Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Crise: Veja 5 negócios em crescimento

Empreendedorismo, Finanças Leia em 2 minutos

Onde buscar inspiração para crescer em um momento de retração tão grande da economia? A melhor forma para isso é observar os negócios que crescem em tempos de crise, mesmo em meio ao turbilhão econômico e político do país.

Se você é um empreendedor e está buscando ideias que inspirem uma saída criativa para gerar bons negócios durante esse ano, trazemos neste artigo alguns exemplos de empresas que estão conseguindo atingir — e até superar — suas metas de faturamento.

Vamos a eles?

Ci&T (Desenvolvimento de software)

A Ci&T é um exemplo de como a diversificação dos mercados de atuação pode proteger uma empresa de uma crise. Criada em 1995 na cidade de Campinas, São Paulo, a empresa optou por exportar seus serviços logo no começo dos anos 2000.

Hoje, 85% de seus 330 milhões de faturamento (número de 2015) vêm de exportação de software para grandes corporações internacionais, tendo um aumento de cerca de 50% só nesse ano. Nada mal para um ano de crise, certo?

La Merenda (Alimentação)

A La Merenda é especializada em mercado sustentável, especificamente na área de alimentos e nutrição, fornecendo marmitas saudáveis a seus clientes. Em épocas de crise, as pessoas acabam por priorizar a alimentação, principalmente as refeições feitas em casa, já que comer fora se torna mais caro.

Só em 2015, mesmo com a crise, foram lançadas mais 10 novas linhas de produtos, fazendo com que o faturamento aumentasse consideravelmente. E de forma saudável!

Hair Fly (Cosméticos)

A Hair Fly, empresa que faz produtos capilares, foi fundada em 1995 e, hoje, comemora um grande crescimento — acima dos 20% — em um ano tão difícil. Esse número acompanha os números do setor de higiene e beleza, que cresce ano após ano no Brasil.

Com uma política de expansão no Nordeste, a empresa conseguiu atrair novos clientes e hoje conta com cerca de 2000 em sua carteira, além de uma grande linha de tratamento para cabelos.

Manifesto (Games)

A Manifesto Game Studio é uma empresa produtora de games — setor que também apresenta franca expansão nas últimas décadas. Também apostando na exportação para clientes no Japão e Estados Unidos, hoje tem nesse filão 60% do seu faturamento total.

A produção de jogos sob medida para grandes empresas foi a grande sacada desse pessoal que fez uma ótima jogada ao optar pela exportação, além de estarem comemorando muito as altas recentes e constantes do dólar.

Cervejaria Backer (Bebidas)

A Cervejaria Backer também tem motivos para comemorar em meio à crise. Com crescimento calculado em mais de 15% para 2015, a empresa manteve seu nível de financiamento neste ano, colocando 6,7 milhões em uma nova planta de produção e gerando muitos empregos, em um momento em que o desemprego aumenta no país.

Tudo isso graças à ótima qualidade de seus produtos e ao lançamento de produtos  artesanais. Um brinde a eles!

Vimos neste artigo que os negócios que crescem em tempos de crise usam de muita inspiração, mas, principalmente, de muita transpiração e estratégia para atingir seus objetivos.

Gostou? Então, assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais dicas e informações sobre o mundo do empreendedorismo!

Quer compartilhar?