Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

7 dicas para gerenciar um site de sucesso e atrair mais vendas

Internet Leia em 7 minutos

Não tem jeito: atualmente, uma empresa que não está online não consegue acompanhar o ritmo dos seus clientes e prospectos, certo? E o primeiro passo para alcançar um bom posicionamento na rede é, sem dúvida, ter um site de sucesso.

Por isso, neste artigo, vamos listar 7 dicas fundamentais para você gerenciar um site de sucesso e potencializar suas vendas por meio dele. Continue lendo e confira!

1. Lembre-se da importância da identidade da sua empresa

“Uma imagem vale mais que mil palavras” — você já deve ter ouvido essa frase diversas vezes. E, provavelmente, na maioria delas deve ter se questionado como pode uma imagem valer mais que uma boa reputação, por exemplo.

A questão é bem simples: você não tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão! A sua empresa pode até residir em um local privilegiado, ter clientes que indicam seus serviços para outros e um espaço físico maravilhoso.

Contudo, se um possível cliente, quando pesquisa seu produto ou serviço na internet, encontra um site totalmente desconexo com a imagem off do seu negócio, pode ter certeza que é nesse momento que você poderá perdê-lo.

De fato, muitos pequenos e médios empreendedores cometem o grave erro de subestimar a reserva de algum investimento para um marketing digital eficiente, por pensarem que, por se tratar um serviço feito em um computador, qualquer pessoa que conheça ou goste de tecnologia já saberá realizá-lo. Esse tipo de atitude resulta em inúmeros sites mal feitos, incompletos e totalmente inúteis para a empresa.

Então, sabendo disso, lembre-se sempre de contratar um profissional ou negócio capaz de entregar um site que cumpra o objetivo estipulado no seu planejamento. Você pode até seguir todas as próximas dicas com exatidão, mas, se o seu site não passar a credibilidade que uma empresa precisa, todo esse trabalho será em vão.

2. Faça um bom planejamento

É importante que toda ação de marketing — seja digital ou tradicional — tenha antes um planejamento, inclusive para medir os custos e os objetivos da ação em questão. E, para ter um site, não é diferente.

Se a sua empresa já tem um site e não obtém os resultados previstos no planejamento, reveja o seu plano inicial e faça um checklist do que foi alcançado e do que está faltando. Assim, com base nisso, você pode planejar os seus próximos passos.

Agora, se o seu negócio ainda não tem site e você deseja tê-lo o mais rápido possível, comece fazendo um planejamento objetivo, listando todas as funções que suas páginas precisam desempenhar, além das informações importantes sobre a empresa e a descrição dos seus serviços ou produtos.

Depois disso, é claro, volte à nossa primeira dica e contrate um profissional ou empresa competente para desenvolver o seu site com segurança.

3. Não se esqueça do briefing do site

Sem dúvida, quem for desenvolver o seu site precisará fazer um briefing. Mas você sabe o que é isso? Basicamente, o briefing é o conjunto de todas as informações necessárias para criar alguma peça, campanha ou ação publicitária — no seu caso, o site.

Então, para se certificar de que o seu site de sucesso vai sair exatamente como você planejou, já adiante para o profissional responsável algumas informações necessárias, como:

  • Qual é a mensagem que o site deverá passar aos visitantes?
  • Quais são os pontos fortes e fracos do negócio/produto/empresa, e por quê?
  • É necessário obter dados dos visitantes? O que é preciso saber e por quê?
  • O que o site oferecerá ao seu público-alvo?
  • O que os visitantes devem fazer no site?
  • Quais são os outros sites da web de que você gosta? Quais elementos você gosta neles?
  • Quais sites e páginas específicas no seu nicho de mercado você acha interessantes? (Envie os respectivos links);
  • O que você acha dos sites dos seus principais concorrentes? (Envie os links, com alguns comentários);
  • Qual é sua preferência para as cores do site?

