Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Criar uma logomarca: Por que contratar um designer?

Comunicação Leia em 5 minutos

Criar uma marca forte para o seu negócio é um dos objetivos de todo empreendedor. Todos sabem que para alcançar essa meta é necessário muito trabalho e cuidado com as ações diárias da empresa. É exigido, também, um esforço de marketing para garantir que essa imagem de comprometimento chegue ao público.

Tudo isso pode e deve ser traduzido para a linguagem do consumidor por meio da criação de elementos gráficos que compõem a identidade visual de uma empresa. A logomarca é o elemento principal dessa identidade.

Por isso, neste texto, vamos falar sobre a importância da logomarca de uma empresa e mostrar porque é essencial contratar um designer profissional para desenvolver esse trabalho. Interessado no assunto? Então, continue a leitura!

A logomarca é a assinatura da empresa

Em todos os locais em que seu negócio marcar presença, a logomarca da empresa estará lá, assinando contratos, embalagens e materiais de publicidade, por exemplo. É, quase sempre, o elemento que promove o primeiro contato da sua empresa com o público, proporcionando sua identificação.

Por conta disso, é de extrema importância que a sua logo seja criada de maneira a transmitir a imagem da empresa, da forma como você planeja projetá-la para o seu público-alvo. A sua logomarca não pode ser apenas uma representação gráfica atraente, ela precisa ter um conceito e comunicar isso para quem a observar.

Esse não é um trabalho construído, exclusivamente, dentro de um programa de computador. Ele é iniciado bem antes, em um processo minucioso que só os designers profissionais costumam levar em consideração.

É uma criação que exige conhecimento prévio e planejamento

A construção de uma logomarca demanda do profissional responsável uma análise do empreendimento que a encomendou. É importante levar em consideração fatores como as características da empresa e do público-alvo, o mercado no qual está inserida, os objetivos de comunicação, entre outros aspectos que darão base para criar e posicionar uma marca.

Esse esforço, anterior à criação da logomarca propriamente dita, é ignorado, muitas vezes, por designers amadores e empresas que abrem mão do planejamento na criação de suas identidades visuais.

Esse é um erro que os verdadeiros profissionais do design gráfico resolvem por meio da utilização de uma etapa chamada briefing, que pode ser resumida como uma ordem de serviço, que contém todas as informações citadas anteriormente e outras mais que o designer considerar necessárias para a criação de uma peça gráfica.

Isso vai garantir que o resultado final seja uma logomarca eficiente para o marketing da empresa, e não apenas mais um desenho bonito nas propagandas.

É a base da identidade visual do negócio

Em todo o trabalho de criação de uma identidade visual para um empreendimento, o ponto inicial deve ser a elaboração da logomarca. Ela vai ser a base para todo o processo porque concentra o conceito por trás da combinação de elementos que traduzem os valores e objetivos da empresa.

Portanto, o ideal é que a criação da logo e do restante da identidade visual sejam desenvolvidos por um mesmo profissional ou grupo de designers, tudo de uma só vez. Isso vai garantir o alinhamento de todos os elementos da identidade visual.

Em um processo contínuo de criação dessa identidade, os produtores do trabalho terão condições de fornecer um manual da marca, reunindo em um só trabalho as peças gráficas, as definições de padrões de cores, e regras de utilização e aplicação da logomarca. Tudo premeditado com o objetivo de comunicar o conceito da marca na prática, em qualquer tipo de divulgação.

Designers profissionais são capacitados para esse trabalho

Agora que já apontamos o que é preciso ser desenvolvido, é hora de falar sobre quem pode oferecer esses serviços com eficiência.

Criar uma peça gráfica qualquer é diferente de desenvolver uma logomarca. Por isso, para esse tipo de tarefa, você deve apostar em um profissional que tenha não só conhecimentos práticos de design gráfico, mas, também, recursos para as produções e conhecimento de marketing e estética.

Além da formação acadêmica ou técnica, designers profissionais contam com ferramentas, como computadores e softwares mais avançados, o que, aliado com o conhecimento estético, certamente vai proporcionar resultados mais diversificados e atraentes.

Eles também serão mais capazes de traduzir os objetivos de marketing propostos no briefing em materiais publicitários efetivos, pois estarão, a todo momento, desenvolvendo os elementos gráficos pensando no efeito que terão na comunicação da empresa.

É o início de uma relação duradoura e eficiente

Profissionais do design terão a capacidade de oferecer às empresas não só uma logomarca e uma identidade visual, mas toda uma estrutura para criações consistentes de materiais de publicidade.

Ao contratar uma pessoa de forma avulsa para produzir uma logomarca, e não um designer profissional, você pode abrir mão não só de um resultado melhor para aquele trabalho, mas de toda uma relação estável entre a sua empresa e um profissional capaz de atendê-la nas mais variadas demandas de comunicação e marketing que envolvem produção gráfica.

Desenvolver uma logomarca com um profissional vai garantir que você tenha suporte para ações futuras que envolvam essa peça gráfica, vindo de alguém que pensou, desde o início, a aplicabilidade da logo e a possibilidade do desenvolvimento dos demais elementos para a criação de uma identidade visual completa.

Delegar essa tarefa a prestadores de serviços gráficos avulsos, em diferentes estágios, dificultará a consistência da sua comunicação, pois alguém que receber uma peça pronta, feita por outra pessoa, dificilmente vai conseguir manter o padrão já estabelecido, o que pode trazer danos irreparáveis para a sua marca.

Por isso é tão importante contar com profissionais qualificados e empresas de comunicação e publicidade especializadas na criação da logomarca de uma empresa.

No entanto, você não precisa encarar essa escolha como um obstáculo em relação a custos e planejamentos volumosos. Se o seu empreendimento precisar de ajuda nesse sentido, você pode contar com os serviços da Feijão com Arroz! Nós oferecemos uma solução para as suas carências de comunicação com o seu público, ofertando serviços essenciais e bem direcionados, com baixo custo e rapidez na execução.

Entre em contato conosco para que possamos analisar a melhor maneira de atender às demandas do seu negócio!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: