Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Top 6 estratégias de mkt digital para o pequeno empreendedor

Comunicação, Empreendedorismo Leia em 6 minutos

Como um pequeno empreendedor pode disputar uma fatia do mercado com as grandes empresas que possuem enorme capital e vantagem competitiva? A resposta é curta e simples: com o Marketing Digital, é claro!

Essa ferramenta poderosa de promoção online chegou com tudo para democratizar o mercado mundial. O Marketing Digital possibilitou que as empresas de pequeno e médio porte começassem a se sobressair e conquistar mais clientes, crescendo e gerando maior faturamento.

Pensando nisso, o nosso artigo de hoje falará sobre as 6 principais estratégias de Marketing Digital para o pequeno empreendedor, que está em busca de minimizar suas dificuldades e desenvolver um negócio de sucesso.

1. SEO para o pequeno empreendedor

Uma ótima estratégia de Marketing Digital para qualquer pequeno empreendedor é o investimento em SEO local. SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que ajudam o seu negócio a ser encontrado pelo Google.

Quando falamos em SEO local, estamos falando de um investimento para que a sua empresa tenha ainda mais destaque nas buscas realizadas por pessoas que moram ou trabalham próximas ao seu negócio.

O que isso significa em termos de resultados? Simples: você sabia que a maioria dos consumidores realizam buscas locais no Google antes de comprar algo? Além disso, cerca de metade deles preferem empresas locais com avaliações positivas.

Ou seja, a vasta maioria das pessoas está buscando por soluções locais para seus problemas e, sem aparecer, sua empresa dificilmente conquistará esse público. Por isso, investir em SEO local é muito importante para o pequeno empreendedor.

2. Site próprio

Você sabia que a maior parte das empresas não possuem um site na internet? Foi exatamente isso que você leu. Mais da metade das empresas atualmente não estão presentes na rede.

Agora vamos fazer umas contas: se a maioria dos consumidores procuram por soluções na internet e só poucas empresas estão presentes na rede com um site, a internet é um ótimo lugar para quem deseja crescer, pois as possibilidades para se destacar das demais empresas são grandes.

Um site é como o seu cartão de visitas, só que na internet. É ali que os seus potenciais clientes descobrirão tudo sobre sua empresa, poderão entrar em contato com ela e, por fim, comprar algum produto ou contratar um serviço seu.

Por isso, crie um site para sua empresa já! Não importa se você é um pequeno empreendedor, se trabalha sozinho. Todos precisam de um site na internet para conseguir mais clientes e gerar mais vendas.

3. Produção de conteúdo em um blog

Outra dica de ouro para um pequeno empreendedor conseguir competir com uma grande empresa na internet é com a produção de conteúdo relevante para os usuários em um blog. Se você ainda não tem um blog para fazer posts, está na hora de começar a pensar em ter um para gerar mais tráfego.

Existe uma estratégia de Marketing Digital chamada de Inbound Marketing, também conhecido como o “Novo Marketing”, que consiste em atrair o consumidor para a sua empresa por meio da oferta de conteúdo relevante.

É uma forma de criar mais autoridade para a sua marca fazendo com que as pessoas se tornem mais propensas a acreditar na sua empresa, pois ela pode trazer a solução para alguma necessidade dos clientes.

A estrutura principal do Inbound Marketing é algo chamado de funil de vendas. Basicamente, um funil de vendas é um caminho por onde a empresa conduz os consumidores, até que eles se tornem clientes em potencial.

O primeiro passo desse funil é a atração de prospects. É preciso que as pessoas venham voluntariamente para ouvir o que a sua empresa tem a dizer e, para isso, você precisará produzir conteúdo expressivo em um blog.

4. E-mail marketing para conversão

O segundo passo do funil de vendas é a conversão dos usuários do seu blog em leads (possíveis clientes). Essa conversão, normalmente se dá por meio do uso do e-mail marketing.

O e-mail marketing é a estratégia de Marketing Digital de maior conversão atualmente. Todas as grandes empresas investem muito nesse tipo de ação, porque sabem o quão efetiva ela é.

A estratégia consiste em capturar os e-mails pessoais dos usuários interessados e iniciar uma conversa mais íntima com eles, oferecendo conteúdos mais específicos, educando-os sobre as suas necessidades e mostrando como seus produtos ou serviços podem ser a solução para os problemas deles.

Quando esse convencimento acontece, então a lead está próxima do próximo passo (terceiro), que é a realização da venda propriamente dita. O e-mail marketing é efetivo para o pequeno empreendedor, porque além de ser barato e muito bom para obter conversões, é uma técnica que tem pouca rejeição.

No entanto, vale frisar que o e-mail marketing é diferente do SPAM (no caso do SPAM, as pessoas não querem receber o e-mail), por isso, é bom tomar cuidado ao criar sua própria lista de e-mails.

5. Links patrocinados no Google AdWords

Você conhece o Google AdWords? Bem, ele é uma ferramenta do Google para que as empresas possam se promover por meio do seu sistema de busca. Mesmo com um orçamento modesto, empresas dos mais variados tamanhos e segmentos podem pagar ao Google para serem recomendadas quando um potencial cliente fizer uma busca no site. Quer um exemplo?

Abra uma nova aba no seu navegador e digite no Google a palavra “pizzaria” acompanhada do nome da sua cidade, (exemplo: “pizzaria São Paulo”). Imediatamente o Google devolverá pelo menos 4 links com a palavra “Patrocinado” na frente, nas 4 primeiras posições. Esses 4 links são de empresas que pagaram ao Google para estar ali e provavelmente receberão muito mais cliques e clientes que as outras empresas.

6. Presença nas redes sociais

Mais da metade dos consumidores dizem que são influenciados pelas empresas nas redes sociais antes de realizar uma compra. E a rede social mais procurada para isso é o Facebook.

Sua empresa tem uma página no Facebook ou em outras redes sociais, como o Twitter, Instagram ou o YouTube? Se não, precisa criar uma com urgência, pois sua presença nelas é importantíssima para obter o destaque que procura. É por meio dessas mídias sociais que você poderá interagir melhor com seus clientes.

E, além de permitir esse canal de comunicação direto com os seus potenciais consumidores, as redes sociais ainda são uma ótima fonte de divulgação dos seus serviços. Veja o exemplo do Facebook. A rede social permite que você faça anúncios direcionados para um público muito específico.

Imagine que você seja um fotógrafo especializado em casamentos que mora em Curitiba, Paraná.  Você pode criar uma mensagem bem interessante e promovê-la no Facebook especificamente para moradores de Curitiba, que estejam em um relacionamento sério ou noivado, aumentando assim, as chances de ser contratado.

E então, pequeno empreendedor, já está imaginando o crescimento da sua empresa assim que você colocar essas estratégias em ação? Pense bem, elas podem ser o diferencial para tornar sua empresa top na internet.

Que tal testá-las para comprovar sua eficácia? Se quiser receber mais dicas e conteúdo qualificado como esse em seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Quer compartilhar?