Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

E-mail marketing: saiba como atrair e fidelizar clientes

Internet Leia em 5 minutos

Lá se vão mais de 50 anos desde que as primeiras mensagens do tipo e-mail foram trocadas, e essa ferramenta, por incrível que pareça, continua atual e bastante prestigiada, principalmente quando se trata de fidelizar clientes com estratégias de marketing digital.

Em maio de 2015, o então vice-presidente de produtos do Google anunciou a impressionante marca de mais de 900 milhões de contas do Gmail registradas no mundo; uma marca que mostrou a relevância desse sistema, considerado o pai de todas as ferramentas para troca de mensagens via internet.

Especificamente com relação ao marketing digital, o e-mail marketing é atualmente considerado uma ferramenta do marketing de relacionamento. Pode ser definido como um conjunto de estratégias elaboradas por uma determinada empresa, com o objetivo de promover uma maior proximidade entre ela e os seus clientes.

As estratégias de marketing têm como objetivo fidelizar clientes, divulgar novidades relacionadas à empresa, realizar publicidade e enviar informações e divulgações sobre produtos. Tudo isso com o objetivo de estruturar um negócio, tendo como base a manutenção de uma clientela fiel.

Dentro desse contexto, este artigo dará algumas dicas de como atrair e fidelizar clientes com base no uso do e-mail marketing, ressaltando a importância do caráter profissional que deve ter esse tipo de comunicação.

Uma ferramenta de atração para fidelizar clientes

Talvez, a importância do e-mail marketing, como forma de fidelizar e atrair clientes para uma empresa, esteja no caráter pessoal e profissional desse tipo de comunicação, que, mesmo sendo baseado na internet, ainda não se tornou fluido e impessoal.

O fato de a maioria dos indivíduos possuir uma conta de e-mail, a sua abrangência e o baixo custo desse tipo de operação o fazem ser considerado, no universo do marketing digital, uma das principais armas de publicidade. Tudo isso sem falar do caráter direto e incisivo da sua inserção.

Uma estratégia baseada no envio de e-mail marketing, portanto, pode resultar num aumento da visualização e da participação dentro do site de uma determinada empresa, pelo fato de que a publicidade por meio de um correio eletrônico exige certa dose de profissionalismo por parte da empresa — o que pode garantir a fidelização de clientes, independentemente de perfis específicos.

A importância do contato frequente com o consumidor

A importância da manutenção de um relacionamento constante com o cliente, para que determinada marca ganhe relevância, está no fato de que o indivíduo passa a sentir-se privilegiado e único diante da fluidez e do vazio das relações pessoais e profissionais nos dias atuais.

Por meio de um contato frequente com um cliente, uma determinada marca tende a ser fixada em seu inconsciente, tornando-se lembrada quase que automaticamente quando determinado problema precise ser resolvido.

Sem contar que, diante de uma concorrência brutal sem precedentes, principalmente pelo fato de que a internet praticamente nivelou, não só as pessoas como as empresas e os mecanismos de publicidade, todo empreendedor que se dedicar a implementar estratégias para fidelizar e atrair clientes com base no relacionamento, terminará, obviamente, saindo na frente, pelo simples fato de que se destacará dos demais.

Trata-se de um conceito modernamente conhecido como Costumer Centricity ou “Consumidor como Centro”; entendendo o outro lado não mais como um objeto passivo, e sim como um indivíduo inserido em uma realidade onde a informação (graças ao advento da internet) está agora à distância de um clique.

Principais estratégias de e-mail marketing

Dentre as principais estratégias de e-mail marketing mais comumente utilizadas no universo do marketing digital, estão:

Interação

Essa estratégia tem a ver com estar sempre presente na vida do cliente, antes, durante e depois de um processo de compra.

Pois faz-se necessário, segundo os conceitos mais modernos de marketing digital, manter o cliente sempre informado sobre as nuances de um processo de compra, vantagens de trabalhar com a empresa, o seu valor enquanto cliente, executar um bom serviço de pós-venda, entre outras ações.

Esse processo de interação envolve: envio de um e-mail marketing de confirmação, sempre que o cliente realizar um cadastro, por exemplo. E-mail com uma descrição completa ou sugestão de um produto, em cujo link ele tenha clicado, além de várias outras ações.

Oferta de vantagens e benefícios

No universo do marketing digital e da publicidade em geral, fidelizar clientes, mais do que garantir um comprador eterno do seu produto, é garantir que ele seja um divulgador do mesmo.

Logo, o recomendado é que essa estratégia de envio de e-mails marketing contemple a oferta de vantagens para o cliente.

Isso pode ser feito por meio de oferta de descontos, promoções e de produtos que se enquadrem em seu perfil; com base em informações adquiridas após um acompanhamento dos seus hábitos de consumo, pesquisas que efetuou em páginas da internet, cadastros em determinados sites e tudo o mais que possa fornecer-lhe subsídios para demonstrar que o conhece.

Analise os relatórios

Estude essas informações que são disponibilizadas no provedor de serviços de e-mail marketing contratado. Desse modo, saberá quais estratégias estão dando certo, as vantagens desse tipo de publicidade, a quantidade de e-mails que foram abertos pelo cliente, links que abriu, resultados efetivos do envio desses e-mails marketing.

Isso tudo para incrementar essa estratégia ou para se decidir por utilizar outras ferramentas disponíveis nesse arsenal do marketing digital.

Ofereça sempre material personalizado

Podem ser artigos exclusivos ou reviews de produtos, matérias com detalhes e curiosidades da empresa, informações sobre produtos que porventura ele já tenha pesquisado no passado, informações sobre a área profissional do cliente, por exemplo.

Além de fidelizar o cliente com essas ações, isso poderá manter o cadastro da empresa sempre ativo e atualizado — lembrando que parte dos indivíduos clicam nesses e-mails se tiverem familiaridade com o assunto na descrição.

Compartilhe datas especiais

Essa é uma das várias vantagens que o universo da internet oferece: a possibilidade de acompanhar datas e eventos importantes que tenham a ver com o cliente. Aniversários, casamento, formatura, são ocasiões especiais que podem ser lembradas pela empresa através do envio de um e-mail marketing.

Como o processo desse tipo de publicidade atualmente é todo automatizado, ficará mais fácil fidelizar clientes através desses gestos; desde que mantenha sempre atualizada a sua lista de e-mail.

Deseja receber novos conteúdos como esse em primeira mão? Assine nosso newsletter e receba nossas novidades via e-mail!

Quer compartilhar?