Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Como lidar com a concorrência e crescer com ela?

Empreendedorismo Leia em 5 minutos

Quando o assunto é como lidar com a concorrência, todo empreendedor acaba sentindo certo medo, insegurança e, consequentemente, ansiedade. Isso é perfeitamente compreensível, já que construir um negócio demanda muito tempo, dinheiro e investimento pessoal. Ter um concorrente direto disputando o seu mercado é um fator estressante, e é normal que isso cause um pouco de receio no empreendedor.

Em tempos de crise econômica como a que o Brasil enfrenta atualmente, o cenário de disputa pode se acirrar ainda mais. Uma pesquisa recente apontou que 54,4% dos empresários entrevistados sentiram aumento na concorrência desde o início da recessão econômica. Na mesma pesquisa, 25,3% dos microempreendedores afirmaram ter havido redução na disputa por mercado consumidor. Os demais entrevistados disseram que a chegada da crise foi indiferente.

Mas, diferentemente do que muitos empreendedores imaginam, a falta de competidores em determinado mercado não é um ponto positivo. Pouca competitividade pode significar que o mercado escolhido é fraco, então, fique atento!

O nosso artigo de hoje te ensina como lidar com a concorrência e tirar o melhor dos seus adversários de mercado. Acompanhe as nossas dicas a seguir!

Qual a importância da concorrência?

Para alguns, pode soar estranho quando afirmamos que a concorrência é um ponto positivo dos negócios. O imaginário popular trata a disputa por mercado consumidor como algo ruim, mas isso está longe de ser verdade.

É graças à competitividade que os empreendedores investem em inovação e aprimoram seus serviços. De certa forma, a competição faz com que as empresas pensem diferentes estratégias para contornar os mesmos problemas, e isso promove o crescimento não só do negócio, mas das pessoas associadas a ele.

Se não houvesse concorrência, os empreendedores se preocupariam menos com a qualidade do produto que estão ofertando. A competição saudável entre empresas funciona bem porque se sabe que o empreendedor que atingir o melhor padrão de qualidade venderá mais — e todas as empresas querem se tornar referência em seu mercado de atuação.

E quando não há concorrência?

Há algumas razões pelas quais um negócio não tem concorrência, e nenhuma delas é completamente vantajosa para o empreendedor. Que tal conhecê-las e descobrir como evitá-las?

Você tem um negócio inovador e sua empresa está à frente do mercado

É possível que você tenha criado um negócio tão inovador que ainda não exista concorrência para competir com sua empresa. Apesar de esse cenário parecer animador, não se engane: a concorrência está de olho em você e logo aparecerão empresas para competir pelo seu espaço. Esforce-se para fortalecer a imagem de empresa pioneira, educar seu mercado e estar em constante aperfeiçoamento.

Você não tem o produto que o consumidor quer

Quando não há mercado consumidor, não há produção. Você se lembra dos conceitos de oferta e demanda, não é mesmo? Pois é assim que funciona no mercado.

Se você não tem concorrência, é muito possível que também não tenha compradores. Um exemplo hipotético muito comum dado nas aulas sobre competitividade é o seguinte: você pode abrir uma churrascaria na Índia. A matéria-prima para o seu negócio seria abundante e custaria pouco — e haveria zero concorrência. Mas também haveria zero mercado consumidor.

Você não avaliou bem o ambiente competitivo

Se parece não haver concorrência expressiva no ramo de atuação da sua empresa, você pode ter feito uma avaliação equivocada do mercado. O empreendedorismo não é um ramo tão fácil, e um engano inocente pode acabar comprometendo toda a estrutura do seu negócio.

Como lidar com a concorrência?

Por mais inovador que seja o seu negócio, é impossível manter-se sozinho em um mercado. Mais cedo ou mais tarde, surgem os concorrentes para disputar espaço com sua empresa — e, se você não for cuidadoso e buscar a excelência dos seus serviços, pode acabar sendo superado pelos seus adversários de mercado.

Porém, em vez de encarar essa disputa como algo de maléfico ao seu negócio, o melhor é enxergá-la racionalmente e aprender o possível com ela. Afinal, as empresas não estão competindo com a sua por questões pessoais, mas para dominar um mesmo segmento e resolver os mesmos problemas.

Saber extrair as coisas boas dessa concorrência e aprender a lidar com ela pode ser muito benéfico para o seu empreendimento. Mas como fazer isso?

Conhecendo seus concorrentes

É essencial que você trace o perfil daqueles que disputam seu espaço. Faça um levantamento cuidadoso sobre a sua concorrência, buscando analisar friamente seus maiores pontos fracos e fortes.

Alguns dos aspectos interessantes a se observar são: presença online, tratamento do público, qualidade dos produtos e serviços, vantagens oferecidas aos compradores e tempo de permanência dessas empresas no mercado.

Sabendo lidar com a guerra de preços

Prática comum entre empresas adversárias em um mesmo segmento, a guerra de preços nem sempre é vantajosa para os empreendedores. Ao colocar seu preço abaixo do preço da concorrência, você pode até conseguir números vantajosos em vendas — afinal, os clientes estão sempre atrás da melhor oferta.

Porém, essa disputa direta pode comprometer seu fluxo de caixa, caso você não seja muito cuidadoso com os descontos, e até desvalorizar a imagem da sua marca. Quando a disputa com a concorrência for interrompida e você voltar os produtos ao preço normal, os seus consumidores podem achar estranho e não querer pagar o valor real. Portanto, cuidado!

Aprendendo com os adversários

Os concorrentes também podem ter lições valiosas a passar. Pesquise os casos de maior sucesso no seu segmento e busque incorporar suas estratégias e ideias dentro da sua empresa. Outra dica é estar atento aos erros já cometidos por essas empresas — fica mais fácil evitá-los no futuro se você já os conhece desde agora.

Mantendo a ética

É necessário exercitar o pensamento de que, mesmo que seus concorrentes pareçam incômodos, eles são apenas outros empreendedores que tiveram ideias parecidas com as suas — e que agora estão se esforçando para conseguir um lugar ao sol, assim como você. Atente-se a isso e mantenha a ética sempre.

Há ainda a possibilidade de uma concorrente acabar, futuramente, se tornando uma parceira. Por isso, fique de olho na sinergia entre sua empresa e as demais. Lembre-se que manter uma reputação sólida é valiosíssimo no ramo dos negócios.

Agora, você conhece a importância de se ter concorrentes no mercado e entende como lidar com a concorrência de maneira saudável e vantajosa para seu empreendimento. Tem mais alguma dica ou dúvida? Escreva pra gente nos comentários! E, para mais informações como essa, curta nossa página no Facebook.

Quer compartilhar?