Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Aprenda dar visibilidade na internet para um negócio sazonal

Comunicação Leia em 6 minutos

De fato, o calendário pode ser o melhor amigo da sua empresa. A partir dele, é possível garantir visibilidade na internet e ótimas chances de venda, o ano todo. Contudo, para aproveitar tudo que os negócios sazonais têm a oferecer, é preciso estar atento às oportunidades.

Então, quer saber como é possível lucrar com as datas comemorativas e efemérides? Pois você veio ao lugar certo! Separamos neste post as principais dicas para ajudar o seu negócio a usar a sazonalidade para se destacar. Continue lendo e descubra quais são elas!

Negócios sazonais: visibilidade na internet o ano todo

Pare para pensar sob o ponto de vista do consumidor. Já reparou como as datas comemorativas parecem nunca ter fim? Acabou carnaval, começou a páscoa. Depois, o coelhinho nem saiu e as mães já se tornaram foco. Depois, os namorados, os pais, as crianças… Num piscar de olhos chega o Natal.

Pode parecer que o tempo está correndo mais rápido, mas, na verdade, essa é uma estratégia que muitos negócios adotam para garantir visibilidade na internet e lucrar o ano todo.

É lógico que essa divisão estipulada é apenas um exemplo, que pode variar de acordo com a sua área de atuação e público. A questão é aprender a usar o calendário como uma ferramenta de marketing digital.

Ao definir campanhas aproveitando os negócios sazonais, você garante uma movimentação maior e campanhas que vão atrair mais clientes. Você pode tanto aproveitar épocas boas para potencializar as conversões quanto pegar períodos sem muita movimentação e dar um gás nas vendas. Ou seja: é difícil sair perdendo!

Planejamento, um aliado fundamental

Sem dúvida, o primeiro passo para garantir visibilidade na internet é planejar.

O interessante é estabelecer um período total para o seu plano (sugerimos um ano), os objetivos a se atingir e as métricas que você vai usar para avaliar o sucesso. Depois, identifique a sazonalidade da sua empresa.

Faça um estudo dos arquivos financeiros, identificando as épocas de maior e menor procura e vendas. A partir dele, você pode notar, por exemplo, que a sua sazonalidade não se refere às efemérides, mas pode estar localizada em um período de cada mês, ou uma estação do ano…

Invista também na pesquisa de mercado. Liste concorrentes diretos e indiretos que tenham uma boa presença online. Busque no site, no blog, em redes sociais e afins quais momentos em que há uma maior procura por parte do público, e se há um padrão temporal no lançamento de ações promocionais.

E, ao estabelecer os melhores momentos para a sua empresa lucrar, não se esqueça de separar um ou dois meses para organizar antes as ações. Tanto para o planejamento quanto para avisar seu público e dar tempo para que ele chegue até sua mensagem, antecedência é chave.

A importância de se conhecer (e muito bem) seu público-alvo

Até aqui, falamos sobre estabelecer objetivos e criar um calendário, mas, para conseguir dar visibilidade na internet a partir de um negócio sazonal, é essencial saber quem você quer conquistar. Por isso, não se esqueça do alvo!

Promova pesquisas de tempos em tempos, identificando — com a maior exatidão possível — os hábitos, as necessidades e os desejos do seu público.

Entenda que quem compra não quer apenas um produto ou serviço: ele quer resolver, e da melhor forma, um problema ou questão. Então, sabendo com quem você deve falar, fica muito mais fácil saber quais plataformas, linguagem e conteúdos deve oferecer para atraí-los.

A fidelização da clientela

Não adianta se esforçar para cativar o público sem ter políticas para mantê-lo. Afinal, são os consumidores fiéis que formarão a sua audiência online, prontos para te ajudar a conquistar visibilidade na internet.

Além disso, fidelizar uma clientela é bem mais barato do que buscar sempre por novos clientes. Portanto, promover uma experiência de marca positiva é fundamental.

Lembre-se de que no universo virtual, as moedas mais valiosas são os cliques, curtidas e compartilhamentos. Assim, estabeleça um relacionamento forte e duradouro com quem já elegeu sua marca como referência, para que nunca pense em mudar de empresa.

Também não adianta vender uma imagem e uma propaganda se ela não se concretiza na prática. Nesse sentido, o cuidado como o atendimento também deve ser uma preocupação para garantir visibilidade na internet.

Invista em treinamento para as equipes de atendimento (on e offline) e garanta a qualidade dos produtos e serviços. Faça com que a sua clientela seja divulgadora da sua marca, te ajudando a conquistar mais vendas.

As promoções personalizadas

Por fim, a personalização é outro item estratégico na sazonalidade. Então, aproveite os argumentos para criar mensagens e ações que impulsionem os seus clientes a fechar negócios com você.

Isso costuma ser mais fácil quando as datas comemorativas mais famosas coincidem com seu calendário. Ainda assim, mesmo que esse não seja o caso, use a sua criatividade para atraí-los!

Se você quer focar nos primeiros dias do mês para aproveitar a época para pagamento de salários, por exemplo, instigue o cliente que acabou de receber para fechar a compra. Ofereça-lhe uma promoção ou condição especial.

Além disso, você sabia que postagens com uma boa foto ou ilustração atraem muito mais a atenção?

O investimento em imagens é fundamental para o marketing digital de negócios sazonais. Então, não esqueça de investir nele quando quiser aproveitar ao máximo as oportunidades de venda! Crie e divulgue peças gráficas temáticas únicas e personalizadas, que já acompanhem o estilo da comunicação visual da sua empresa..

Além do texto, das promoções e do visual, o e-mail marketing também deve ser personalizado. E uma boa tática é criar um senso de urgência para sua mensagem, seja com promoções por tempo limitado, ou oferecendo cupons com data de expiração.

Quanto a isso, ótimos exemplos para te inspirar são datas como a Black Friday — que, aliás, podem ser uma boa efeméride para o seu calendário!

De toda forma, o importante é buscar alternativas que façam com que a sua empresa esteja sempre em destaque aos olhos do público-alvo. Foque em conquistar novas vendas, reavivar o relacionamento com clientes e, assim, ampliar as chances de vendas.

Enfim, viu como é possível aproveitar os negócios sazonais para garantir maior visibilidade na internet para o seu negócio o ano todo? Então, aproveite tudo o que você aprendeu neste post para fazer o seu negócio crescer e aparecer!

E agora, se você gostou das nossas dicas, curta a nossa página no Facebook para ter acesso a outros conteúdos e materiais gratuitos — além de um canal de atendimento para tirar todas as suas dúvidas.

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: