Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

5 técnicas para aumentar as vendas da empresa com e-mail marketing

Internet Leia em 5 minutos

Todo empresário deseja ter uma empresa rentável e, para isso, precisa aumentar as vendas. Porém, essa não é uma tarefa fácil e exige certa dose de planejamento e esforço.

Nesse processo, o marketing digital pode ser um excelente mecanismo para captar novos clientes e se relacionar com aqueles que já chegaram até a sua empresa.

Dentre as estratégias de marketing digital, o e-mail é uma das mais rentáveis. De acordo com dados da Convince and Convert publicados pela UOL, o envio de e-mail tende a aumentar em 138%.

Além disso, o portal, em outra pesquisa, destaca que 61% das empresas obtêm até 20% do seu faturamento por esse canal de comunicação.

Se ainda não está convencido da importância dessa estratégia, confira esses outros dados sobre e-mail marketing publicados pela Rock Content:

  • 81% dos consumidores online que recebem e-mails baseados em hábitos de compra demonstrados anteriormente possuem mais probabilidade de realizar outras campanhas no futuro;
  • um e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter;
  • quando se trata de compras realizadas como resultado direto de uma mensagem de marketing, o e-mail possui maior taxa de conversão (69%) que redes sociais e outros canais offline;
  • 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por e-mail do que via redes sociais.

Portanto, se não está explorando esse mecanismo de comunicação, divulgação e relacionamento, está na hora de começar uma campanha de e-mail marketing. Essa estratégia pode ser o que está faltando para aumentar as vendas da sua empresa.

Neste artigo, separamos algumas técnicas que podem te ajudar nesse processo. Ficou curioso? Então confira os próximos parágrafos!

1. Atraia pessoas para a sua lista

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: jamais compre listas de contatos prontas. Todo mundo odeia receber mensagens sem autorização e, quando isso acontece, o destino certo de quem faz isso é a caixa de spam. E um e-mail marcado como spam não traz resultados.

Mas, para fazer uma estratégia de e-mail marketing é preciso ter contatos. Por isso é necessário realizar um trabalho de atração de pessoas para a sua lista de e-mails.

Uma opção é criar uma lista de cadastro para que os seus possíveis clientes insiram suas informações e autorizem o recebimento das suas mensagens. Assim, quando receberem seus e-mails, eles estarão cientes de que permitiram isso.

É interessante oferecer sempre algo em troca desses dados. Podem ser materiais informativos, como e-books; cupons de descontos em produtos ou serviços; dentre outras possibilidades que podem ser usadas pela sua empresa.

2. Divida sua lista por categorias

Para que a sua estratégia de e-mail marketing funcione é preciso ter certeza de que a sua mensagem está chegando para as pessoas certas. Esse cuidado ajuda a garantir um maior número de conversão em suas campanhas de divulgação.

Assim, é importante dividir a sua lista de contatos com base nos interesses das pessoas, afinal, ninguém quer ler ou receber conteúdos que não achem pertinentes. Esse procedimento ajuda a aumentar a taxa de abertura da mensagem e aumenta as chances de ter uma campanha de sucesso.

Dessa forma, crie mecanismos que possam separar seus contatos conforme os seus interesses e só envie e-mails para quem deseja receber aquele conteúdo. Além de melhorar a sua performance, ainda contribui para que o seu número de assinantes não diminua.

3. Personalize todos os e-mails

Ainda segundo os dados compilados pela Rock Content, as taxas de abertura e cliques aumentam quando o nome do destinatário é utilizado no assunto. Apesar dessa informação, 70% das empresas que utilizam e-mail marketing não costumam personalizar as suas mensagens.

Portanto, faça parte dos 30% que buscam demonstrar para os seus clientes – costumeiros ou em prospecção – que eles são especiais. E a personalização dos e-mails é o primeiro passo para construir essa imagem junto aos consumidores.

Para personalizar e-mail é necessário coletar os nomes de seus contatos, então certifique-se de fazer isso na hora de captar os dados deles. Além disso, jamais assine as mensagens como a sua empresa, opte sempre por colocar o seu nome ou de algum colaborador.

4. Mantenha a mensagem consistente

Uma empresa, quando realiza uma campanha de e-mail marketing, faz uma promessa para os seus clientes, seja a oferta de um desconto, uma condição especial de contratação de serviço ou disponibilização de um material com conteúdo relevante.

Porém, se uma pessoa abre o e-mail e não encontra aquilo que foi oferecido logo no assunto, ela certamente ficará descontente com a empresa, não clicará na mensagem e existe uma possibilidade grande de ela deixar de assinar a sua newsletter.

Para construir uma relação de confiança com seus clientes é preciso ser consistente nas mensagens que envia, manter as promessas feitas e sempre entregar um conteúdo relevante e de qualidade. Uma boa prática que ajuda a construir a reputação da sua empresa.

5. Analise o desempenho das suas campanhas

Mensurar resultados é de grande importância em qualquer estratégia de marketing. É a partir dessa análise que você saberá o que efetivamente deu certo e aquilo que não funciona. Assim, as suas campanhas ficarão cada vez mais eficientes e trarão ainda mais resultados.

O aumento das vendas só acontecerá com a evolução das suas estratégias e das maneiras como aborda seus clientes. Dessa forma, para conseguir sucesso, estabeleça objetivos e metas a serem alcançadas em cada campanha e quais as métricas serão usadas para mensurar os resultados.

Lembre-se sempre: à medida que você acerta e erra em suas campanhas você cria uma bagagem de conhecimento que facilita a criação de novas campanhas. Isso melhora a relação com os seus clientes corriqueiros e também a prospecção de novos consumidores.

Empresas que investem em e-mail marketing e se atentam às boas práticas dessa estratégia experimentam o crescimento de suas vendas e de sua base de clientes. Portanto, não deixe de apostar nesse recurso do marketing digital.

Gostou deste artigo sobre como uma estratégia de e-mail marketing pode colaborar para aumentar as vendas da sua empresa? Então divida o conhecimento e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: