Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Porque ter um site responsivo ?

Internet Leia em 3 minutos

Você, com certeza, acessa diversos sites da internet a partir do seu celular, mas já parou pra pensar que o seu público também possui este hábito?

Cada vez mais, os smartphones tomam conta do nosso dia a dia. No entanto, ainda temos páginas na web que foram feitas pensando nas características de computadores. Ao tentar abri-las no celular, nada parece funcionar corretamente e o layout fica quebrado. Este cenário afasta as pessoas, que preferem os chamados sites responsivos.

Este tipo de página se adapta a qualquer tipo de dispositivo e proporciona a melhor experiência para os usuários. Assim, gera mais sucesso para a empresa por trás daquele site. Se este é o seu objetivo, por que não reformular a sua presença digital para algo alinhado com as expectativas do seu público?

O que é um site responsivo?

A forma como interagimos com a tecnologia está em constante mudança. E, assim, ela própria também passa por modificações. Hoje em dia, é difícil ver na rua alguém que não esteja segurando o seu smartphone enquanto consome conteúdo da internet. Foi por conta deste novo cenário que os sites da web passaram a se adaptar para serem acessados de maneira bem-sucedida por dispositivos com telas menores.

O objetivo é oferecer ao usuário de celular os mesmos recursos que ele teria ao abrir o site usando o computador. Nada de restringir funções ou simplesmente exibir a mesma visualização de desktop: a experiência positiva do público deve ditar os rumos do projeto. Não importa se o seu visitante está usando smartphone, tablet, ou conectado a uma rede Wi-Fi ou 3G, por exemplo.

O conceito de site responsivo redistribui os elementos gráficos de um site para se adaptar a múltiplos formatos de tela. O resultado é uma apresentação igualmente útil ao usuário, que tem acesso a todo o conteúdo de maneira atraente e funcional. Também são incluídos recursos que proporcionam uma experiência melhor a quem usa conexões mais lentas, como as de dados móveis.

Por que a sua empresa precisa de um site responsivo?

Se um site está na internet, o seu objetivo deve ser, entre outros, receber visitas. Então, é de grande importância que esteja sempre se adaptando às novas tendências de comportamento da web.

O crescimento no número de acessos via smartphones e demais aparelhos móveis já chamou a atenção do Google, que começou a dar destaque a sites responsivos entre os resultados de buscas.

Aliás, o próprio buscador divulgou estes dados: em 2015, a maioria das pesquisas foi feita a partir de celulares, que ultrapassaram os computadores pela primeira vez. Portanto, se o site da sua empresa apenas funciona bem em um desktop, está mais do que na hora de reformular a sua presença online. Você certamente está perdendo negócios para seus concorrentes.

Além disso, pesquisas indicam que, se um site não carrega rápido, o usuário logo desiste dele e parte para outro. Boa parte do conceito de design responsivo diz respeito a proporcionar uma experiência positiva, e isso inclui otimizar os recursos das páginas para que abram rapidamente.

O acesso facilitado a partir de celulares traz novidades bem atraentes para o seu negócio: o seu visitante pode, com um toque, ligar para a sua empresa. Esta ação não seria possível em um computador convencional.

Já se convenceu sobre a importância de um site responsivo? Se sobrou alguma dúvida, basta deixar a sua pergunta na nossa seção para comentários.

Quer compartilhar?