Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Você sabe o que são Digital Influencers?

Comunicação Leia em 5 minutos

Atualmente, muitas empresas e marcas acabam optando por se associar aos formadores de opinião na internet — os Digital Influencers — do que investir na publicidade tradicional em televisões, rádios ou revistas. Trata-se de uma profissão que têm se destacado nas redes sociais e é muito eficiente na divulgação de produtos e serviços, quando bem planejada e segmentada.

Neste post, você conhecerá mais sobre essas personalidades e entenderá porque elas são importantes para o Marketing, além de descobrir como algumas marcas estão se aproveitando deste cenário. Confira!

Quem são os Digital Influencers?

Você deve seguir uma pessoa nas redes sociais que fala sobre um determinado assunto de seu interesse, não é mesmo? Mesmo em ramos distintos como moda, dicas de dieta, malhação, educação, esportes ou viagens, essas personalidades são conhecidas como Digital Influencers.

São pessoas que possuem um grande número de seguidores em suas redes sociais e que detêm uma enorme capacidade de influenciar a opinião de seus públicos a partir de postagens diárias.

Eles podem ser especialistas ou não em um certo tema, mas tornam-se relevantes e confiáveis por levarem a informação de forma mais pessoal aos usuários, com uma abordagem menos publicitária do que os anúncios tradicionais.

Esse destaque no cenário da comunicação também pode ser justificado pela interação que eles mantêm com seus seguidores, respondendo-os, dando dicas sobre assuntos diversos e criando uma rede de relacionamento que vai muito além da localização.

Por que eles são importantes para o marketing?

1. Segmentação de público-alvo

As práticas atuais de Marketing destacam-se por atraírem os consumidores cada vez mais por informações relevantes, seja por meio de redes sociais, de e-books, blog posts ou vídeos.

Para que isso aconteça, todo o material deve ser segmentado, ou seja, direcionado aos interesses do público-alvo para atraí-los de forma eficiente e gerar mais vendas.

Antes de incluir as ações de um Digital Influencer em sua estratégia de Marketing, deve ser feita uma pesquisa para apreender qual é a faixa etária, o perfil e os interesses dos públicos que você pretende atingir. A partir daí, é possível analisar qual escolha fazer para utilizar a comunicação de um Digital Influencer na sua estratégia.

Caso esses dados tenham relação com o perfil do público-alvo de sua empresa, é muito mais provável que sua mensagem chegue aos clientes ideais, aumentando suas chances de vendas e visibilidade na internet.

2. Marketing de indicação

Usar os Digital Influencers como ferramenta de publicidade é uma nova forma de se comunicar com o seu público. Dessa forma, você faz tudo por intermédio de uma pessoa que já tem uma relação mais próxima com os seguidores — isso pode ser uma grande vantagem para a sua empresa.

Os consumidores estão muito mais propensos a comprar um produto ou um serviço quando ele é recomendado por uma pessoa que eles já conhecem, mesmo que seja por meio da internet.

Então, eles podem ser úteis para o marketing de indicação, ou seja, indicando seus produtos ou serviços para os seguidores e aumentando suas chances de conversão.

Além de ser uma indicação entre Digital Influencer e seguidor, os próprios clientes podem recomendar a sua empresa para outros usuários que não a conhecem.

3. Conquista de credibilidade

A credibilidade, hoje, é uma das características essenciais que uma empresa deve ter para expandir os negócios na internet. Mas, diante de tantas informações disponíveis na internet, sendo elas verdadeiras ou falsas, a credibilidade não é tão fácil de ser conquistada.

Os Digital Influencers possuem muita credibilidade com seus seguidores e podem ajudar a sua empresa a conquistá-la. Muitas vezes, vemos pessoas falando que adquiriram um certo produto porque uma personalidade o indicou.

Se eles, que já têm uma certa influência com seu público-alvo, indicam seus produtos ou serviços, é porque confiam em sua empresa e acreditam que ela pode ser útil para os seguidores.

Essa confiança é transmitida aos consumidores e você adquire credibilidade e reconhecimento na internet, principalmente por estar associado à imagem dessa personalidade.

4. Investimento

Já se sabe que investir em estratégias de marketing digital é bem mais barato do que em publicidade tradicional, e isso também inclui os gastos com Digital Influencers.

Tudo vai depender da influência e do número de seguidores da personalidade escolhida para divulgar a sua empresa: uma pessoa que já é muito conhecida nas redes sociais pode cobrar um valor alto para divulgar seus produtos e serviços.

Já uma pessoa que tem um número de seguidores relativamente menor e, ainda assim, possui uma grande visibilidade para o seu público-alvo, pode cobrar mais barato ou até trocar a divulgação por seus produtos.

O retorno que você obtém a partir desse investimento é muito mais satisfatório e pode superar os seus gastos em estratégias de marketing, atingindo, de fato, as pessoas certas para o seu negócio.

Quais tipos de empresa estão fazendo parcerias com os Digital Influencers?

De qualquer segmento e porte, as grandes e pequenas empresas estão incluindo os Digital Influencers em seus planejamentos de marketing.

As marcas de moda e beleza, por exemplo, convidam blogueiras e meninas que são populares nas redes sociais para experimentarem seus produtos e prestigiarem lançamentos.

Esses são dois setores que mais se destacam pelo uso dos Digital Influencers, atingindo mulheres e homens de qualquer idade.

Já as empresas de turismo oferecem viagens ou intercâmbios para personalidades mostrarem cada passo da sua experiência, influenciando os seguidores a conhecerem a agência e até a adquirirem um pacote de viagem.

Mas não pense que esse mercado é direcionado apenas para empresas que têm os jovens como público-alvo. Marcas de serviços ou produtos relacionados a bebês, universo fitness, automóveis e serviços da área, e também casamentos, dispõem de personalidades que podem ser úteis em suas estratégias de marketing.

Há oportunidades de negócios para todos, mas é essencial que essas marcas e empresas procurem os Digital Influencers certos para o seu nicho de mercado, de acordo com o público que desejam atingir.

Além disso, é preciso confiar e dar liberdade para que as personalidades criem o próprio conteúdo para divulgar o seu negócio. Assim, eles podem transmitir uma mensagem mais clara e verdadeira para os seus seguidores, trazendo um retorno bem maior em vendas para sua empresa.

Neste post, você conheceu mais sobre o que são os Digital Influencers e como eles podem ser interessantes para o marketing de sua empresa. Se tiver alguma dúvida sobre como implementar essa forma de divulgação em seu negócio, deixe um comentário no post!

Quer compartilhar?