Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Análise de concorrência no Marketing Digital: como ser mais competitivo?

Internet Leia em 5 minutos

Não importa o tamanho do seu negócio: buscar o primeiro lugar no mercado é fundamental. E, nessa busca ao topo do pódio, a análise de concorrência é uma ferramenta vital para que o seu negócio se mantenha em crescimento constante.

Tanto faz se você está começando agora ou se já tem uma empresa estabelecida, manter o olho nos seus competidores é muito importante para ter as armas necessárias para superá-los.

Analisar a concorrência permite que você entenda quais são os acertos e erros que outras empresas do ramo cometem — e assim definir os próximos passos da sua própria estratégia.

Para acompanhar o desempenho dos seus concorrentes no Marketing Digital você não precisa contratar um detetive ou recorrer à espionagem industrial. Basta saber quais informações você deve buscar, e utilizar as ferramentas certas para chegar até elas. Quer saber como fazer isso? Então continue com a leitura!

Como fazer uma análise de concorrência eficaz?

Fazer uma boa análise de concorrência para entender a estratégia dos seus competidores no ambiente virtual não é difícil. Você pode incluir essa atividade na sua rotina e executar um acompanhamento sistemático das atividades e resultados das empresas que competem pela mesma fatia do mercado que você.

O primeiro passo é identificar quais são essas empresas. Faça um levantamento de mercado para saber quem está se destacando, tanto ao nível regional quanto global, e acompanhe essas marcas mensalmente para descobrir as suas métricas.

O segundo passo é definir quais serão as métricas que você acompanhará. É interessante que você rastreie as redes sociais, a quantidade de visitantes no site e os indicadores de SEO, pelo menos.

Feito isso, é hora de dar início à análise de concorrência e descobrir os números das empresas concorrentes.

Analise as métricas de redes sociais da concorrência

Um dos principais pilares do Marketing Digital, as redes sociais, vai revelar como a concorrência se relaciona com o público-alvo e como o seu conteúdo é recebido pela audiência.

Visualizar números como seguidores, likes e compartilhamentos é fácil, já que ficam à vista de todos. Mas é possível fazer uma análise mais aprofundada com o auxílio de ferramentas específicas.

Descobrir quais são os conteúdos que geram mais engajamento, por exemplo, é uma excelente maneira de entender quais caminhos você deve seguir nos seus perfis nas redes sociais. Um bom serviço para fazer essa análise é o Buzzsumo — de quebra você também pode descobrir quem são os maiores influenciadores da área, caso tenha interesse em realizar uma ação com formadores de opinião.

Para elaborar um relatório comparativo com diversas métricas, a dica é o Fanpage Karma. A ferramenta analisa o desempenho geral da página, o número de fãs, o crescimento semanal, engajamento, interação e até o valor de mercado do perfil, por exemplo.

Ambas são gratuitas, mas possuem versões Premium mais completas.

Descubra o número de visitantes nos sites concorrentes

O número de visitantes no site da sua empresa pode causar uma certa confusão. Com quantos acessos a gente pode considerar que a estratégia de marketing é um sucesso? Qual deve ser a meta de acessos mensais?

Essa resposta pode variar muito. Se você atua em um nicho muito específico, mais valem 100 visitas qualificadas do que milhões de acessos simultâneos que não trarão retorno nenhum.

Para ter uma noção exata do mercado em que você está inserido, descobrir as médias de acessos dos seus concorrentes pode ser uma boa ideia. Felizmente existem ferramentas que permitem que você confira os números dos seus competidores facilmente.

Nossas dicas são o AlexaSimilarWebTraffic EstimateLipperhey e URL Métrica. Com eles você será capaz de descobrir métricas como média de visitantes, duração das visitas, fonte do tráfego, termos mais buscados e interesses, entre outros. A maioria é gratuita, mas oferece mais funcionalidades nas versões pagas.

Visualize os indicadores de SEO da concorrência

O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para que qualquer site seja indexado pelas ferramentas de busca e, consequentemente, conquistem um bom posicionamento nas principais palavras-chave do negócio.

Além de usar técnicas de SEO no seu site, é importante saber se as empresas concorrentes estão bem posicionadas nas buscas em que você deseja aparecer.

Descobrir os indicadores de SEO de um competidor também pode ser bastante simples com o uso de alguns serviços, como Open Site ExplorerWebSite GraderSpyFu e o WooRank.

Você poderá descobrir quantos e quais links apontam para a concorrência (um fator muito importante para o ranqueamento no Google, por exemplo), o tempo de carregamento de página e tamanho do site.

Além disso, você será informado se o site do seu concorrente possui meta descriptions, headings, site map e page titles, e quais pontos podem ser melhorados. Use esses dados para melhorar a sua página!

Use o Google para descobrir informações relevantes

O Google é uma poderosa ferramenta de buscas, e também pode ajudar muito na hora de descobrir informações sobre a concorrência. Ao fazer pesquisas específicas usando alguns parâmetros, é possível conseguir fatos valiosos.

Por exemplo, se você deseja saber como o seu concorrente utiliza determinada palavra-chave, você poderá digitar “site:nomedosite.com.br palavra” para visualizar todos os artigos que contém o termo que você quer consultar.

Da mesma maneira você pode digitar “site:nomedosite.com.br” para visualizar todas as páginas do concorrente que estão indexadas no Google.

Além disso, você pode usar o comando intitle para saber quais são os artigos que possuem a palavra-chave no título. Nesse caso a busca seria “site:nomedosite.com.br intitle: palavra”.

Outras buscas interessantes que você pode realizar no buscador são “related:site.com.br”, para mostrar conteúdos relacionados ao site que está pesquisando, e “inurl:site.com.br palavra”, para verificar se existem URLs com a palavra que você está buscando.

Monitore os próximos passos dos concorrentes

Além de descobrir como o seu competidor usa o Marketing Digital para se posicionar no mercado, é importante ficar de olho nas novidades lançadas por ele. Para isso, a nossa dica é configurar um alerta no Google, que vai enviar um e-mail a cada nova menção à empresa em artigos, notícias e outros.

Para isso, basta acessar o Google Alerts, inserir o nome do competidor e o e-mail para onde as notificações serão enviadas.

Saber o que o competidor já fez e o que está fazendo tornará a sua análise ainda mais completa, e permitirá que você esteja sempre um passo à frente na guerra pelas primeiras posições, tanto nas redes sociais como nos buscadores.

Agora que você sabe um pouco mais sobre análise de concorrência, entre em contato conosco para tirar alguma dúvida e ver meios de conseguir um bom posicionamento para a sua marca!

Quer compartilhar?
  • imagem empreendedor escalando montanha
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: