Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Marketing Digital x Tradicional: entenda as diferenças

Comunicação, Internet Leia em 3 minutos

A internet mudou drasticamente a maneira como as pessoas se relacionam. Essas relações incluem as interações entre pessoas, mas também aquelas que envolvem indivíduos e organizações, como empresas por exemplo. Isso quer dizer que ela também veio para mudar a forma como as pessoas consomem e, principalmente, a maneira como buscam produtos e serviços para satisfazer suas necessidades. Neste contexto, surgiu uma metodologia de comunicação que adaptou os conhecimentos do marketing para o ambiente da web: o marketing digital.

Se existem alterações do lado dos consumidores, naturalmente tornam-se necessárias mudanças também na forma como as empresas se posicionam no mercado e investem em marketing e em vendas. Foi a partir desta necessidade que surgiu o marketing digital, como uma maneira de adaptar os conhecimentos do cenário offline para o mundo online.

Neste post, vamos mostrar a você as diferenças entre as duas metodologias e quais as vantagens que justificam o seu investimento no digital. Vamos lá!

Custo e retorno sobre investimento

A primeira diferença entre as duas formas e que é mais facilmente visível, sem dúvida, é a parte que diz respeito ao orçamento e ao seu aproveitamento. Se pensarmos em uma lógica offline, as opções de iniciativas de marketing possíveis em geral envolvem um alto investimento, como mídia exterior e TV, por exemplo. Nestes casos, o custo é alto, o que torna a mídia pouco acessível.

No caso da internet, as plataformas de marketing são construídas de forma que as possibilidades sejam mais amplas e adaptáveis. Isso significa que a plataforma se adapta à realidade do orçamento da empresa, e não o contrário. No fim do mês, o resultado das campanhas é um retorno sobre investimento muito mais eficiente e mensurável.

Mensuração dos resultados

Falando em resultados e retorno sobre o investimento, a possibilidade de mensuração total dos resultados é uma das vantagens também das mais visíveis entre as duas modalidades de marketing.

Na internet, tudo pode ser mensurado, desde o clique em um banner até o tempo gasto pelo usuário em uma página de seu site. Isso significa que a mensuração dos resultados pode ser muito mais exata, mostrando exatamente em qual iniciativa está sendo investida cada parte de seu orçamento.

Interatividade e proximidade com o público

Especialmente por conta das redes sociais, a internet permite que sua empresa fique muito mais próxima de seu público durante uma campanha. A vantagem não é só a possibilidade de conseguir responder a comentários imediatamente, mas também poder observar seu público e obter ideias de como melhor atendê-los. No marketing tradicional, isso é praticamente impossível.

Limites geográficos e visibilidade de marca

O marketing tradicional necessariamente envolve a localização da empresa e, possivelmente, o entorno dela. No marketing digital, não existem limites geográficos: sua empresa pode anunciar para clientes de qualquer lugar do mundo, com o mesmo esforço! Ou seja, muito mais alcance e visibilidade para sua marca.

Segmentação do público-alvo

No ambiente digital, as pessoas compartilham dados pessoais, gostos, hábitos de compra, opiniões, hobbies, trabalhos e muito mais. Todas essas características compiladas auxiliam sua empresa a conseguir executar uma segmentação de público-alvo mais direcionada e eficiente. Campanhas que vão muito além dos “homens, classe AB, 25+” tão comuns em estratégias de marketing tradicional.

Apesar das diferenças, acreditamos que o marketing digital e o tradicional podem tranquilamente caminhar juntos rumo a um mesmo objetivo. Quer ficar por dentro de tudo o que publicamos aqui? Clique aqui e assine nossa newsletter!

Quer compartilhar?