Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Como posso empreender?

Empreendedorismo Leia em 5 minutos

Insatisfação no trabalho, ideias fervendo na cabeça, vontade de liderar seu próprio negócio ou até por necessidade diante do desemprego. São diversas as motivações que impulsionam os empreendedores a arriscar e dar os primeiros passos rumo à abertura de seu negócio.

Você se insere em algum destes contextos e está pensado em entrar no barco dos que empreendem, mas ainda possui diversas dúvidas e inquietações que o impedem chegar mais perto desse sonho? Então, confira algumas dicas para começar a empreender e os principais passos para que sua ideia de negócio tenha sucesso.

É importante lembrar o quão importante é você estar antenado em cursos e em conteúdos que proporcionem um aprimoramento das principais habilidades do perfil empreendedor. O sucesso do negócio está, principalmente, em suas mãos, por isso, você precisa estar sempre em busca de novos conhecimentos que impactem positivamente seu negócio.

Descubra qual negócio empreender

Muitos não sabem nem por onde começar, porém é importante levantar as demandas de mercado, seus conhecimentos sobre determinada oportunidade e sua afinidade com o produto/serviço do negócio.

Muitos especialistas apontam a importância de encontrar algo que goste, pois, se não o fizer, pode acabar se frustrando tanto quanto no trabalho anterior que te motivou a ir para novos rumos.

É importante avaliar e ponderar todos estes pontos, já que, quando eles estão em harmonia, há muito mais chances de sucesso.

Valide sua ideia

É muito importante que você avalie as reais necessidades do mercado. Para isso, é necessária a realização de pesquisas de mercado que incluam sondagens com possíveis clientes e também a análise da concorrência.

Para dar mais peso à sua análise com os clientes, desenvolva pesquisas que permitam compreender se o cliente necessita do produto/serviço que pretende desenvolver, se ele compraria, quanto ele pagaria por isso, se ele faria alterações naquilo que está sendo proposto.

Ao propor a validação da sua ideia, muitas mudanças podem surgir, orientando seu negócio para um caminho mais rentável e com maior retorno.

Estabeleça um conceito

Na criação de um negócio, o empreendedor precisa ter claro para si e para sua equipe como a empresa gostaria de ser vista por seus públicos e o que a empresa almeja. Nessa direção, é preciso pensar no nome do negócio, nos princípios, nos valores, na missão e na visão.

Com esses direcionamentos, é possível traçar estratégias que contribuam para chegarem cada vez mais perto do que planejaram como sendo ideal para o negócio. Lembre-se: venda valor e não somente preço.

Invista em planejamento

A todo momento, em todas as esferas da nossa vida, ouvimos falar da importância do planejamento, na vida pessoal e na vida profissional. Para empreender, não é diferente. É importante se atentar aos detalhes ao elaborar um planejamento, incluindo todas as etapas que devem ser seguidas e as metas que precisam ser alcançadas para que o negócio prospere.

Com um plano de negócios, é possível se orientar para tomar as decisões com mais embasamento e segurança, avaliando tudo o que já foi feito e o que foi determinado para o futuro.

Reveja suas finanças

Ao fazer seu plano de negócios, é importante delimitar o quanto você pode investir. Em um empreendimento, são necessários diversos investimentos para que ele possa começar a funcionar: desde identidade visual até mesmo softwares para gerir suas vendas, seus clientes, entre outras necessidades que se adaptam a cada negócio.

Além de determinar o investimento, é importante ter em mente qual o prazo que pretende ter retorno sobre o que foi investido, se você possui outras fontes de renda que podem sustentá-lo até que obtenha retorno em sua nova empresa.

Grande parte dos negócios acabam dando errado, pois os donos não fazem a previsão desta margem. Esse é um dos erros que ocorrem com bastante frequência no mundo do empreendedorismo. Por isso, fique ligado!

Estabeleça uma rede de contatos

O bom e velho networking é muito importante nesse processo. Converse com que tem experiência com o empreendedorismo, procure pessoas que possam colaborar com conhecimentos diferentes dos seus e contribua para deixar a ideia mais elaborada.

Nessa etapa de criação, os olhares diferentes de pessoas distintas contribuem para descobrir caminhos que para o dono ainda não eram possíveis. Essa rede de contatos não é só importante nessa fase e sim em todo o momento da vida de empreendedor — ela pode ajudar a encontrar clientes, fornecedores, parceiros e muito mais.

Acostume-se com o risco e com o erro

Empreender é se arriscar. Há diversas formas de analisar os cenários para fazer as decisões mais adequadas, porém você nunca terá 100% de certeza sobre um passo decisivo em seu negócio.

Por isso, se está disposto a empreender, é importante que saiba que nunca estará totalmente seguro das decisões e que você pode errar nas escolhas. Entretanto, isso não é nenhum insucesso. Muito pelo contrário: isso faz com que você adquira experiência e aprenda para que, nas próximas situações, o risco seja menor e a possibilidade de erro também.

Dê a partida

A partir de todos os estudos e de todas as análises, faça sua decisão. Coloque sua ideia no papel, faça seus planos, busque parcerias e comece a dar forma para seu negócio! Você ainda pode estar se perguntando se vale a pena, porém sua jornada está apenas começando e sempre há muito o que aprender.

As dicas para dar esse passo tão importante em sua vida não se esgotam por aqui. Por isso, é importante sempre se atentar a locais que possam te trazer conteúdo relevante para fortalecer sua ideia e o rumo do seu negócio. Quanto mais conhecimento, mais segurança para você e para a sua equipe pensar em estratégias mais adequadas para cada tomada de decisão.

Aproprie-se de todas as dicas deste post, reflita sobre sua atual situação, reveja suas ideias e pesquise. Empreender é uma forma de pensar e, por esse motivo, você deve se manter sempre em busca daquilo que seu negócio, o mercado, seus concorrentes e seu público pedem.

Se você já passou por essa etapa e quer compartilhar alguma dica, conta pra gente nos comentários. Se ainda está começando, compartilha suas dúvidas também.

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: