Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Investir em Marketing Digital para negócios locais

Comunicação, Empreendedorismo Leia em 5 minutos

Se nós pudéssemos dar apenas uma dica para todos os donos de negócios pequenos e locais, seria investir mais em Marketing Digital. E sabe por quê? Porque o Marketing Digital é a única ferramenta capaz de colocar qualquer negócio pequeno em pé de igualdade com seus grandes concorrentes.

Infelizmente, poucos empresários conseguem perceber os benefícios de investir nesse tipo de solução para angariar clientes para seu empreendimento. Porém, depois de ler os argumentos que preparamos aqui neste post para você, garantimos que logo você se renderá ao Marketing Digital. Confira!

O que o Marketing Digital tem a oferecer para o pequeno empresário?

Normalmente, empresários de negócios locais, ou seja, empresas que atuam apenas em um mercado regional, são um pouco avessos à ideia de investir em Marketing Digital.

O marketing como um todo costuma ser visto como um “gasto” que não só é desnecessário, mas também como algo exclusivo de empresas de grande porte. Afinal, são elas que contratam outdoors e comerciais de TV ou possuem grande presença on-line.

O conceito de marketing para os pequenos empresários costuma envolver apenas um anúncio numa revista especializada, alguns flyers pela cidade e talvez uma ou duas faixas coloridas.

Nós podemos atestar isso pela quantidade de negócios locais que possuem estratégias digitais. Para se ter uma ideia cerca de 63% deles não possuem um site na internet e apenas 40% têm seu telefone de contato disponível na internet. Isso significa que uma parcela muito pequena de negócios locais possui presença on-line.

O fato realmente se deve ao desconhecimento de que o Marketing Digital é uma das mais incríveis ferramentas para democratização, dando a força que os pequenos negócios precisam para disputar com as grandes empresas a preferência do consumidor.

O público on-line deseja comprar, contratar e interagir com as empresas locais, mas muitas vezes não conseguem contatá-las na internet. A maioria dos consumidores diz que costuma ser influenciado pelas redes sociais das empresas antes de tomar a sua decisão de compra. Sendo que o Facebook é a rede social mais influente nesse caso.

Além disso, há uma clara tendência estatística que comprova que as pessoas procuram por soluções e alternativas somente no exato momento em que estão precisando de um serviço ou produto.

Qual a importância desta estratégia?

Imagine que você esteja andando de carro tranquilamente pela cidade e, de repente, seu pneu fura. Você encosta o carro na calçada e se pergunta: “Nossa, seria muito bom ter um mecânico aqui por perto”. Abre seu celular, digita “mecânico” no Google, por exemplo, e procura por alternativas perto de você, descobrindo logo em seguida que existe uma oficina há 120 metros de onde você se encontra. Problema solucionado!

“Ah, parece ótimo, mas ninguém faz isso”, você deve estar pensando. Mas os números mostram que esse cenário é bastante comum hoje em dia: 3 em cada 5 consumidores usam o smartphone para procurar por empresas próximas a elas. Além disso, 40% das visitas do Google Maps são justamente de pessoas utilizando um dispositivo móvel procurando por alguma solução.

O número de pesquisas no Google feitas com smartphones cresceu em 500% nos últimos dois anos e a previsão é que esse número seja ultrapassado em 2016. Ou seja, as pessoas estão lá fora nesse momento utilizando o celular para procurar pelo seu negócio!

Por que investir em Marketing Digital é um ótimo negócio?

Investir em Marketing Digital irá ajudá-lo a entrar em contato com essa enorme quantidade de usuários da internet, que está neste exato momento procurando por alternativas para os seus problemas. O que o Marketing Digital fará é expor a sua marca e as suas soluções para essas pessoas por meio da internet. Basicamente, ele é o caminho que conduzirá quem quer comprar até você, que deseja vender.

As vantagens em investir em Marketing Digital em vez de jogar seu dinheiro fora com as velhas táticas do Marketing Off-line são muitas. Para começar, esta estratégia digital exige um investimento muito menor do que seus gastos com o Marketing Off-line. Pelo preço da impressão de 100 flyers, por exemplo, você consegue manter uma campanha no Google AdWords por mais de um mês sem problemas.

Além de ser mais barato, o Marketing Digital também converte mais, já que as pessoas vão espontaneamente procurar por soluções que talvez sua empresa possua para vender a elas. Por sua vez, o Marketing Off-line precisa interromper o dia a dia do consumidor para tentar convencê-lo a comprar algo, gerando muitas vezes irritação e desconforto, diminuindo assim, a sua taxa de conversão.

Quais os exemplos de empresas que obtiveram bons resultados com essas estratégias?

Não está convencido ainda? Muito bem, vamos ver alguns exemplos de empresas que obtiveram grande sucesso ao investir em Marketing Digital?

Um ótimo exemplo é uma exportadora e importadora de vinhos que abriu as portas em Brasília em 2014 e, depois de sofrer um pouco com seus trabalhos de divulgação, começou a apostar no Marketing Digital para conquistar clientes.

Em 5 meses a empresa quadruplicou o seu faturamento! Pois é, multiplicou o que ganhava por 4 em apenas cinco meses. E o que é melhor: cerca de 70% do seu tráfego era orgânico, o que significa que ela não precisou gastar praticamente nada com seus anúncios na internet, diminuindo dessa forma os gastos. Ótimo, não é mesmo?

Outro bom exemplo é o de um fotógrafo de Fortaleza, especializado em casamentos. Como vinha obtendo poucas vendas, ele resolveu investir em Marketing Digital para conquistar mais clientes e obteve resultados absurdamente bons. Vendeu 50% a mais e registrou um aumento de 800% de retorno sobre o investimento feito. Você tem noção do quão incrível é esse número? Significa que ele ganhou muito mais do que se estivesse gastando seu dinheiro com o marketing comum!

Como deu para perceber, investir em Marketing Digital é uma solução muito interessante para quem tem um negócio local e quer se sobressair em relação aos seus concorrentes. A internet é uma ferramenta muito democrática e está disponível para fazer exatamente isso: promover as pequenas empresas e gerar mais vendas para aquelas que estão à procura de construir um negócio de sucesso.

Agora que você já descobriu porque é uma boa ideia investir em Marketing Digital e a sua importância para as PMEs, que tal assinar a nossa newsletter para receber mais dicas de alto nível como essa direto na sua caixa de e-mails? 

Quer compartilhar?