Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

8 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Empreendedorismo Leia em 5 minutos

Ser produtivo no trabalho – quem não sonha com essa realidade? A maioria das pessoas sonha, com certeza. E se engana quem pensa que precisa viver em função da vida profissional ou fazer infinitas horas extras para alcançar esse patamar. Basta tomar as medidas corretas, otimizar o tempo e colher os benefícios desses novos hábitos.

Se você ficou curioso e quer saber como aumentar a produtividade, não deixe de ler a postagem de hoje!

1. Seja organizado e planeje suas atividades

Para começar, é muito importante reconhecer que é bem mais difícil ser produtivo em um cenário onde não há organização ou planejamento. É muito importante que você organize todas as suas tarefas e atividades, considerando as que são mais importantes e as que podem ficar em “stand-by”.

Dessa forma você consegue começar liberando o que é mais urgente e, em seguida, seguindo um planejamento das atividades mais relevantes. Muitas pessoas trabalham tanto que acabam esquecendo-se de ponderar os resultados que estão obtendo e onde deveriam focar, concentrando nas atribuições mais importantes.

2. Saiba onde você gasta mais tempo

A gestão do tempo é outro ponto importantíssimo que tem um reflexo direto na sua produtividade. Veja onde você gasta muito tempo, que tipo de atividade é essa e se o tempo está sendo empregado da maneira correta. Às vezes não percebemos, mas perdemos minutos preciosos em atividades que não são importantes e que deveriam ser liberadas de forma mais rápida.

Saber onde você gasta seu tempo é o primeiro passo para gerenciá-lo bem, pois você percebe no que deve se policiar e onde deve investir alguns minutos a mais. Assim fica bem mais fácil deixar de lado algumas atividades que não têm relação nenhuma com suas metas e prioridades para, então, focar no que é importante.

3. Delegue algumas funções

Seja na posição de liderança ou não de determinado negócio, é importante saber o que você consegue abraçar – até porque ninguém dá conta de fazer tudo. Se você estiver em uma posição de escolher, delegue algumas atividades para a sua equipe. Essa é uma maneira de melhorar a sua produtividade e até o relacionamento com a sua equipe, pois seus colegas vão perceber que você confia neles.

Caso você não tenha autonomia para delegar, converse com seu líder e sugira uma redistribuição das atividades. Essa é uma maneira eficiente de equilibrar as tarefas e fazer com que todos consigam ter entregas de qualidade.

4. Faça pequenas pausas

Trabalhar sem parar pode parecer uma ótima opção quando temos muitas demandas. Entretanto, esse não é o melhor caminho. Você deve se esforçar para fazer pequenas pausas depois de certo período de dedicação, principalmente se o projeto for muito grande.

Assim, sua mente dá uma relaxada e você consegue se concentrar melhor quando retornar, melhorando seu progresso e a qualidade da entrega.

5. Tome cuidado com as distrações

Vivemos em um mundo altamente conectado, o que nos aproxima muito das pessoas e de diversas situações. Recebemos notícias, informações, mensagens e fotos a todo momento. Como você deve imaginar, é bom tomar cuidado com essas (e outras) distrações, pois elas interferem diretamente na produtividade.

Quando precisar se concentrar melhor, tente se desligar um pouco da internet e pensar apenas no que precisa produzir. Essa pode ser uma maneira eficiente de não se distrair ou, ainda, acabar se perdendo no meio de tantas informações.

6. Desenvolva hábitos que te ajudem

Você pode adotar medidas ou hábitos que ajudam muito a sua concentração e, por consequência, a sua produtividade. É sempre bom ler livros e artigos interessantes, fazer atividades físicas, planejar, meditar ou adotar qualquer outro hábito que estimule.

Essa é uma maneira de melhorar muito os resultados. Por outro lado, existem hábitos que podem atrapalhar ou interferir diretamente nos mesmos pontos, como programas de TV mais fracos e atividades que não exercitam a sua mente.

É claro que, quando se trata de hábito, a mudança não acontece da noite para o dia, mas ele pode chegar de leve e ficar. Assim você colhe os benefícios e faz dessa tarefa parte da sua rotina. A repetição dos bons hábitos faz com que eles comecem a acontecer de forma natural, guiando sua mente para um estado de concentração que melhora muito seu desempenho.

7. Anote as boas ideias para aumentar a produtividade

A correria do dia a dia pode fazer com que muitas boas ideias apareçam e desapareçam com uma rapidez incrível. Além de perder uma boa oportunidade, você fica com aquela sensação de tentar puxar na mente qual ideia era e como ela deveria ser aplicada. Quando isso acontecer, não perca mais tempo e anote. Pode ser em um bloquinho, agenda, celular, e-mail ou onde for mais prático.

Depois, quando tiver mais tempo, fica mais fácil amadurecer e pensar em como desenvolvê-la. Desenvolvida, você poderá ver se vale a pena colocar em prática ou não. E tem mais: fazendo isso você também vai desenvolvendo o hábito de fazer anotações – o que ajuda muito as pessoas produtivas.

8. Tenha metas (pequenas e grandes)

Quem não tem metas acaba ficando à mercê do desestímulo ou desmotivação com mais facilidade. Realizar metas, começando pelas menores e progredindo conforme os resultados, é uma ótima maneira de estimular a produtividade.

É claro que não é bom começar com aquelas enormes e, obviamente, inalcançáveis. Assim você acaba sofrendo efeito contrário, sentindo-se desmotivado, fraco e frustrado. Comece realizando pequenas ações e vendo como elas podem afetar diretamente a sua produtividade, como ler um livro que você já comprou há algum tempo, mas ainda não conseguiu encaixar na sua rotina.

Que tal propor um desafio de ler 2 páginas por dia? Não precisa ser nada muito elaborado, mas, no final das contas, você vai conseguir atingir seu objetivo (que é o que interessa).

Executando essas dicas e adotando ações simples – mas fundamentais -, você vai alcançar resultados incríveis, podendo incluir desde ambientes dinâmicos de trabalho, que estimulem a criatividade da equipe, até a atração de mais clientes para a empresa. E o melhor de tudo é que vai conseguir aumentar a produtividade de forma natural e leve. Acredite: quando menos esperar, já vai estar colhendo os resultados.

Gostou das nossas dicas para aumentar a produtividade? Então compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a se organizarem melhor! 

Quer compartilhar?