Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

O que é CRO e por que investir nisso?

Internet Leia em 5 minutos

Seu principal objetivo é conquistar maior visibilidade do seu público-alvo, estar à frente da concorrência, criar um site de sucesso que seja capaz de converter um número significativo de visitantes em clientes?

Então, você precisa saber, urgentemente, o que é CRO e como ele pode ser importante para a otimização da taxa de conversão do seu site e alavancar os resultados do seu negócio.

O que é CRO?

Se você é um daqueles empresários curiosos que vive buscando informações nos vários canais de comunicação da internet, provavelmente já deve ter se deparado algumas vezes com essa sigla. Porém, nosso objetivo nesse post é mostrar um pouco além do que você já viu por aí.

Aqui, iremos aprofundar no assunto e revelar como o CRO realmente funciona na prática.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: a sigla CRO significa “Conversion Rate Optimization”, que em português pode ser traduzida para “Otimização da Taxa de Conversão”. Ou seja: CRO nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem como foco o aumento da taxa de conversão das páginas do site de sua empresa.

O que isto quer dizer na prática?

Bem, o que queremos dizer é que as técnicas de CRO são aplicadas para orientar o usuário dentro do seu site, levando-o a concluir a ação que você deseja, como fazer um cadastro, visualizar um produto ou mesmo realizar uma compra.

As técnicas de CRO são totalmente voltadas para o comportamento e experiência do usuário no site. Toda sua movimentação é minuciosamente analisada, ou seja, a forma como ele navega, enxerga e manipula o seu site servirá como informação para que você possa lapidar e otimizar melhor suas páginas, visando sempre o aumento da taxa de conversão.

Qual é a importância do CRO para uma organização?

1. Aumenta a taxa de conversão, o ROI e a rentabilidade da empresa

As técnicas de CRO, quando aplicadas de forma bem planejada, servem para beneficiar e ampliar a performance do site de uma empresa, aumentando a taxa de conversão sem que, necessariamente, seja preciso aumentar o tráfego de visitantes – o que, consequentemente, evita mais custos e ainda ajuda a elevar o ROI e a rentabilidade do negócio.

Muitos entendem que CRO é uma métrica que serve para mensurar o número de vendas, mas desde já esclarecemos que não é este seu objetivo principal. Uma boa análise do seu site pode revelar alguns pontos fracos que estejam impedindo a conversão de mais clientes e, logicamente, mais vendas. O CRO entra como uma ferramenta para “consertar” as falhas encontradas.

Tudo é feito a partir de testes bem-estruturados e análises de resultados que fornecem feedbacks que auxiliam na melhoria das ações e otimizações do site, para que este passe a ser mais rentável para a empresa.

2. Auxilia na segmentação de clientes

Quando trabalhamos de forma correta na otimização de um site, conseguimos atrair os clientes certos – e as técnicas de CRO servem, essencialmente, para isso. Elas ajudam a converter aqueles usuários que irão se interessar pelos produtos ou serviços que sua empresa está oferecendo.

Seus esforços de marketing serão mais bem-direcionados e seu público será segmentado de forma mais precisa, evitando desperdício de tempo com curiosos que apenas passam pelo seu site sem ter nenhum interesse pelo que sua empresa oferece.

Uma sugestão para ajudá-lo na otimização do seu site é utilizar os dados armazenados dos clientes que já possui, pois é muito mais simples se comunicar com pessoas já engajadas com seu produto ou serviço.

Portanto, se sua empresa possui data services, por exemplo, por que não aproveitá-lo para gerar tráfego qualificado para seu site? Afinal, são clientes que você conhece e que também já sabem sobre o seu negócio.

3. Evita gastos desnecessários com a aquisição de clientes (CAC)

O uso de boas técnicas de CRO em um site reduz drasticamente os custos com a aquisição de clientes (CAC).

É muito importante saber disso, pois, na maioria das vezes, gastar mais para aumentar o número de clientes não é a melhor solução para uma empresa. Isto porque a deficiência pode estar no seu funil de vendas e uma simples estratégia de CRO pode solucionar o problema.

Se você souber capitalizar o tráfego que já possui, significa que não será necessário um investimento maior em dinheiro para obter mais visitantes, pois a própria otimização já conseguirá manter seus clientes atuais – e como sabemos, nutrir um cliente já existente é muito mais barato do que atrair novos, não é?

4. Ajuda a dominar o seu nicho de mercado

Com tanta concorrência no mercado digital, a cada dia que passa fica mais difícil se destacar entre os demais, portanto, o CRO é o “pulo do gato” para qualquer empresa que deseja ampliar sua taxa de conversão e dominar o seu ramo de negócio.

Quanto maior sua taxa de conversão, mais lucro terá e mais poderá investir em técnicas de otimização, como em novas estratégias de SEO, por exemplo. Assim, quando menos esperar, já estará convertendo mais clientes qualificados para o seu site e ganhando mais espaço no mundo on-line.

Qual é a importância dos testes A/B ou multivariados (MVT) para sua estratégia de CRO?

Antes de adaptar as técnicas de CRO ao seu site é sempre bom realizar alguns testes, pois isso pode evitar mudanças que sejam mais prejudiciais do que benéficas para ele.

Os testes mais comuns, neste caso, são os chamados testes A/B ou multivariados (MVT). Nos testes A/B a estratégia é colocar duas versões de uma mesma landing page, por exemplo, para serem testadas, sendo que aquela que obtiver maior taxa de conversão será a ideal para o site.

Já os testes multivariados (MVT) referem-se à combinação de muitas variáveis que podem ser testadas ao mesmo tempo, como o Call To Action, títulos da página, cores dos botões, planos de fundo, distribuição dos itens de navegação, entre outros que podem variar muito de negócio para negócio.

Enfim, para terminar o assunto sobre o que é CRO, gostaríamos de enfatizar que, embora suas técnicas sejam bastante eficientes para a otimização do site de uma empresa, ele não precisa ser sua única estratégia para aumentar a taxa de conversão. O CRO pode ser juntamente utilizado com outras estratégias de SEO para ajudar a converter clientes em outros canais de comunicação, como as redes sociais.

Gostou do nosso artigo? Temos muito mais informações para você! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro das novidades — Facebook, LinkedIn e YouTube.

Quer compartilhar?