Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Hospedagem de sites para iniciantes: 4 coisas que você precisa saber

Internet Leia em 5 minutos

No cenário globalizado e tecnológico de hoje, tornou-se indispensável que toda empresa, seja de pequeno, grande ou médio porte, tenha um site.

Um portal é muito importante para ganhar relevância na internet, sendo esse um dos principais canais de comunicação com o público-alvo do seu negócio. Mas, para marcar presença no mundo virtual, é preciso conhecer algumas informações básicas sobre o funcionamento da internet.

Neste post, você entenderá melhor o que é e como funciona a hospedagem de sites. Abordaremos quais são os tipos de serviço disponíveis, os prós e contras de cada um e o que levar em consideração para escolher a hospedagem ideal. Vamos lá?

1. O que é e como funciona?

A hospedagem de sites é um serviço que permite armazenar todo o conteúdo de um portal e disponibilizá-lo constantemente na internet, em todo o mundo.

Esse serviço é necessário porque, para que o site possa ser acessado na rede, é preciso que esteja disponibilizado em um local denominado servidor. Um servidor nada mais é do que um computador especializado em fazer o armazenamento de arquivos e torná-los acessíveis a outras máquinas.

As empresas que realizam a hospedagem de sites na internet possuem vários (centenas ou até mesmo milhares) servidores funcionando para armazenar e disponibilizar os conteúdos dos endereços em tempo integral.

2. Quais são os principais tipos de hospedagem de sites?

Existem diferentes tipos de hospedagem de sites no mercado, devido às diversas demandas das empresas.

A hospedagem gratuita faz parte de um modelo de negócios chamado freemium, em que são oferecidos recursos básicos — enquanto serviços adicionais são cobrados à parte.

Já a hospedagem de sites compartilhada consiste em um serviço no qual o servidor é compartilhado por diversos clientes ao mesmo tempo. Esse tipo de hospedagem é o mais utilizado no mercado.

Na hospedagem dedicada, é possível alugar um servidor inteiro. Ou seja: todos os recursos são destinados somente ao seu website.

Há também a hospedagem em cloud (ou nuvem) que, em vez de um único servidor, usa vários servidores interligados. Assim, o seu site ocupa uma plataforma flexível, que pode ser escalonável.

3. Quais são os prós e os contras de cada tipo de hospedagem?

Cada tipo de hospedagem de site apresenta vantagens e desvantagens que você deve conhecer para saber qual é o mais indicado para sua empresa.

A hospedagem gratuita apresenta a vantagem de não ter nenhum custo, podendo ser uma boa opção para quem está construindo o primeiro site e possui baixo número de visitantes. Nesse caso, a desvantagem é que são oferecidos gratuitamente somente os recursos mais básicos.

A hospedagem compartilhada possui um melhor custo-benefício, sendo indicada para a maioria dos sites institucionais e blogs. Como o servidor já vem pré-configurado, você não precisa fazer nenhuma manutenção ou atualização de segurança.

A desvantagem desse tipo de hospedagem é que só é possível usar uma parte dos recursos do servidor. Isso significa que há cotas de memória, espaço em disco e processamento.

Portanto, para sites com muitos visitantes ou que exigem alto nível de segurança, como lojas virtuais (que precisam armazenar dados de cartão de crédito dos clientes, por exemplo), a hospedagem compartilhada não é a mais recomendável.

Já na hospedagem dedicada, os clientes podem personalizar as configurações para atender a suas necessidades específicas. Esse tipo de serviço possui desempenho superior, sendo recomendável para sites com alto volume de visitantes.

Como desvantagens, deve-se saber que é preciso ter um conhecimento técnico de como gerenciar os recursos e as configurações, além de se tratar de um serviço mais caro. A hospedagem em cloud tem, como principais vantagens, a robustez, a estabilidade e a escalabilidade.

Na prática, esse tipo de hospedagem possibilita que recursos como banda, memória e processamento sejam aumentados rapidamente sem nenhuma intervenção física no servidor. Isso permite que um site tenha milhares de acessos simultâneos sem que ocorra lentidão.

As desvantagens da hospedagem em cloud são os custos elevados e a necessidade de conhecimento técnico para sua configuração e operação. Assim, esse serviço só vale a pena para quem precisa de muitos recursos e sabe gerenciá-los adequadamente.

4. Como escolher a empresa de hospedagem ideal?

Para escolher de forma apropriada a hospedagem ideal para o site do seu negócio, além de saber os prós e os contras de cada tipo de serviço, é necessário também analisar alguns aspectos da empresa que o oferece.

É importante verificar se a empresa de hospedagem possui suporte ao cliente por meio de canais como e-mail, telefone e chat 24 horas por dia. O atendimento deve ser feito preferencialmente em português, para facilitar a comunicação em casos de emergência.

Deve-se também verificar a reputação e a experiência no mercado da empresa. Veja o que os clientes dizem, se as reclamações são atendidas e se os problemas são efetivamente resolvidos. É possível verificar essas informações nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.

Por fim, é interessante que sejam oferecidos serviços de migração gratuita e garantia de satisfação.

A migração gratuita permite que você faça a transferência do site para a nova hospedagem sem nenhum custo adicional. Já a garantia de satisfação possibilita a devolução do dinheiro (geralmente em até 30 dias após a compra) caso o serviço oferecido não atenda suas expectativas.

Resumindo, a hospedagem de site é um serviço necessário para que você possa armazenar e disponibilizar na internet os conteúdos do seu portal. Os principais tipos de hospedagem são: gratuita, compartilhada, dedicada e em cloud.

Para que você possa fazer a escolha da melhor hospedagem, é preciso analisar as vantagens e as desvantagens dos serviços oferecidos em cada tipo. É igualmente importante verificar a reputação das empresas, se há suporte ao cliente e se são oferecidos serviços de migração gratuita e garantia de satisfação.

Agora que você já sabe mais sobre hospedagem de sites, como funciona e o que levar em consideração ao escolher a empresa ideal, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais informações relevantes para o seu negócio!

Quer compartilhar?