Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Como criar estratégias de marketing digital para negócios locais?

Comunicação Leia em 6 minutos

O setor de marketing digital tem encontrado soluções criativas para transformar empresas em destaque em suas respectivas áreas. É por conta disso que um especialista do setor precisa inserir o marketing digital para negócios locais no planejamento, tendo plena ciência do quanto essa estratégia agregará nos resultados.

A internet mudou a forma de consumir e, de quinze anos para cá, é visível a evolução que o consumidor teve diante de suas próprias escolhas, tornando-se o centro das atenções e tirando o pedestal imaginário que as empresas tinham.

Isso porque a relação entre consumidor e empresa inverteu seus valores, dando a voz necessária a cada indivíduo na hora de consumir, o que muda, é claro, a expressão que todos têm diante do lançamento de novos produtos e serviços.

Tal evolução mostra que o consumidor ganhou voz. Ela é o principal ponto de referência no momento de lançamento e, é claro, no acompanhamento do pós-venda — tudo para destacar o consumidor como protagonista e tomador de decisões.

Entretanto, com tantas mudanças no panorama do mercado, muito se discute sobre como incorporar tal estratégia a realidade de uma empresa. Pensando nisso, elencaremos a seguir os principais pontos que as empresas de sucesso consideraram para superar esse desafio. Confira!

Valorizar as necessidades do consumidor

A força adquirida pela voz do consumidor não poderia criar um impacto diferente. As empresas tornaram-se lineares e transformaram as suas relações em algo muito mais próximo, elevando o protagonismo do consumidor como parte atuante dos resultados.

Ou seja, se o mercado exige um seguro para perda de chaves e pequenos consertos do imóvel, a lógica é o estudo e lançamento de um serviço que cubra a demanda.

É visível, porém, que o protagonismo do consumidor transformou as suas relações a partir da evolução pela qual a internet passou nos últimos anos. Tal evolução se deu por conta da criação do e-commerce e das redes sociais e o crescimento exponencial fez toda a diferença para ambos os lados.

As empresas passaram a investir em mudanças de comportamento, adotando ferramentas de marketing como o planejamento estratégico em suas ações dentro das redes sociais, atingindo em cheio o comportamento do público on-line, que ainda engatinhava.

Mas a situação mudou e, atualmente, o comportamento do público já está repleto da “malícia” necessária para lidar com as conquistas pessoais. Em outras palavras, o consumidor está mais crítico e atento aos produtos e serviços oferecidos no mercado.

Reconhecer o crescimento do consumo online

Os últimos cinco anos foram significativos para o consumidor, que passou a ter uma gama de opções até então inéditas, independentemente do setor ou segmento. É como se, em poucos cliques, sua capacidade de escolha se tornasse insuperável.

O consumidor de dez anos atrás ficou marcado por enxergar o e-commerce como uma alternativa mais restrita, cuja expansão não soava promissora o suficiente para que o comércio eletrônico se consolidasse como uma das primeiras opções de compra para boa parte dos consumidores.

Toda a sensação insegurança desconfiança com o ambiente on-line deu lugar à praticidade e, hoje, o e-commerce ainda tem um crescimento expressivo. Não por acaso, muitas lojas físicas estão buscando conquistar espaço na internet para captar e reter clientes.

Em 2015, o mercado de vendas pela internet registrou 15% de crescimento, segundo o site Profissional de E-commerce, o que representa significativos 41,3 bilhões de reais em vendas.

Considerar a tendência do consumidor a optar por comprar pela internet

A reversão de valores no ato da compra, com o lucro do e-commerce crescendo cada vez mais, levou o consumidor  transitar entre as diferentes plataformas, ampliando suas compras pela internet como sinal da confiabilidade com a qual a rede passou a transmitir.

O resultado é, sim, o lucro, mas também a mudança de comportamento. A internet passou a servir como excelente oportunidade de pesquisa e consumo, o que levou o consumidor a ter seus hábitos estudados e monitorados, culminando no desenvolvimento da profissão de social media, entre tantas outras.

Profissionais de marketing digital passaram, então, a ampliar seus conhecimentos por meio do growth hacking, que avalia diferentes meios de alcançar um indivíduo e convertê-lo em comprador.

Fazer um planejamento estratégico de marketing digital

Imagine uma das principais fabricantes de automóveis do país, com vendas expressivas e o alcance de público significativo. Veja bem: antes de lançar um automóvel, são feitos estudos minuciosos que vão do design à estrutura, preço e revenda de cada um. É um investimento expressivo.

Porém, o mercado tem se adaptado às exigências dos consumidores brasileiros, por exemplo, por encontrarem certas nuances em seus hábitos, que não se igualam a outros lugares do mundo. Em consequência, não só as fabricantes tomaram decisões voltadas a isso, mas, também as seguradoras.

Aliás, as seguradoras passaram a entender o seu público por justamente estudá-lo com afinco, compreendendo o que é querido e o que é preciso para alguém se convencer a realizar o seguro para seu carro.

Sabe qual tem sido o grande celeiro de estudos e contato diretamente com o público-alvo de diferentes segmentos? As redes sociais, apoiadas pela eficácia da internet.

O resultado é a elaboração de estratégias de marketing digital mais efetivas. O valor que isso traz às seguradoras é a fidelização de um público que se sente confiante em consumir.

Utilizar marketing digital para negócios locais é ainda mais eficaz

Como você pôde acompanhar, as estratégias de marketing evoluíram de acordo com o novo posicionamento do consumidor diante da aquisição de produtos ou serviços. Hoje, em consequência, o conteúdo que mais interessa é a utilização e prática do termo inbound marketing.

Com material on-line voltado às expectativas e necessidades de cada indivíduo, é possível adiantar a vontade de compra por meio de conteúdo em redes sociais que vão de posts em Facebook, Twitter e Instagram à realização de vídeo marketing, e-books e webinars. E será a análise que fará toda a diferença no investimento.

Cada ferramenta tem a oportunidade de efetuar conversões e levar o público-alvo à realização da compra. Tal investimento poderá ser colocado paralelamente aos resultados anteriores, transformando-se em novo patamar referencial.

Utilizar o marketing digital como estratégia de vendas é eficaz do ponto de vista financeiro, pois ele possui ferramentas relativamente baratas que atingem ao público certo com muito mais eficácia do que outros veículos de comunicação.

É por isso que investir marketing digital para negócios locais transforma a empresa em referência em seu ramo de atuação, como uma seguradora que se adapta às necessidades dos consumidores.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal receber nossas futuras publicações em primeira mão na sua caixa de e-mails? Assine a nossa newsletter!

Quer compartilhar?