Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

4 razões pelas quais sua empresa deve ter uma estratégia de pós-venda

Finanças Leia em 5 minutos

Uma estratégia de pós-venda bem feita é uma tática extraordinária para conseguir vender mais e alcançar novos clientes — investindo bem menos do que se imagina. Isso ocorre porque o pós-venda fideliza os compradores, o que consequentemente faz com que estes clientes fechem negócios muito mais vezes. Além disso, um cliente satisfeito vai indicar os seus serviços para amigos e parentes.

É preciso entender que o trabalho de pós-venda começa no momento em que o cliente entra em sua loja. Afinal, um bom atendimento e um ambiente adequado podem encantar qualquer pessoa logo de cara e facilitar todo o processo de fidelização. Sabe-se que é mais vantajoso financeiramente fidelizar um cliente que já conhece seu serviço do que conquistar um novo cliente.

Mas, afinal, sua empresa precisa mesmo investir em uma estratégia de pós-venda? Será que essa é a decisão mais adequada para você? Fique com a gente e confira 4 boas razões para incluir o pós-venda em seus negócios:

Entender os motivos para fidelizar um cliente na estratégia de pós venda

Primeiramente, saiba que o pós-venda oferece inúmeros benefícios para os negócios — como, por exemplo, o aumento das vendas. Mas, além disso, uma boa campanha de pós-venda:

  • Recupera clientes antigos;
  • Evita perder os clientes para os concorrentes;
  • É uma excelente estratégia de marketing e divulgação de seus produtos;
  • Ajuda a melhorar os seus serviços e produtos de acordo com o feedback recebido.

São muitos os motivos que apontam o pós-venda como eficiente e indicado para seu negócio. Para tornar aquele cliente fiel não é necessário tanto trabalho, mas é preciso se planejar e montar suas estratégias.

Use pequenos artifícios, como otimizar o atendimento de sua equipe e o ambiente de suas atividades. Melhore a comunicação interna e também o diálogo com cada cliente. Questione sobre o que os clientes estão achando da empresa.

Você também poderá interrogar os clientes sobre os motivos que os deixaram mais “sumidos” do seu negócio ou por qual razão eles não compraram mais seus produtos. Assim, você saberá se existe algo errado com o empreendimento (a fim de melhorá-lo) e será capaz de tentar conquistar novamente os consumidores, oferecendo-lhes algumas vantagens, como cupons de desconto ou combos promocionais.

Aproveitar o custo-benefício da fidelização

O custo-benefício de trabalhar o pós-venda é muito maior do que conquistar um cliente novo para seu negócio. Ao usar de estratégias de fidelização, será muito mais fácil um cliente antigo voltar para sua loja do que chamar a atenção de um novo cliente nas ruas — ou on-line.

Além disso, o ticket médio gasto será maior para clientes fidelizados pois frequentemente irão comprar seus produtos ou contratar seus serviços. Por exemplo, quando um cliente novo entra em sua loja e você não oferece um bom pós-venda, dificilmente voltará para fechar compras novas com você. Mas se o pós-venda apropriado acontece, esse cliente pode ser incentivado a voltar, gastando mais.

O cliente fidelizado pelo pós-venda acaba optando por sua loja sempre que precisar de um item que você vende ou tem em estoque — além de propagar sua marca entre os conhecidos. Porém, se o seu atendimento for ruim e você não trabalhar o pós-venda, o contrário também pode acontecer: ao invés de esse cliente falar bem, poderá fazer marketing negativo de você.

Não se esqueça: um cliente satisfeito poderá levar mais dois ou três amigos para seu negócio, mas um cliente insatisfeito afastará 10 possíveis clientes com suas reclamações!

Manter contato constantemente com os clientes

Aquecer a relação é fundamental para o pós-venda adequado. Afinal, não há como conquistar um cliente sem ter contato frequente com ele.

Atualmente, as pessoas prezam por um bom relacionamento, um ótimo atendimento, agilidade na hora de resolver os problemas e apresentar soluções. É comum que seus clientes queiram estar por dentro de suas novidades — e por isso vale a pena fazer uso de algumas ferramentas para estreitar os laços.

Meios de comunicação possíveis

Use e-mail, correspondências, mídias sociais, telefone, SMS e até mesmo o WhatsApp. Estes meios de comunicação podem promover o esperado contato rápido e continuado com seus clientes. É possível, por exemplo, através do e-mail, enviar um questionário para descobrir a satisfação dos consumidores com os seus produtos, serviços ou com o próprio atendimento.

Com o uso do SMS e do WhatsApp, você poderá informar seus clientes de ofertas imperdíveis ou até mesmo enviar cupons de desconto personalizados. Este nível de contato aproxima os clientes da empresa, o que os torna mais suscetíveis a comprar seus produtos novamente.

Usar canais para atender e melhorar a comunicação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o pós-venda não acontece apenas quando a empresa entra em contato com os clientes. O pós-venda ainda sobrevém quando os próprios clientes entram em contato com a empresa.

É comum encontrarmos reclamações de clientes que tentaram contatar uma dada empresa e não lograram êxito na obtenção de respostas, muito menos uma solução adequada para seus problemas. Quem tem canais de atendimento precisa estar atento a todas as solicitações e encontrar uma forma de respondê-las em tempo hábil.

Os canais de atendimento disponíveis podem ser dos mais variados: telefone, WhatsApp, e-mail, redes sociais e chat online. É preciso que você tenha profissionais capacitados e treinados para atender todas as chamadas: os clientes querem agilidade e dinamismo!

Avaliando níveis de satisfação

É possível também que você analise todas as mensagens enviadas pelos clientes, compare o nível de satisfação antes e depois dos atendimentos prestados. Confira se o problema foi resolvido e atente-se principalmente no tempo de demora levado para a solução do problema.

Ao trabalhar com pós-venda, deve-se ter em mente que, em hipótese alguma, é conveniente abandonar seus clientes. Por isso, adote uma estratégia realmente engenhosa que você possa dar conta.

Essas são 4 razões para você começar a trabalhar o pós-venda em seus negócios. Se você ainda não acredita no potencial da fidelização de clientes, teste a possibilidade de implementar algumas estratégias, como aperfeiçoar o atendimento de seus funcionários por meio de bons treinamentos e pesquisa de satisfação. Dessa forma, você mesmo será capaz de aferir as melhorias alcançadas dentro de seu negócio.

Você já trabalha ou quer trabalhar uma estratégia de pós-venda em seu empreendimento? Conte o que você faz ou pretende fazer para fidelizar seus clientes nos comentários! Queremos ouvir você!

Quer compartilhar?