Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Cor do logotipo: Como escolher a melhor

Comunicação Leia em 3 minutos

Abrir uma empresa não se trata somente de definir local de venda, manter um estoque de produtos e se preocupar com outros itens “palpáveis”. Tão importante quanto tudo isso é a criação da marca, ou seja, a personalidade da empresa, na forma de um logotipo.

Conceito, design e nome são elementos importantes no logo da empresa, mas um dos que causa mais impacto e efeito no público é a cor escolhida para a composição.

A cor do logotipo da empresa — e, por consequência, de todo o material de divulgação e de exposição que a representa — deve ser escolhida com extremo cuidado, pois cada uma delas exprime um conjunto de sensações, de conceitos e de emoções que devem refletir e reforçar a essência e os valores de sua empresa.

Então se você, empreendedor, está na fase de desenvolvimento e escolha da marca e ainda não sabe que cor combina mais com o seu negócio, separamos aqui um ótimo guia de cores para ajudar nessa difícil e importante decisão!

Vamos lá?

Vermelho

Cor forte, passional. Transmite sensações de excitação, de fome, de urgência e de perigo. Ideal para empresas dos setores esportivo, alimentício e que lidam com pessoas e com as relações entre elas. Alguns exemplos famosos são: Coca-Cola, Red Bull, Canon e Nintendo.

Amarelo

Cor associada ao sol, ao dinheiro (ouro) e às sensações, como confiança, alegria e calor. Empresas de alimentação, de esportes, de lazer e de varejo tendem a usar o amarelo. McDonald’s, Oi, Post-It e Best Buy são bons exemplos do uso da cor.

Azul

A cor mais popular e considerada predileta pela maioria das pessoas. Transmite sensações de limpeza, de confiança, de serenidade e de excelência técnica. Preferida por empresas de tecnologia, de saúde, de comunicação e de finanças. A HP, a IBM, a Volkswagen e o Twitter utilizam essa cor nas suas marcas.

Verde

Riqueza, natureza e credibilidade são conceitos associados a essa cor, utilizadas em logotipos de empresas de turismo, de saúde, de alimentação e de RH. Os exemplos famosos incluem o Pão de Açúcar, o Animal Planet, o Greenpeace e a Starbucks.

Laranja

Cor amplamente utilizada no setor infantil, principalmente, nas áreas de alimentos e de entretenimento. Ela transmite sensações de diversão, de vitalidade e de juventude. Exemplos de logotipos famosos são a Nickelodeon, a Fanta, o Blogger e a Nextel.

Roxo

Cor sempre associada ao luxo e à sofisticação, com um pé na tecnologia e no design. Empresas desses dois setores costumam usar o roxo em suas marcas e logotipos. Alguns exemplos: o Yahoo!, a Vivo, a Hallmark e a Cadbury.

Marrom

Trata-se de uma cor que remete muito à sujeira e à negatividade, ou seja, se utilizada, deve ser de forma bastante planejada. Tradição, requinte e conforto são alguns outros conceitos relacionados à cor, mas é preciso ter clareza de seu uso. Por exemplo, Nescafé e Cacau Show possuem logotipos marrons e essa escolha faz todo o sentido.

Preto

Cor forte, que transmite sensações de poder, de seriedade, de elegância e de sofisticação. Utilizada por empresas de tecnologia, de investimentos, grifes de moda e de artigos de luxo. Bons exemplos são a Nike, a Dior e a Rolex.

Rosa

Os estereótipos estão mudando, mas o rosa ainda é bastante associado ao universo feminino e a conceitos como delicadeza e luxo. Tons claros denotam suavidade e romantismo. Por isso, empresas como Marisa, Victoria’s Secret, Barbie e Cosmopolitan fazem uso dessa cor.

Esperamos que essas orientações tenham sido bastante úteis para você no planejamento do logotipo da empresa! Quer mais dicas desse tipo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo exclusivo!

Quer compartilhar?