Mesmo se o profissional responsável pelo site não solicitar todas essas informações, garanta que ele tenha conhecimento sobre as funcionalidades ideais para o seu nicho de mercado — afinal, o web designer não é um especialista na sua área.

E lembre-se: cada vez mais, as pessoas que acessam a internet estão em plataformas mobiles, então uma obrigatoriedade para o seu site é a responsividade.

4. Crie um site que, efetivamente, venda

Na hora de passar as informações para o profissional responsável, não se esqueça de deixar bem claro quais são os serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa, e suas respectivas descrições.

Quanto a isso, uma dúvida muito recorrente é sobre a exibição, ou não, dos preços. Em muitos casos, os usuários chegam até o site justamente para saberem o preço de determinado produto ou serviço, e, quando não o encontram, resolvem não levar adiante o contato. Com isso, a empresa pode perder a chance de fazer ótimos negócios.

Mas, na verdade, não há uma regra fixa sobre isso; cabe a você detalhar, no planejamento, qual é a melhor abordagem de acordo com o perfil da sua empresa e o comportamento do seu público-alvo.

Então, avalie com cuidado o que é mais interessante para o seu nicho de mercado — levando em conta, inclusive, os sites dos concorrentes.

5. Invista em marketing de conteúdo para um site de sucesso

Bom, depois que já tiver um site bonito, funcional e responsivo, você precisará saber usá-lo da maneira correta. Afinal, o seu site precisa ser a vitrine da empresa, e, para isso, é preciso também torná-lo atrativo — e é aqui que entra o marketing de conteúdo.

Crie um blog, publique artigos otimizados com técnicas de SEO com, no mínimo, 400 palavras — para conhecer melhor essa técnica, leia também estas dicas importantes para um website de sucesso —, liste conteúdos importantes para o seu público-alvo e o mantenha sempre atualizado.

E lembre-se: prepare sempre conteúdos originais para os seus visitantes. Não torne seu site um duplicador de conteúdo dos outros!

6. Ofereça atendimento 24 horas

Além do preço, outro dos principais motivos de os usuários procurarem o site da empresa antes de contratar o serviço ou comprar qualquer produto é a possibilidade de ter o máximo de informações prévias. Contudo, nesse momento, podem surgir dúvidas que não são esclarecidas pelo site — e é aí que entra o atendimento.

E, agora, você pode já estar imaginando um alto investimento para manter um funcionário respondendo e-mails 24 horas por dia. Mas, saiba: isso não é preciso. Na verdade, basta adotar no seu site um sistema de tickets, em que você possa automatizar os e-mails.

Assim, quando algum possível cliente enviar uma dúvida, receberá automaticamente um e-mail da sua empresa informando que aquela dúvida foi recebida, e que será respondida em breve. Com certeza, isso garante ao usuário um certo alívio, pois ele sente que realmente será atendido.

Além disso, a maioria das ferramentas que facilitam o sistema de tickets criam relatórios de atendimento que enviam e-mails, também automaticamente, perguntando a satisfação do atendimento. Então, se você tem uma equipe dedicada, será muito mais fácil encontrar falhas no seu sistema, por exemplo.

Quanto a isso, vale ressaltar: para manter a qualidade no atendimento online e as informações sempre atualizadas, responda sempre às dúvidas o mais rápido e eficientemente quanto possível.

7. Monitore e realize testes

Por fim, para entender detalhadamente como anda o desempenho do seu site, é fundamental que o pixel do Google Analytics esteja instalado corretamente. Isso porque, mesmo que seja de forma mais genérica, é essencial ter o controle de algumas informações básicas, como o tempo médio do usuário por sessão, as páginas mais acessadas, o número de sessões, sua origem etc. Tendo essas informações, você pode avaliar se o seu site está realmente cumprindo o prometido ou não.

Então, agora que você leu esse artigo, já tem em mãos os principais pilares para construir um site de sucesso! E, se gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: