os algoritmos do Google são programas de computador que buscam, por meio de processos e de fórmulas, “pistas” ou sinais para responder com exatidão as perguntas feitas em seu mecanismo de busca.

Para isso, esses algoritmos são atualizados diariamente — às vezes, até mais de uma vez por dia — e utilizam mais de 200 códigos para filtrar, entre as milhões de páginas disponíveis na web, exatamente aquilo que você procura.

Entre esses sinais, estão termos em websites, as atualizações de conteúdo, a geolocalização do usuário e o PageRank.

PageRank

O PageRank é um algoritmo do Google bastante utilizado pelo mecanismo de busca da ferramenta para posicionar páginas de internet entre os principais resultados de pesquisa baseado na qualidade dos links e na quantidade de conteúdo postado.

Ele não é o único algoritmo utilizado, mas é o principal e o mais conhecido do Google. Por isso, para otimizar seu site nos motores de busca, é preciso produzir conteúdo de qualidade e com frequência para que os usuários cheguem à sua página e aumentem sua posição no ranking deste algoritmo do Google.

Posicionamento

Quanto mais bem rankeado seu site estiver no Search Engine Results Page (SERP), ou nas páginas de resultado de uma busca, mais chances de seu website aparecer nas primeiras posições na pesquisa do Google.

Por isso, trabalhar seu SEO nos mais variados algoritmos do Google, sobretudo, com foco no PageRank, é fundamental para aumentar o tráfego e a visibilidade de sua página e, por consequência, as conversões tão desejadas por sua empresa.

Googlebot

Antes do PageRank posicionar as mais de 150 milhões de páginas ativas existentes na web, o Google utiliza um software, denominado crawler, para indexar e salvar em sua base de dados todas as páginas encontradas na internet.

Esse crawler se chama Googlebot e ele é quem lista os milhões de links disponíveis na rede, filtra e separa todas as páginas, inclusive as novas, para garantir que todas sejam pesquisadas quando se inicia uma busca.

Além disso, é esse algoritmo do Google quem determina a quantidade de visitas de cada página, de acordo com diversos fatores, principalmente de sua importância e da frequência de atualizações.

Rotas de pesquisa

Para filtrar milhares de páginas em milésimos de segundos, o algoritmo do Google traça rotas de pesquisa, segmentadas por critérios como palavras-chaves, assunto, país, data, hora e idioma, para refinar seus resultados.

Isso só é possível devido ao poderoso cache utilizado para realizar pesquisas tão rapidamente e evitar acessar o banco de dados da plataforma repetidas vezes, preservando seus servidores.

Assim, as rotas de pesquisa são fundamentais para encontrar aquilo que foi procurado. Contudo, outro algoritmo do Google ainda é necessário para ordenar os resultados e posicionar uma página, aumentando consideravelmente a importância do PageRank e do SEO de sua empresa.

Obviamente, existem outros fatores igualmente importantes para posicionar bem uma página na web, mas isso é assunto para um outro post. Porém, trabalhar com foco em SEO e nas métricas de PageRank são os primeiros passos para o sucesso.

Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe seu comentário para entendermos quais são seus questionamentos.

Quer compartilhar?