Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Como fazer um briefing perfeito? O que não pode ficar de fora do seu?

Ferramentas Leia em 5 minutos
Briefing lista check projeto

Você já parou para pensar nos passos que podem transformar os seus projetos em verdadeiros sucessos? O primeiro deles é o desafio de como fazer um briefing eficiente. Sendo assim, quer saber o que não pode faltar no seu?

Nesse contexto, um briefing de qualidade precisa ser bem planejado, estruturado e conter informações claras e precisas. Dessa maneira, as próximas etapas serão muito mais assertivas, evitando retrabalhos, atrasos e prejuízos para o seu negócio.

Em contrapartida, a elaboração de direcionamentos ruins pode causar confusão nas pessoas, desenvolvimento de projetos que não estão alinhados com a ideia e conceito iniciais, além de uma série de outros problemas que trarão uma baita dor de cabeça para você.

Por isso, escrevemos alguns itens imprescindíveis que você deve considerar para montar um briefing de sucesso. Confira as dicas!

1. Faça perguntas

Uma boa maneira de começar um briefing não é jogando afirmações aleatórias em um pedaço de papel, mas sim fazendo perguntas que vão direcionar o seu projeto de forma mais completa e assertiva.

Dessa maneira, destacamos as seguintes interrogações que você pode fazer:

  • Por quê? Qual o sentido para desenvolver o seu projeto? Quais necessidades ele atende?
  • Como? Qual solução ou caminho você vai percorrer para atingir o seu objetivo?
  • Onde? Em que lugar o seu projeto estará presente? Quem ele vai beneficiar?
  • Quando? Em quanto tempo você pretende colocar a sua ideia em prática? Qual é o melhor momento?

Após fazer essas perguntas fundamentais para a construção de um briefing de sucesso, você deverá respondê-las de forma consciente para, assim, conseguir montar um direcionamento para a sua equipe. Se sentir necessidade, faça mais perguntas até que tudo fique bem claro.

2. Defina as suas metas e objetivos

Todo projeto deve levar algum benefício ou vantagem para alguém em um determinado período de tempo. E, claro, isso deve estar alinhado com retorno financeiro e crescimento para o seu negócio.

Dessa forma, é preciso definir os objetivos do seu projeto – por exemplo, ter um site moderno e de fácil navegabilidade. Em seguida, será necessário desenvolver as metas, que, nesse caso, pode ser atrair o dobro de internautas no período de um ano, e por aí vai.

Você pode definir as suas metas e objetivos com base em resultados de anos anteriores, visando crescimento ou mudança de foco dos negócios.

Com essas etapas estabelecidas, é hora de partir para o próximo passo.

3. Feche a verba e determine os prazos

Quando o assunto é dinheiro, todo cuidado é pouco. Por isso, é importante definir previamente e colocar no briefing o orçamento disponível. Dessa forma, é o projeto que deve se adequar ao seu bolso, e não o contrário.

Além disso, definir um prazo para ter o projeto finalizado que seja razoável e compatível com os seus objetivos é tão ou ainda mais importante do que especificar o dinheiro disponível. Para isso, você precisa ser coerente com o tamanho do trabalho e com as dificuldades para elaborá-lo.

Tenha muita atenção com esta etapa e seja bem claro na hora de preencher o briefing. Por isso, não economize palavras e explicações.

4. Selecione e especifique o público-alvo

Durante a montagem do briefing, você também deverá selecionar quem o seu projeto vai beneficiar. Portanto, não deixe de fazer pesquisas para descobrir o público-alvo mais adequado para o seu negócio.

Depois, faça um mapeamento completo das pessoas que você deseja atingir, especificando a idade, o sexo, onde elas vivem, a classe social e o nível de escolaridade.

Uma dica é desenvolver também uma persona, citando características mais profundas sobre o público que você deseja fisgar, ressaltando os hábitos de vida, profissão, pensamentos, problemas atuais e objetivos futuros.

Dessa maneira, o seu projeto estará muito mais claro e direcionado, ampliando as chances de obter sucesso.

5. Escolha o estilo e o tom da mensagem

No direcionamento, você deve dizer também de que forma deseja se comunicar com o target escolhido. Nesse momento, você deve especificar as cores que estarão presentes na campanha, as texturas, o design, se a linguagem será mais formal ou informal, dentre outras informações.

É importante que o estilo e o tom da mensagem sejam adequados ao dia a dia e hábitos do seu público-alvo. Se for falar com meninas jovens, por exemplo, indique cores coloridas, alegres e uma linguagem mais descontraída. Se o seu objetivo é se comunicar com homens maduros, cores neutras e uma linguagem séria podem ser mais efetivos.

Portanto, não deixe de fora essa importante parte do seu briefing.

6. Defina as peças e materiais que serão utilizados

Com base nos seus objetivos, orçamento disponível e público definido, chegou a hora de sugerir as peças, os materiais e todo o aparato que será utilizado em seu projeto.

No caso da elaboração de um site, indique que será necessário ter textos, imagens, fotos, vídeos, além de um servidor para hospedagem. Se você já conhece ou souber de parceiros, deixe indicado no briefing para que a equipe entre em contato e otimize tempo e dinheiro.

Com essas informações bem detalhadas, o seu briefing já estará quase pronto para sair do papel.

7. Apresente boas referências

Por último, mas não menos importante, você deve pesquisar e indicar referências para a elaboração do seu projeto. A própria internet pode ser uma excelente ferramenta para encontrar cases de sucesso ou inspiração.

Quando fizer a pesquisa de referências, atente-se em encontrar fontes confiáveis e procure saber exatamente se os resultados e impactos foram positivos e trouxeram vantagens para a empresa ou projeto em questão.

Apenas lembre-se de que referências servem apenas para direcionar e auxiliar no desenvolvimento do negócio. Será função da equipe encontrar soluções e ideias que nunca foram apresentadas.

Bom, seguindo esses passos, você possivelmente terá muito mais facilidade para fazer um briefing perfeito. Mas é preciso ter em mente que essa não é uma fórmula mágica, pois o direcionamento ideal varia de acordo com cada projeto. O mais importante é ser bem claro e reunir o máximo de informação possível. Dessa maneira, seu planejamento será muito mais efetivo.

E então, gostou dessas dicas? Agora que você já sabe como fazer um briefing de excelência, aproveite para escrever nos comentários abaixo as suas sugestões e impressões sobre este artigo. A sua opinião é sempre muito valiosa!

Quer compartilhar?