Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Crise: 4 medidas para sua empresa enfrentá-la

Empreendedorismo, Finanças Leia em 2 minutos

A crise econômica é um momento difícil para as empresas, porém enquanto algumas pensam em fechar as portas, outras veem uma oportunidade de readequação ao enfrentar esses desafios.

Em momentos de crise, é possível perceber quem realmente são os empreendedores de sucesso, pois eles conseguem passar por essa fase ruim e, muitas vezes, fazem até o negócio prosperar. É preciso estar atento às oportunidades e às mudanças necessárias para que a sua empresa consiga colher bons frutos.

Por esse motivo, reunimos algumas dicas essenciais para a sua empresa enfrentar a crise. Leia nosso post e coloque-as em prática agora mesmo.

Reveja o orçamento

A primeira coisa a fazer é rever o seu orçamento para saber como anda a sua saúde financeira. Depois disso, é preciso cortar as despesas “desnecessárias”. No entanto, não adianta cortar um valor importante para que sua empresa cresça, sendo preciso verificar esse ponto com muita atenção.

Readequar os custos pode ser necessário e fazer mudanças que venham a contribuir com o orçamento são bem-vindas. Esse não é o momento de fazer novas dívidas, mas de quitar ou renegociar as existentes.

Fidelize o cliente

Manter o seu cliente é muito importante porque, para atrair um novo, é muito mais difícil. Para conseguir isso, é preciso que ele goste do seu produto e se sinta especial com o atendimento prestado. Atraia o seu cliente que anda meio sumido e faça com que ele se sinta lembrado e importante.

Uma boa alternativa pode ser trabalhar com soluções personalizadas. Dessa forma, ele se sente único e pode conseguir exatamente o que deseja. Se atua com serviços, procure entender o que o cliente quer e faça exatamente como o solicitado.

No caso de produtos, é preciso saber o que ele precisa para conseguir oferecer o mais adequado e não um que o satisfaça parcialmente.

Analise novos mercados

Se a crise te atingiu, é porque a procura pelo seu negócio não anda muito grande, podendo ser resultado de um produto/serviço errado ou atuação para um público inadequado. Esse pode ser um bom momento de explorar novos nichos, ampliar o seu portfólio e conseguir clientes onde nem se imaginava.

Reveja as suas estratégias, identifique quais são as lacunas que o mercado possui e aponte nas quais poderia atuar. A crise, muitas vezes, faz com que os empresários vejam oportunidades onde antes não viam por conta de certa acomodação.

Invista em marketing digital

Investir não é o mesmo que desperdiçar dinheiro e isso precisa ser entendido claramente. O marketing tem que ser visto como um investimento que pode trazer retorno imediato e de longo prazo. No entanto, suas estratégias precisam ser bem trabalhadas para garantir esse resultado.

Quando suas vendas estão em baixa, elas podem ser impulsionadas e ainda trazer resultados positivos no final do mês com uma boa campanha de marketing. O marketing digital é mais barato que o convencional e consegue chegar rapidamente ao público desejado.

Ele ainda permite que os resultados sejam mensurados em tempo real, sendo possível rever a sua estratégia rapidamente, caso seja necessário, para conseguir concretizar mais vendas.

Com essas dicas, até mesmo os empresários mais pessimistas podem repensar as suas estratégias e, assim, garantir melhores resultados em vendas para enfrentar a crise.

Quer ver mais dicas para esses tempos difíceis? Assine nossa newsletter e fique por dentro de muitas novidades.

Quer compartilhar?