Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Vale a pena investir em links patrocinados?

Ferramentas, Internet Leia em 6 minutos

Com certeza você já fez algumas pesquisas no Google e notou que os primeiros resultados da busca tendem a aparecer com uma indicação de “anúncio”. Esses são os famosos links patrocinados, uma poderosa ferramenta para empresas de todos os portes e segmentos divulgarem seus produtos e serviços e aumentarem as vendas pela internet.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre a ferramenta e as vantagens e desvantagens de investir em links patrocinados. Se você tem ou pensa em abrir uma empresa, não deixe de ler o nosso artigo!

O que são links patrocinados?

Antes de respondermos se vale a pena ou não investir em links patrocinados, é importante definirmos o que é e como funciona a ferramenta. Os links patrocinados nada mais são do que um formato de anúncio publicitário que é veiculado a ferramentas de busca, como o Google (que possui o Google AdWords) e o Bing.

Ao contrário das mídias em portais, em que você escolhe os canais que deseja que o seu anúncio apareça, os links patrocinados são exibidos de acordo com a pesquisa que o usuário fez na ferramenta de busca.

Dessa forma, se uma pessoa procurou por uma agência de marketing digital, por exemplo, a tendência é que apareçam anúncios de agências de marketing digital — e não de sapatos ou de carros, por exemplo.

Como os links patrocinados funcionam?

Os links patrocinados funcionam com base em leilões de palavras-chave. Para anunciar no Google e em outras ferramentas, é preciso determinar quais os termos mais relevantes para o seu negócio e estabelecer os lances que está disposto a pagar para que os seus anúncios apareçam.

No entanto, o grande objetivo das ferramentas de busca é sempre entregar os anúncios mais relevantes para a pesquisa que o usuário fez. Por isso, não basta apenas dar lances altos nas palavras-chave que são importantes para o seu negócio, mas também ter um site atrativo e que explique de forma clara e detalhada seus produtos e serviços, seus diferenciais e como a sua empresa pode ajudar os usuários a resolverem seus problemas.

Quais as vantagens em investir em links patrocinados?

Os links patrocinados são uma excelente ferramenta para potencializar a divulgação do seu negócio e gerar visitas qualificadas para o seu site. Se você ainda não está convencido da importância de utilizar essa ferramenta, vamos te dar alguns motivos para começar a considerar os links patrocinados como estratégia de marketing da sua empresa:

1. Investimentos acessíveis

Todos sabemos que a divulgação em portais e, até mesmo, em meios offline exige investimentos relativamente altos. Esse cenário gera uma dificuldade enorme para pequenas e médias empresas que precisam expor seus produtos e serviços, mas ainda não possuem grandes verbas.

Quando você cria uma campanha de links patrocinados, quem determina o quanto será investido na ferramenta é você mesmo. Isso torna os investimentos mais acessíveis, permitindo que você impacte o seu público, mesmo sem ter uma verba grande.

Além disso, quem faz todo o controle da verba é o próprio anunciante, já que é possível determinar o valor que você quer pagar por cliques.

2. Impactos qualificados

Uma das grandes vantagens de fazer uma campanha de links patrocinados é a possibilidade de segmentação. Quando você conhece muito bem quem é o seu público-alvo e sabe como ele utiliza o Google e outras ferramentas de busca para encontrar as informações que precisa, é possível direcionar os anúncios para aparecerem na hora certa para a pessoa certa e, assim, aumentar o poder de conversão da sua campanha.

Os links patrocinados são uma mídia de performance, uma vez que exibem os anúncios no momento exato em que o usuário está buscando uma solução para o seu problema. Se você oferecer um anúncio atrativo e possuir um site que apresente todas as informações necessárias para a pessoa tomar a decisão de compra, as chances de efetuar uma venda ou gerar um contato são muito maiores do que veiculando um banner em um portal, por exemplo.

3. Resultados mensuráveis

De forma geral, as ações de marketing digital permitem avaliações bastante detalhadas e praticamente em tempo real. E é exatamente isso que acontece quando você cria uma campanha de links patrocinados.

É possível acompanhar pela própria ferramenta o quanto a sua campanha está consumindo, qual a taxa de clique nos anúncios, quais as palavras-chave que estão gerando mais resultados e, até mesmo, em quais dias e horários os seus anúncios são mais clicados.

Todas essas informações dão uma base de conhecimento extremamente valiosa para otimizar a campanha e garantir ainda mais resultados! Outro ponto positivo dessa mensuração em tempo real é que você pode focar os investimentos nas frentes mais promissoras, pausando as campanhas que não estão dando certo e potencializando as que dão mais resultados.

4. Flexibilidade na divulgação

Como as ferramentas de links patrocinados funcionam em tempo real, é possível fazer ajustes e, até mesmo, pausar campanhas sempre que necessário. Dessa forma, se algum produto seu está em falta no estoque ou se você precisa descontinuar algum serviço, não é necessário esperar a campanha acabar ou o mês virar para tirar essa divulgação do ar.

Também é possível criar novas campanhas e anúncios a qualquer momento. Essa flexibilidade dificilmente é encontrada em outros meios de divulgação, mesmo quando falamos de grandes portais.

Quando não investir em links patrocinados?

Agora que você já está convencido de todos os benefícios de fazer uma campanha de links patrocinados, tome cuidado para avaliar alguns pontos antes de sair investindo na ferramenta e se decepcionar depois porque os resultados não foram como o esperado.

Como dissemos logo no início do artigo, as ferramentas de busca querem entregar os melhores resultados para os usuários. Por isso, é essencial que o site da sua empresa seja atrativo, priorize a experiência do usuário e traga todas as informações necessárias e atualizadas sobre os produtos e serviços oferecidos. Caso contrário, mesmo pagando altos valores pelas palavras-chave, a sua campanha terá poucas chances de aparecer e, pior ainda, gerar visitas e conversões para o seu site.

Também é importante conhecer muito bem o público que você deseja impactar e monitorar a performance da campanha para, cada vez mais, desenvolver anúncios altamente relevantes e comprar as palavras-chave com maior poder de conversão.

Com todas essas dicas que demos aqui, é possível sim começar a investir em links patrocinados e obter resultados com a ferramenta. No entanto, é preciso estar atento às melhores práticas, conhecer a fundo o seu público e desenvolver um site de qualidade para que o investimento não seja feito à toa.

Ainda tem alguma dúvida sobre as vantagens ou como funciona uma campanha de links patrocinados? Deixe nos comentários para a gente que vamos te ajudar!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: