Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Como manter o foco do seu negócio mesmo em tempo de crise

Empreendedorismo Leia em 3 minutos

Uma crise econômica não deve significar, necessariamente, perdas para sua empresa. Ela pode, sim, funcionar como um momento de criar algo novo, de inovar. Isso exigirá algumas mudanças, mas com uma gestão focada isso pode ser feito, de maneira que a sua empresa seja beneficiada mesmo em tempos difíceis.

A seguir, descubra como manter o foco do seu negócio e vender na crise:

Foco no cliente

A velha máxima de que o cliente sempre tem razão deve ser utilizada na empresa e, principalmente, em tempos de crise econômica. Aposte em um diferencial para o seu negócio e transforme a experiência de compra de seus clientes, tornando todo o processo mais agradável, gerando valor ao seu produto ou serviço e, consequentemente, aumentando o seu ticket médio de vendas.

Para vender em tempos de crise, procure criar um ambiente acolhedor e invista no seu pós-venda, fidelizando clientes e melhorando o seu negócio como um todo. Dessa forma, você poderá mudar algo em sua equipe de vendas ou no ambiente da empresa, o que com certeza fará a diferença.

Investir naqueles que já fazem parte de sua carteira de vendas também pode trazer novos clientes, já que a propaganda indireta, afinal, a propaganda feita por quem já conhece a sua empresa é uma poderosa arma que qualquer empreendedor tem em mãos.

Invista em relacionamento

Já que o foco é o cliente, além do ambiente e da experiência de compras, invista no relacionamento com eles, desenvolvendo programas de desconto ou vantagens de acordo com o consumo de cada um deles.

Ofereça bônus, brindes ou condições diferenciadas de pagamento, frete grátis, para compras ou serviços complementares. No caso das empresas prestadoras de serviços, isso encanta e mantém o seu cliente, além de prospectar sua empresa no mercado.

Aumente sua atuação no mercado

Mesmo na crise, você deve pensar em prosperar. É necessário buscar outros mercados e novas formas de divulgar o seu negócio, para que ele fique conhecido por mais pessoas. Investir em uma identidade visual para sua empresa pode ajudar nesse processo: a modernização no logotipo, um design diferente para o cartão de visitas e até mesmo um novo website. Lembre-se de que estas mudanças não devem ser encaradas como gastos, mas como investimentos em seu negócio.

Além disso, não se esqueça de que, ao criar um website ou uma fanpage, é preciso dar atenção aos seus clientes, sempre respondendo (de forma educada) seus comentários. Esses feedbacks são valiosos, essenciais para a manutenção e crescimento de sua empresa.

Estude suas vendas

Faça um levantamento dos seus produtos ou serviços. Quais são os mais consumidos? Invista naqueles que não têm tanta saída, criando pacotes combinados, que podem divulgar sua empresa no mercado e alavancar suas vendas.

Tente mostrar os diferenciais de seus produtos e/ou serviços, e as possíveis vantagens de se comprar de forma combinada. É preciso ser criativo e mostrar o que você possui de melhor em sua empresa.

Invista na sua equipe de vendas

Em tempos de crise, é comum que os vendedores fiquem apreensivos e até mesmo apáticos. Procure sempre conversar com eles e incentivá-los, demonstrando a importância que eles têm para o negócio e que, juntos, vocês poderão atravessar o momento de turbulência.

O trabalho em equipe é importante e, para vender mais em tempos de crise financeira, ele é primordial. Portanto, invista em seu pessoal e aposte em uma relação mais próxima e incentivadora.

E você, como faz para manter o foco do seu negócio mesmo em tempos de crise? Deixe um comentário e compartilhe as suas experiências com a gente!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: