Como o logotipo pode criar uma relação com clientes?

Comunicação Leia em 6 minutos

Em um mercado cada vez mais competitivo, em que marcas e produtos surgem todos os dias disputando a atenção do consumidor, fazer com que sua marca e produtos sejam a opção número 1 do público é vital para o sucesso de seu negócio. Criar relação com clientes é essencial para que os produtos ou serviços que você ofereça sejam prioridade.

Com o uso das redes sociais, a comunicação com o público se tornou parte fundamental de qualquer estratégia de vendas. Não se pode apenas colocar um produto nas prateleiras e esperar que o consumidor escolha entre outras dezenas de opções semelhantes.

Mesmo que seu produto tenha qualidade superior, se o seu cliente não se lembrar dele na hora de efetuar uma compra, ele não vai comprar.

Desenvolver relação com clientes

Criar uma identidade visual para seu negócio é o primeiro passo para desenvolver relação com clientes, especialmente para companhias que estão entrando no mercado e querem se apresentar da maneira correta. A primeira impressão é a que fica, e o logotipo é o primeiro passo. Ele vai ser a assinatura de sua empresa, e se bem elaborado pode transmitir profissionalismo e credibilidade.

Retardar a criação de um logotipo pode ser um erro

Devido a orçamentos apertados no início das operações, pequenas empresas tendem a retardar a criação de uma identidade visual, e acabam se esquecendo de que ela pode ser fundamental na atração de novos clientes.

Um cartão de visitas criativo, com um logotipo bem elaborado, pode ser tudo o que seu cliente precisa para, à primeira vista, ter confiança na sua empresa e enxergá-lo como um verdadeiro profissional.

Contratar profissionais

Usar logotipos que não sejam feitos por profissionais capacitados para entender sua empresa e o conceito que se deseja transmitir ao cliente pode ser extremamente prejudicial para qualquer marca. Seu logotipo é peça chave na comunicação visual de sua empresa e nos laços que ela criará com os seus clientes, e você quer ter certeza de que esses laços serão fortes e duradouros.

Usar trabalhos feitos por não profissionais pode mostrar que você não está preparado para competir no mercado com igualdade. Por que o cliente deveria escolher o seu produto quando o do concorrente parece melhor? É preciso muito estudo e trabalho para criar um logo que transmita a seus clientes tudo aquilo que define sua empresa e somente profissionais capacitados podem garantir esse resultado.

Lembrar que seu logo deve traduzir a sua empresa e seus valores

Um logo pode incorporar elementos de seus produtos, como elementos da natureza, se você possui uma marca que trabalha com produtos naturais, ou se possui uma política de respeito ao meio ambiente, por exemplo.

Se deseja transmitir a ideia de que sua empresa é rápida e ágil em resolver os problemas de seus clientes, pode optar por elementos da natureza que transmitam essa sensação de velocidade, como raios.

Se seu produto possui algum ingrediente especial, ele pode ser incorporado em seu logo para que seu cliente saiba logo de cara o que está adquirindo. O ponto aqui é mostrar que seu logo é profundamente centrado em transmitir ao cliente a personalidade, a ideia, os valores de sua marca. Seu cliente deve olhar para ele, identificar-se com ele, aprender a identificar seu produto ou serviço nesse logo, e aí aprender a distingui-lo na multidão.

É essencial que toda sua identidade visual, e principalmente seu logo, seja capaz de criar uma conexão emocional com os consumidores. Essa conexão emocional facilita a associação rápida das necessidades do cliente com sua marca, resultando na fidelização.

Saber que escolhas inteligentes de design são fundamentais

Imagine a situação: um cliente precisa urgentemente de um produto, mas não conhece uma marca que forneça esse produto. Quando pede uma indicação para um amigo, esse amigo não se lembra do nome específico da marca, mas lembra de um logo que tinha um desenho específico ou um símbolo fácil de identificar — “não tem erro, você vai encontrar facilmente”, ele diz. Esse tipo de situação tem que ser levado em conta na hora da criação do logo.

Situações como essas acontecem o tempo todo, e é assim, com esse boca a boca, que seu produto cresce e suas vendas aumentam. E para que ele aconteça, seu produto, seu nome ou a imagem dele têm que estar na cabeça do consumidor.

Eles têm que ser reconhecíveis. Elementos exagerados ou que pouco tem a ver com seu produto ou serviço não vão cumprir com o papel do logo, que é tornar sua marca facilmente reconhecível.

Por isso, nunca é demais frisar que um profissional capacitado, e somente ele, é capaz de entregar um resultado garantido quando o assunto é a criação de um logo.

Prezar pela estabilidade e pela longevidade de sua identidade visual

A estabilidade visual de sua marca também é importante, principalmente para mostrar aos clientes que você se preocupa com todos os detalhes. É fundamental ao criar um logotipo, certificar-se de que ele poderá ser utilizado por muito tempo, exatamente porque o intuito dele é ser uma marca registrada de sua empresa. Mudar constantemente de identidade visual pode transmitir a ideia de instabilidade na direção dos seus negócios.

Um cliente em potencial pode encarar isso como falta de atenção e cuidado com seu negócio, e colocar em dúvida o seu profissionalismo. Usar um logo no seu cartão de visitas, outro nas suas redes sociais e outro em seu site, por exemplo, pode gerar estranheza e mostrar falta de atenção.

Conquistar seu espaço no mundo digital

Redes sociais e um site bem construído também beneficiam muito a divulgação de sua empresa. A internet é hoje o maior meio de propagação existente, e é fundamental que seu negócio tenha uma boa estratégia de marketing digital. Quando um cliente quiser saber de sua empresa, sua imediata fonte de buscar vai ser o Google, e é importante que ele tenha um lugar confiável para encontrar todas informações possíveis sobre o seu negócio.

Um site institucional é diferente de uma loja virtual. Site institucional é onde o cliente vai encontrar todos os dados de sua empresa, os serviços que ela presta, os produtos que disponibiliza, como entrar em contato e onde achá-la. Uma loja virtual é onde o cliente compra seus produtos, diretamente no site.

Um e-mail com domínio próprio — @suaempresa.com.br — também é fundamental para passar a imagem de uma empresa independente e confiável. Seu logo vai ser a base do design de seus perfis, criando uma familiaridade do cliente com sua marca.

São muitos os requisitos a que um logo deve atender. Seu desenho, a combinação de traços, conceitos e cores, todos esses elementos devem ser incorporados em um design de fácil entendimento e assimilação, para que o logo seja eficaz, reconhecível e simples. Não são poucos os requisitos, e muito menos fácil a execução dessa tarefa, mas com estudo, dedicação e profissionais capacitados, sua empresa só tem a ganhar com esse investimento.

Gostou do nosso post? Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre a importância de um logo na criação da relação com clientes. Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para espalhar conhecimento.

Quer compartilhar?
  • imagem empreendedor escalando montanha
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: