Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Pequenas empresas de sucesso: conheça 5 e inspire-se!

Empreendedorismo Leia em 3 minutos

O sucesso de uma empresa independe de grandes investimentos iniciais. É possível começar pequeno, sonhar grande e desenvolver o negócio ao longo dos anos. O que distancia as pequenas empresas de sucesso do fracasso é a forma como seus fundadores idealizam o negócio para vencer o desafio de empreender. É nisso que você anda pensando?

Então, essa leitura pode ajudar, pois conta a trajetória de empresários que acreditaram no potencial de suas ideias. Em diferentes ramos, em diferentes épocas, eles lideram empresas que aproveitaram oportunidades para consolidar suas marcas. Descubra e inspire-se!

Imaginarium

Um médico e uma arquiteta buscavam qualidade de vida e tranquilidade para criar suas filhas. Para tanto, deixaram suas carreiras e apostaram no próprio negócio. Assim nasceu a Imaginarium, empresa que fabrica objetos para casa e uso pessoal e aposta no design diferenciado e delicado para atrair clientes.

Criada em 1991, em Florianópolis, a marca precisou de apenas 4 anos no mercado para espalhar 15 franquias no país. Atualmente, possui mais de 192 lojas exclusivas, um escritório internacional e mais de 750 funcionários.

Di Cunto

Da capital catarinense, viajamos para o bairro paulistano da Mooca, onde reside uma grande quantidade de famílias de imigrantes italianos. Esse fato histórico é o pano de fundo da trajetória da Di Cunto, empresa criada em 1935 com foco na produção de pães nos moldes da receita italiana.

Com 80 anos de tradição, a empresa é motivo de orgulho no bairro, atendendo cerca de cinco mil clientes por semana. Buscando acompanhar a mudança dos tempos, já entregou pães a domicílio de bicicleta e até de furgão. Além da matriz na Mooca, está presente em outros bairros de São Paulo, como Tatuapé e Itaim Bibi.

Preta Pretinha

As irmãs Joyce, Lucia e Cristina, quando crianças, se sentiam frustradas porque não encontravam bonecas negras para brincar. Foi então que a avó começou a costurar bonecas com tecidos pretos para resolver o problema. A iniciativa inspirou a criação, nos anos 2000, da marca Preta Pretinha, outro exemplo de pequenas empresas de sucesso.

As atividades se iniciaram em um espaço de 15 m² na Vila Madalena, despertando a curiosidade e a admiração das pessoas. Atualmente, a loja tem 120 m² e possui bonecas de vinil e de pano de diversas etnias. Além da atividade empresarial, a Preta Pretinha possui forte atuação educacional, recebendo visitas de estudantes do ensino fundamental e de pesquisadores da diversidade de todo o mundo.

Bela do Dia

Fundada em 2012 por Marina e Tatiana, a Bela do Dia se apresenta como uma floricultura nada tradicional. Primeiro, porque nasceu com a premissa de que flores podem ser um presente não apenas para o dia dos namorados e das mães, mas também para alegrar uma segunda-feira qualquer.

Segundo, porque a forma de entrega não é das mais usuais. A Bela do Dia entrega flores e alegria utilizando bicicletas decoradas. Em abril de 2013, adquiriram a primeira bicicleta e logo as vendas começaram a deslanchar.

Foi então que resolveram sair da garagem de casa e se transferiram para uma estação de coworking, espaço de negócios compartilhado com outras empresas. Atualmente, estão em ateliê próprio e possuem faturamento mensal de R$ 10 mil.

Choco Vivo

A Choco Vivo pertence ao ramo alimentício, um dos mercados mais promissores de 2016. Além dessa vantagem, é difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Entretanto, eles são inimigos de quem está tentando encontrar a boa forma.

Foi identificando esse problema que a Choco Vivo entrou no rol das pequenas empresas de sucesso. Seus idealizadores resolveram criar chocolates com métodos artesanais, sem aditivos químicos, o que torna os alimentos mais saudáveis.

Em três anos, a empresa adicionou diversos outros produtos ao seu cardápio, como croissant de chocolate saudável e abriu confeitarias próprias em São Paulo. O faturamento mensal deles chega aos R$ 400 mil.

Grandes negócios foram pequenos um dia, portanto, histórias como as dessas pequenas empresas de sucesso devem nos servir de inspiração no momento de empreender. Para receber mais conteúdos interessantes como esse, assine nossa newsletter.

Quer compartilhar?