Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Como atrair mais clientes para o meu negócio?

Empreendedorismo Leia em 5 minutos

Em tempos de crise, a prospecção de novos clientes, que já é normalmente uma tarefa árdua, fica ainda mais difícil. E muitas vezes ficamos presos nos mesmos métodos, repetindo erros ou insistindo em estratégias que podem um dia ter funcionado, mas agora apresentam resultados bem abaixo do que a gente esperava.

Dizem que o kanji japonês que significa “crise” é o mesmo que significa “oportunidade”. Sendo assim, vamos apresentar algumas novas perspectivas para você olhar o seu próprio negócio, ver novas estratégias de como atrair mais clientes e — se tudo der certo — transformar essa crise em uma bela oportunidade de negócios. Acompanhe essas dicas:

Conheça a sua empresa

Mesmo que você tenha o impulso de pensar “é claro que eu conheço a minha empresa!”, reflita com calma se você realmente compreende o seu negócio. Para conhecê-lo e ter uma boa base de comparação, é preciso antes entender onde ele está situado. Depois de identificar isso, responda:

  • Quais são os diferenciais da minha empresa?
  • Quais são as inovações que ela promove?
  • Quais são os seus pontos fortes?
  • E, principalmente, quais são os seus pontos fracos?

Conseguiu responder tudo? Essa etapa é a primordial. Caso você saiba tudo sobre o seu negócio, parabéns, podemos continuar. Caso tenha tido alguma dificuldade, pesquise mais sobre o seu empreendimento. Afinal de contas, você só consegue vender aquilo que conhece bem.

Entenda o seu cliente

Faça de conta que o seu cliente é o seu ídolo, aquela pessoa que você admira acima de tudo. E você quer saber o máximo possível sobre ele. Quem ele é, onde ele mora, do que ele gosta, como ele se informa, no que ele acredita, quais são os seus medos. Conheça ele profundamente. Só assim você saberá como abordá-lo e quais meios serão mais eficientes.

Mantenha a sua imagem atualizada

As suas peças gráficas estão de acordo com o que se usa atualmente? A sua marca tem uma cara que passe os valores de hoje? Ela está sendo aplicada corretamente de forma que transmita uma boa impressão para as suas prospecções? Os materiais que os seus clientes entram em contato tem o nível de qualidade proporcional à qualidade que você oferece no seu negócio?

Nada corta mais as expectativas de um futuro cliente do que uma imagem mal trabalhada ou desatualizada. Lembre-se de que a aparência é importantíssima para gerar uma boa primeira impressão sobre o seu negócio.

Converse com o mercado

Apesar de muitas vezes parecer, os seus concorrentes não são os seus inimigos. Pelo contrário! Muitas vezes eles podem ser importantes aliados para você entender melhor os seus próprios problemas.

Seja para ver que a sua dificuldade é a dificuldade do outro também, seja para identificar que você realmente está tendo problemas em uma etapa que não deveria. Por isso, converse com as outras empresas do seu ramo e, quem sabe, unindo forças vocês não conseguem superar mais facilmente um obstáculo?

Acione os seus stakeholders

Os stakeholders (todos os públicos que circundam uma marca) são a sua ponte para o mundo. Por isso, converse com os seus fornecedores, troque uma ideia com os seus parceiros, converse abertamente com os seus funcionários, entre em contato com os seus leads. Nunca se sabe de onde pode vir aquela indicação e não se esqueça de que todo mundo é um potencial contato de negócios.

Relacione-se com os seus clientes

A partir do momento que você conhece bem os seus clientes, mantenha um contato próximo e frequente com eles. Não tenha medo de mostrar as suas dificuldades. Criar empatia é um passo essencial para que o seu cliente goste de você e, assim, possa te ajudar.

Mostre que você domina o assunto do seu negócio

Toda peça publicitária, apresentação e reunião é uma oportunidade para você mostrar que é um profundo conhecedor da sua área de atuação. Mostre isso a cada oportunidade.

Catequize os seus clientes para que eles vejam em você uma referência no assunto. Se o seu cliente achar que você é expert, tem muito mais chance de ele te contratar ou te indicar para alguém.

Seja honesto

Claro que não estamos duvidando da sua idoneidade, mas às vezes temos a tendência de ser pouco transparentes com os nossos públicos. E até com nós mesmos. Se errar, assuma o erro. Se não souber, diga que não sabe e que vai procurar saber. As pessoas tendem a ser muito mais receptivas com empresas que jogam aberto com elas.

Faça com que o seu cliente te indique

Essa dica é quase uma consequência de todas as outras. Se você tem uma boa imagem com os seus atuais clientes, é natural que eles falem bem de você com as outras pessoas com quem eles se relacionam. Mas é claro que você pode dar uma forcinha, oferecendo algum tipo de benefício caso o seu cliente indique alguém.

Mantenha-se informado

Saiba sobre as novas formas de comunicação que estão surgindo. Leia sobre as perspectivas para o seu mercado. Fique atento a possíveis mudanças de cenário e veja exemplos de negócios que acharam oportunidades inovadoras para contornar uma situação difícil. Estar sempre antenado com as notícias pode ser uma ótima forma de ter aquele insight inspirador.

Mude a sua estratégia

O mundo do marketing é repleto de oportunidades e de abordagens diferentes para o mercado. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Se as estratégias que você usa não estão dando muito certo, não tenha medo de experimentar outras. Existem caminhos inovadores — e muitas vezes surpreendentes — que o marketing pode te apresentar.

Do marketing de guerrilha ao marketing indireto, do endomarketing ao inbound marketing. São tantos vieses que é quase garantido que pelo menos um trará bons resultados para o seu negócio. Mas lembre-se de sempre buscar alternativas que tenham relação com os hábitos dos seus clientes.

Agora que você já sabe como atrair mais clientes para o seu negócio, conte para nós: você já se sente preparado para colocar alguma dessas dicas em prática? Como? Deixe um comentário compartilhando as suas ideias.

Quer compartilhar?