Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Inovação para sua empresa durante a crise

Comunicação, Empreendedorismo Leia em 3 minutos

O momento econômico desfavorável pelo qual o país está passando tem sido a maior dor de cabeça de muitos empresários nos últimos tempos. E não é para menos. Afinal, durante a crise, os negócios são diretamente impactados pela nova postura seletiva e criteriosa que os consumidores passam a adotar na escolha do produto ou do serviço pelo qual vão pagar.

Nesse contexto, muitos empreendedores — e isso inclui até aqueles mais experientes — não sabem como agir para reverter a situação. E o problema é que justamente essa “inércia empresarial” tem levado companhias a resultados cada vez piores. Se da crise surgem as oportunidades, então, é preciso reagir!

E a palavra de ordem para superar os efeitos de uma economia que parece caminhar para trás é inovação. Isso mesmo! Fazer diferente, criar caminhos e estratégias distintas das habituais para atingir um objetivo tem se mostrado a saída mais inteligente para passar pela crise sem grandes impactos.

Ideias simples: fazendo a diferença

Quando se fala em inovação, logo associamos à ideia de tecnologia. Sim, a inovação tecnológica é importante, mas não é disso que estamos falando — a não ser, é claro, que sua empresa seja detecnologia. Mas, no geral, você não precisa investir um dinheiro absurdo ou criar um produto mirabolante.

A inovação está diretamente relacionada à criatividade. E criatividade nada mais é do que fazer o mesmo, porém de forma diferente. É pensar fora da caixa, buscar novas estratégias para oferecer o que o consumidor busca.

Se sabemos que os clientes ficam mais seletivos durante a crise, como podemos fazer para conquistá-lo? O que podemos fazer para atendê-lo melhor e oferecer um serviço pelo qual ele perceba valor?

São perguntas como estas que devem ser levantadas todos os dias em uma empresa com cultura de inovação. E, na maioria das vezes, as respostas são mais claras do que a gente imagina. São ideias simples, mas que agregam valor aos resultados e passam a diferenciar seu negócio dos concorrentes.

Pesquisa e Desenvolvimento: pensando no futuro

Dependendo do porte de sua empresa, investir em Pesquisa e Desenvolvimento com foco em inovação é uma ótima ideia. Empresas maiores, com recursos para investimento em P&D, devem apostar nessa opção!

Dessas pesquisas surgirão ações inovadoras que sustentarão o negócio em longo prazo. Além do mais, as novas ideias que surgirão do processo podem abrir novos mercados, antes não existentes em sua companhia. Com isso, sua empresa se tornará ainda mais competitiva.

Mas, se você é dono de uma pequena empresa e não conta com recursos para investir em consultorias nesta área, não significa que você não pode fazer pesquisas. É possível, de forma simples, ouvir o que o seu consumidor tem a dizer. Que tal uma pesquisa de opinião por e-mail? Pode ser uma boa alternativa.

Além disso, fique de olho no mercado. Observe o comportamento das pessoas que consomem seu produto ou serviço, investigue, leia sobre o assunto, pesquise sobre a concorrência.

Hoje em dia, o acesso a esse tipo de informação é muito fácil e só depende de você analisá-las com foco em soluções inovadoras para demandas latentes. Mais uma vez: ações simples que trarão insights para sua empresa se destacar no seu segmento.

Comunicação: divulgando de forma eficiente

Um dos maiores erros que um gestor pode cometer é cortar investimentos em comunicação no período de crise. Está mais do que comprovado que é justamente no momento em que o mercado está desaquecido que devemos mostrar a nossa marca.

É fundamental buscar novas formas de divulgar o seu negócio, para que ele fique conhecido por cada vez mais pessoas. Talvez, seja um bom momento para investir na criação de uma identidade visual para sua empresa. Modernizar a sua marca, ter um layout mais atrativo para seu cartão de visitas e, até mesmo, um novo site na internet. Essa é a hora de ser visto para ser lembrado!

Comece agora mesmo a colocar a inovação em prática em sua empresa para buscar novas soluções. Pense fora da caixa!

Curta nossa página no Facebook para ter acesso a mais informações como esta.

Quer compartilhar?