Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Vida de empreendedor: como conciliar a vida pessoal e profissional

Empreendedorismo Leia em 5 minutos

A vida de empreendedor é repleta de desafios e incertezas. Comandar uma empresa exige muita dedicação e, às vezes, conciliar o trabalho com a vida pessoal pode se tornar uma tarefa mais difícil do que parece.

Apesar de ser um problema recorrente no mundo dos empresários, o desequilíbrio entre as responsabilidades com a empresa e a vida particular quase sempre conduz para um quadro de instabilidade emocional, gerando prejuízos inclusive para o crescimento do empreendimento.

Isso acontece porque alcançar o sucesso empresarial não é uma tarefa que exige apenas conhecimentos técnicos. Um empreendedor de sucesso é capaz de manter uma vida social plena e gerir seu negócio com responsabilidade e empenho.

Quer saber como conciliar a sua vida pessoal com a profissional, mantendo uma rotina saudável e produtiva? Então, acompanhe as dicas do post de hoje!

1. Trabalhe com algo que te faça realmente feliz

Uma das premissas para se ter uma vida bem distribuída entre trabalho e relacionamento pessoal é atuar em um ramo que te faça feliz. Quando uma pessoa possui um trabalho que a inspira e faz bem, dificilmente levará problemas para casa ou deixará que eles afetem sua relação com amigos e familiares.

Portanto, não pense em se tornar empreendedor visando apenas o dinheiro. Acredite: se esse for o seu único objetivo, sua jornada rumo ao sucesso poderá ser muito desgastante e até mesmo frustrante.

2. Tenha uma agenda organizada

Planejar o seu dia a dia é essencial para que todas as tarefas sejam cumpridas no seu devido tempo. Portanto, tenha o hábito de organizar sua agenda de maneira detalhada, listando todas as tarefas a serem cumpridas, mas também deixando um tempo livre para você.

Ter uma agenda diária totalmente cheia não é uma prática saudável e irá te sobrecarregar. Lembre-se de que você trabalha para ter uma vida confortável e feliz, e não deixe que sua vida se resuma apenas ao aspecto profissional.

3. Converse com seus familiares

O poeta inglês John Donne definiu a essência do ser humano ao dizer que “nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo”. Não há dúvidas de que viver em sociedade e se relacionar com outras pessoas é uma necessidade intrínseca ao homem.

Portanto, converse com sua família, compartilhe com ela suas angústias, pedindo ajuda e conselhos sempre que achar necessário. Dividir as dores e as alegrias de gerir um empreendimento bem-sucedido tornará sua vida profissional muito mais produtiva e prazerosa.

4. Separe as contas pessoais e da empresa

A confusão patrimonial é um erro que, além de gerar sérios danos ao funcionamento da empresa, pode causar impactos negativos também na vida pessoal do empresário. Alguns empreendedores iniciantes acabam cobrindo despesas pessoais com os rendimentos da empresa ou o contrário, o que, em algum momento, irá desequilibrar suas finanças.

Certamente, não conseguir arcar com seus compromissos financeiros poderá ser a causa de sérios problemas, além de afetar a sua vida como um todo. Portanto, evite cometer tal falha, separando bem suas contas.

5. Não concentre todas as responsabilidades em você

Nós sabemos o quanto é importante que o empresário esteja presente e participe do dia a dia da empresa, fator que influencia diretamente no sucesso do negócio. Entretanto, é preciso saber delegar tarefas.

Para isso, tenha ao seu lado uma equipe em que possa confiar e distribua adequadamente as responsabilidades entre os membros. Mantenha o hábito de confiar no trabalho de seus colaboradores e interferir somente quando estritamente necessário.

6. Use a tecnologia a seu favor

tecnologia tem como objetivo tornar a vida do homem mais confortável e eficiente. Especialmente no ambiente corporativo, é possível fazer uso de diversas inovações tecnológicas que tornarão a gestão de empresas mais simples.

Desse modo, implemente em seu empreendimento algum software de gestão que te ajude a gerir melhor as finanças e os processos da empresa, economizando tempo e dinheiro.

Com o uso da tecnologia, você conseguirá cumprir as tarefas do dia com mais agilidade, evitando que sua vida pessoal seja sacrificada em razão das múltiplas obrigações que um empresário possui.

7. Não deixe de tirar férias

Não tirar férias é um erro bastante comum entre empresários que não conseguem se afastar de suas empresas. Apesar de parecer excesso de zelo pelo negócio, isso pode estar associado à falta de confiança em seus colaboradores.

Todo ser humano precisa de um tempo de descanso e, mesmo um empresário precisa se afastar por alguns dias e se dedicar exclusivamente à família e aos amigos por um tempo.

Não usufruir de períodos de descanso pode causar sérios danos à saúde, gerando um quadro de estresse e sobrecarga física e emocional. Portanto, por mais difícil que possa parecer, tire férias uma vez ao ano e aproveite esse momento para relaxar e descansar o corpo e a mente.

8. Seja presente em casa

É importante se fazer presente em casa, especialmente se você tiver filhos. De nada adiantará conquistar sucesso profissional se você perder o amor e companheirismo da sua família.

Portanto, faça o esforço de almoçar ou jantar em casa com a família reunida. Use esse momento para saber como foi o dia de todos, conversar sobre assuntos diversos e estreitar os laços familiares.

Tenha certeza de que isso lhe fará um bem enorme e será a motivação de que você precisa para levantar todos os dias e lutar pelo crescimento de seu negócio.

9. Conheça bem os seus limites

A concorrência em um mercado altamente competitivo pode exigir do empresário trabalho dobrado, horas extras e sacrifício dos finais de semana em prol de sua empresa.

De modo geral, você deve trabalhar sempre conhecendo e respeitando os limites do seu corpo, sabendo reconhecer quando essa rotina extremamente atarefada possa estar causando problemas e recuando quando necessário.

O ideal é que você consiga compreender que é possível conciliar a vida de empreendedor com sua vida pessoal, sem que nenhuma de suas responsabilidades seja sacrificada. Com isso, você estará mais tranquilo e preparado para enfrentar os desafios que o cotidiano empresarial possa trazer.

Curtiu as nossas dicas? Se você gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de tudo que postamos, curta nossa página no Facebook!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: