Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Produtividade: entenda a importância de motivar a sua equipe

Empreendedorismo Leia em 5 minutos

Qual é a fórmula para aumentar a produtividade em uma empresa? A resposta para essa pergunta, embora pareça, não é tão simples assim. No entanto, já houve um tempo em que se acreditava na crença limitada de que salários justos eram o elemento suficiente para garantir profissionais mais produtivos. Isso ocorreu na era das grandes fábricas, crença reforçada inclusive por um dos grandes teóricos da administração na época, Henry Ford.

Uma pesquisa encomendada pela Western Eletric Company, no entanto, veio para mostrar algo que os gestores na época ignoravam. Realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (National Research Council), o estudo tinha como objetivo original descobrir qual era a luminosidade ideal nas fábricas para que os colaboradores se tornassem mais produtivos. A conclusão foi o que realmente surpreendeu a todos.

Os pesquisadores descobriram que, na verdade, a produtividade não variava de acordo com a luminosidade. Acontece que os colaboradores que foram monitorados pelo grupo de cientistas tiveram um aumento significativo na produção. Curioso, não? Para os cientistas, isso aconteceu, pois os profissionais sentiram que o seu trabalho era valorizado. Essa atenção especial serviu para motivá-los a produzir mais!

Nem sempre podemos usar critérios objetivos para avaliar o que realmente aumenta a produtividade em um negócio. Elementos como a motivação, por exemplo, podem fazer toda a diferença. Se ainda não está convencido, resolvemos mostrar alguns dos principais motivos para que você aposte no motivacional das equipes, bem como passar algumas dicas para que forme um time que vista a camisa da empresa. Confira!

Por que motivar a equipe?

A produtividade é um dos principais motivos para que você invista na motivação, mas não para por aí. O fato é que existem inúmeras vantagens de apostar nesse tipo de estratégia para os colaboradores e para a empresa.

1. Diminuição do turnover do seu negócio

Pode ter certeza que profissionais motivados tendem a abandonar menos os postos de trabalho. Com isso, a empresa reduz bastante os custos com as contratações e aqueles relacionados às demissões — além, é claro, de diminuir a necessidade de treinamentos internos.

Além disso, quando você consegue manter profissionais mais experientes na empresa, é claro que o negócio também ganha em produtividade, já que esses colaboradores já conhecem os principais processos da organização.

2. Construção de um time forte

Quando você consegue manter os profissionais experientes na empresa, melhora muito a qualidade do seu time — afinal, eles já têm experiência com as principais demandas do seu negócio.

Assim, você evita a reposição constante de colaboradores que, por ainda não conhecerem bem a empresa, podem cometer mais erros e produzirem muito menos do que aqueles que já possuem um bom tempo de casa.

3. Garantia de um bom clima organizacional

Por fim, ao apostar no motivacional das equipes, você também está melhorando significativamente o clima organizacional e, dessa forma, a qualidade de vida de cada um dos seus colaboradores.

Além disso, também fortalece os relacionamentos entre eles, já que, novamente, uma das grandes vantagens de contar com um bom clima interno é o aumento da produtividade.

Como motivar a equipe?

Dito isso, separamos algumas dicas para motivar os seus colaboradores e para formar um time ainda mais produtivo. São algumas atitudes que farão toda a diferença na motivação e na produtividade dos seus colaboradores, do seu seu setor e da seu negócio como um todo. Vamos lá?

1. Realize feedbacks constantemente

Esqueça agora mesmo a ideia de que os feedbacks são vistos com maus olhos pelos colaboradores. Muito pelo contrário! Na verdade, se bem realizados, eles podem ser uma forma para melhorar ainda mais o motivacional. Afinal, quando o profissional sabe o que está fazendo de certo e de errado, se sente mais confiante em executar o seu trabalho.

Acontece que muitos gestores não sabem realizar bons feedbacks e imaginam que esse é um momento para “puxar a orelha” do colaborador. Essa é uma visão equivocada do processo, que deve ser encarado como uma oportunidade para desenvolver os profissionais ou incentivar as boas práticas.

2. Trabalhe bem sua comunicação

A comunicação também possui uma relação íntima com o motivacional dos colaboradores. A falta de transparência afeta a confiança dos profissionais, prejudica o entrosamento do time e, por causa da desinformação, ocasionam o retrabalho. Para evitar esses problemas, é fundamental que você trabalhe na comunicação sob duas perspectivas diferentes.

A primeira delas é a cultural: é preciso reforçar os valores da empresa e os laços entre os colaboradores e gestores. Além dela, também temos a perspectiva tecnológica, ou seja, você deve fornecer as ferramentas necessárias para que a comunicação seja realizada.

3. Invista no marketing de incentivo

Incentivar os colaboradores sempre é uma boa forma de motivar a equipe. Por isso, estratégias como o marketing de incentivo costumam apresentar excelentes resultados para o empreendedor. Basicamente, esse tipo de ação tem como objetivo o engajamento dos profissionais. Um exemplo são as viagens de incentivo.

Nesse cenário, é fundamental avaliar se esse tipo de ação realmente interessa aos colaboradores. Para isso, avalie o perfil e, principalmente, descubra o que esperam da sua organização e das suas ambições para o futuro.

4. Seja um verdadeiro líder

Por fim, é fundamental destacar a importância das lideranças quando o assunto é o motivacional do time. É trabalho do líder promover a integração de todos os colaboradores e criar um ambiente harmônico, em que todos caminhem no mesmo sentido. Além disso, ele também deve agir como um verdadeiro coach, auxiliando os profissionais a extraírem o seu potencial máximo.

Em outras palavras, é preciso abandonar agora mesmo a postura do líder autocrático, em que a integração entre o gestor e o colaborador é nula. O ideal é participar ativamente da rotina justamente para identificar problemas e guiar todos.

Motivar a equipe deve ser uma prioridade na sua gestão. Como vimos, esse é um dos principais fatores que aumentam a produtividade. A lógica fordista pode ter funcionado em um passado longínquo, mas, hoje, a realidade é completamente diferente, principalmente quando consideramos as gerações Y e Z, que exigem cada vez mais das organizações.

E aí? Gostou do nosso post de hoje? Para você, qual é a melhor estratégia para motivar a equipe? Conta pra gente nos comentários.

Quer compartilhar?