Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

3 tendências de Marketing para 2016

Comunicação Leia em 3 minutos

Investir em marketing não é mais uma opção para as empresas que querem crescer. Mesmo que você ainda não tenha um conhecimento muito aprofundado das melhores técnicas de marketing, existem algumas que podem ser bem utilizadas e que produzirão grandes resultados para os seus negócios.

Com a evolução do mercado e, principalmente, dos consumidores, as tendências de marketing mudaram e, hoje, o foco está mais voltado para o cliente — e não para a empresa.

Que tal conhecer um pouco mais sobre as maiores tendências de marketing para ficar de olho em 2016?

Colocar sua empresa no Google (SEO)

Um dos investimentos que estão sendo tendência no mundo do marketing é trabalhar o SEO dos sites e blogs. Esse tipo de técnica é capaz de colocar a empresa no Google — o que significa que, ao buscar pelas palavras-chave corretas, o usuário encontrará as melhores empresas naquele segmento (e uma delas pode ser você, se o trabalho cumprir com o objetivo).

Para isso, é preciso conhecer um pouquinho sobre os mecanismos de busca e entender quais são as maiores demandas dos seus clientes e possíveis clientes — o que eles têm buscado na web, quais são suas maiores dúvidas e como o seu produto ou serviço pode ajudar a encontrar as respostas para esses problemas.

No caso de PMEs, um recurso interessante que merece atenção é o Adwords Express, serviço desenvolvido pelo Google e que auxilia empresas de pequeno porte a encontrar soluções rápidas e que podem auxiliar consideravelmente no seu investimento em SEO. Essa ferramenta é importante porque muitas empresas acabam esbarrando na pergunta “Como colocar minha empresa no Google?”, mas que por falta de expertise ou de budget, acabam não conseguindo conquistar esse objetivo.

E-mail marketing

Outro investimento interessante é o e-mail marketing. A presença digital é fundamental. Percebemos no último ano que aumentou consideravelmente a quantidade de pessoas que utilizam a internet para tomar decisões no momento da compra e, por isso, é necessário que sua empresa também esteja no universo digital.

Por isso, trabalhar e-mail marketing com clientes e possíveis clientes é interessante para manter o fluxo de informações sobre sua empresa, seus produtos e seus serviços rodando.

Crie fluxos de e-mails para cada tipo de pessoa: aqueles que já são clientes, que estão em busca de soluções, que estão começando a considerar a sua empresa etc. Cada um desses fluxos deve alimentar o leitor com informações interessantes e relevantes para que ele tome uma decisão sábia: contratar a sua empresa!

Quando o assunto é e-mail marketing, muitas empresas acabam pecando em alguns detalhes. Por isso, não deixe de conferir o nosso artigo o que não fazer quando o assunto é enviar emails para garantir que suas estratégias não abracem erros comuns.

Criação e nutrição de blogs

Um investimento interessante para quem quer atrair cada vez mais visitas é a criação de blogs para falar sobre todo o universo que o seu produto ou seu serviço engloba.

Por exemplo, se você for uma empresa de equipamentos esportivos, é interessante alimentar o blog com artigos que trabalhem os benefícios do ciclismo, que ensine a escolher os sapatos adequados para academia, que explique a diferença entre os tecidos das roupas e que dê dicas de alimentação pré e pós atividade física.

Dessa forma, mesmo que o usuário ainda não esteja escolhendo uma empresa para contratar um serviço ou comprar um produto, ele encontrará a sua empresa em um artigo, respondendo a uma das dúvidas que ele possui.

A presença no mundo digital é extremamente necessária. No caso de você ainda não ter um bom domínio de estratégias de marketing digital (ou de marketing de modo geral), o interessante é procurar uma agência capaz de diagnosticar as principais demandas do seu negócio e ajudá-lo a conquistar o mercado.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais artigos interessantes para a sua empresa!

Quer compartilhar?