Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Conheça as 5 principais tendências de Empreendedorismo Digital

Empreendedorismo Leia em 3 minutos

Empreender é o sonho de muitas pessoas. Obter estabilidade financeira, trabalhando com algo que realmente proporcione satisfação, sem as cobranças de um patrão mal-humorado parecia um objetivo inalcançável.

Porém, com a internet e a evolução das tecnologias digitais, essa meta se tornou não apenas possível, mas também muito mais próxima. O empreendedorismo digital vem cada vez mais se firmando como uma opção rentável de negócio, e muitos usuários têm optado pelo investimento no setor.

Nesse artigo, você conhecerá as cinco principais tendências dessa iniciativa e algumas dicas para começar a investir nesse mercado.

Relacionamento

Na era digital, os usuários querem enxergar as marcas como pessoas e não como marcas distantes. Por isso, a aproximação com o consumidor se faz necessária, demonstrando que os produtos e serviços prestados pela empresa vão trazer facilidades à rotina. E isso é ainda mais importante no empreendedorismo digital.

Muitos negócios têm investido em uma linguagem pessoal, interações nas redes sociais e criação de conteúdo relevante para o público-alvo, fazendo com que o internauta se sinta parte do negócio e estabeleça uma relação de confiança.

Mercado de nicho

Existe um conceito do marketing digital chamado cauda longa. Essa ideia afirma que quanto mais específico o seu produto, maiores as chances de ele alcançar o público certo.

Essa tendência se aplica também ao empreendedorismo, na criação de produtos e serviços especializados e voltados a uma base de consumidores — os chamados mercados de nicho. Conheça bem as pessoas para quem você quer vender e descubra o que as encanta. Essa é uma das maneiras para se destacar da grande concorrência.

Utilidade

Mais uma vez, voltamos ao tópico da criação de conteúdo. Porém, aqui destaca-se a necessidade de ajudar o usuário. A divulgação de conteúdo útil é uma grande aliada no crescimento dos negócios digitais. Você quer ajudar as pessoas a ganhar dinheiro?

Invista em um artigo especial para seus usuários. Quer ensiná-las a melhorar as dores de coluna? Que tal um tutorial no YouTube mostrando alguns exercícios? Não importa o nicho de mercado, sempre há algo em que você é especialista e que pode entregar valor ao consumidor.

Experiência do usuário

Também conhecida como UX (User Experience), essa é uma tendência para acompanhar bem de perto daqui em diante. Em termos simples, coloque-se no lugar do internauta e tente facilitar a navegação no site do seu empreendimento.

O seu ambiente digital deve ser de fácil navegabilidade, carregar rapidamente as páginas, fazer com que a transição entre elas seja instintiva, evitar links que levam a páginas de erro e sem conteúdo. Tudo isso com um design agradável e limpo, escaneável e sem pop-ups e outra ações não solicitadas pelo usuário. Essas ações são de extrema importância ao se investir no empreendedorismo digital.

Design responsivo

Por fim, é preciso se adaptar a todos os dispositivos pelos quais o internauta tem acesso ao seu conteúdo. O usuário vai acessar o seu ambiente online por meio de tablets, desktops, smartphones, notebooks e, claro, por meio de novas tecnologias que surgem a cada dia. Portanto, invista no design responsivo e torne seu site acessível por meio de qualquer mecanismo.

E aí, curtiu esse artigo? Deixe o seu comentário abaixo com críticas, dúvidas e sugestões sobre o empreendedorismo digital!

Quer compartilhar?