Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

5 erros na hora de abrir um negócio online

Internet Leia em 2 minutos

Abrir um negócio online pode ser uma excelente ideia, principalmente em tempos de crise econômica, em que muitas pessoas perdem seus empregos formais e optam em seguir carreira como empreendedores. No entanto, é necessário ter alguns cuidados para que o seu negócio seja um sucesso e não lhe dê dores de cabeça.

Nós elencamos alguns erros comuns, que podem ser cometidos na hora de abrir um negócio online e vamos compartilhar com você, para que eles sejam evitados. Vamos lá?

Não ter um plano de negócios ou planejamento

Assim como nos negócios tradicionais, os online também necessitam de um plano de negócios bem elaborado, para que tudo ocorra da melhor forma possível.

É necessário fazer um planejamento estratégico, com matriz SWOT, planos de ação, ciclo PDCA e todas essas formalidades do ramo da administração, que podem até parecer desnecessárias em um primeiro momento, mas que são extremamente importantes para que o negócio cresça, baseado em expectativas reais.

Trabalhar na ilegalidade

Muitas pessoas pensam que a internet é terra sem lei, mas isso não é verdade. O seu negócio online precisa ter todas as formalidades que tem um negócio físico.

Se você vai abrir um e-commerce ou comercializar cursos, por exemplo, certamente precisará fornecer notas fiscais aos seus clientes e declarar Imposto de Renda, de acordo com o valor que arrecadará.

Uma ideia interessante para trabalhar na legalidade sem gastar muito é se tornar um micro-empreendedor individual (MEI). Assim, você poderá emitir notas, declarar imposto, ter um alvará e agir dentro da legalidade. Além disso, também terá benefícios como auxílio-doença, caso seja necessário.

Não ter um site responsivo e atualizado

Se o seu negócio é online, as pessoas terão que ter uma boa experiência ao acessar o seu site, independentemente do dispositivo em que estiverem conectadas. Por isso, você precisa de um site responsivo e sempre atualizado.

Outro ponto importante e que deve ser levado em consideração é que o site seja sempre atualizado, com todas as informações sobre o produto, para que os clientes não tenham dúvidas.

Ignorar as redes sociais

Assim como o site, seu negócio precisa estar presente nas mídias sociais como Facebook, Twitter , Instagram, entre outras. Afinal, trata-se de um e-commerce ou web-negócio, não é mesmo?

Além do mais, as redes sociais são uma excelente forma de divulgar a sua empresa, de forma econômica e eficaz, além de servir como um canal de relacionamento com o público, que poderá interagir com a sua marca.

Acreditar que tem conhecimento de tudo

Por mais que você conheça o seu mercado e seja um bom empreendedor, tenha em mente que nunca se sabe de tudo. Por isso, estar em constante aprendizado e saber ouvir a opinião de terceiros é muito importante.

Você tem todas as condições necessárias para abrir um negócio online e se tornar um empresário de sucesso. Basta estar sempre atento às tendências do mercado e evitar cometer os erros que listamos.

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira compartilhar  suas experiências com a gente, como empreendedor digital, deixe um comentário.

Quer compartilhar?