Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Cresça mais! 5 formas de impulsionar a sua presença online

Comunicação Leia em 6 minutos

Atualmente, em um mundo altamente conectado e com um número cada vez maior de usuários de internet, manter uma presença online é essencial para qualquer empresa.

Desenvolver uma presença digital é importantíssimo para os empreendedores que desejam aumentar os resultados com a ajuda da internet, mas isso vai muito além de apenas possuir um website e uma página em alguma rede social.

Antes de começar, devemos ter em mente o por que de investir na presença online e a importância de possuir uma boa estratégia planejada para colocá-la em prática. Por isso, separamos aqui 5 ótimas dicas para você implantar na sua empresa. Vamos conferir?

Por que devo investir em presença online?

Apesar de ser uma realidade a que todas as empresas já deveriam ter aderido, muitos empreendedores ainda têm se mantido à margem da vida online. Há ainda certa resistência na hora de pensar em atuar na internet, principalmente nas redes sociais.

Contudo, já podemos afirmar que nenhuma empresa continuará a prosperar se não começar a investir na presença online. Afinal, neste mundo altamente conectado, é imprescindível ter uma interação online com seus clientes, uma exposição do portfólio, ou até a negociação de compra e venda por meios eletrônicos.

Sem dúvida, a expansão da internet tornou a globalização indispensável para todos os ramos de negócios, seja a indústria, os serviços, o comércio etc. Logo, os empreendedores que não constroem sua presença online estão perdendo novos negócios diariamente.

Nesse momento, então, fica clara a necessidade de um bom planejamento de negócios e segmentação de público-alvo bem delimitada — como, por exemplo, a definição por vender somente para o público brasileiro ou em toda a América Latina.

Outro ponto que podemos destacar é que, ao contrário das lojas físicas, possuir um website ou blog permite que seu negócio permaneça “aberto 24h” por dia, e com um custo relativamente menor.

Em outras palavras, a sua empresa fica aberta para captar novos clientes e vender a qualquer momento. Assim, quando perguntamos o por quê de investir na presença online, a resposta é bem simples: a sua concorrência já está online!

Grande parte dos empresários já está consciente dessa necessidade de estar presente na internet. Assim, para qualquer empresa que não tem nenhum contato com o mundo online, é impossível concorrer com um negócio que já possui uma sólida atuação na internet.

Como impulsionar sua presença online de maneira estratégica?

Bem, antes de qualquer ação, é necessária a realização de um planejamento bem estruturado, com métricas para analisar e mensurar os resultados e propor ajustes na estratégia adotada pela empresa.

Na hora em que começamos a estruturar o planejamento para investir na presença online, devemos considerar alguns pontos importantes para compor a estratégia. Portanto, vejamos agora as 5 das principais dicas para começar um ótimo planejamento:

1. Pense em longo prazo

Os resultados das ações de marketing na internet não aparecem do dia para a noite. É preciso aguardar um tempo de maturação — ou seja, os primeiros resultados podem levar alguns meses para aparecer.

Ainda assim, é impossível afirmar com precisão o tempo médio em que os resultados começam a efetivamente a aparecer, pois cada empresa tem sua complexidade de processos e sua própria estratégia de negócios.

Por isso, é importante criar um planejamento antes de se posicionar no mundo online, e saber quais são os objetivos que se deseja alcançar. Como, por exemplo aumentar as vendas online ou atrair pessoas para a loja física.

2. Conheça seu público-alvo

Para o sucesso de qualquer negócio, é importante conhecer bem o mercado no qual se está inserido, e qual tipo de público se deseja atender. Afinal, saber claramente o perfil do seu cliente é imprescindível na hora do planejamento e execução da estratégia de marketing.

Assim, para os empreendedores que pretendem iniciar a construção da sua imagem online — ou até aqueles que já estão investindo na presença na internet há algum tempo — entender com exatidão quem é o público da empresa permite a criação de conteúdos relevantes a esses leitores.

Além disso, conhecendo com profundidade o perfil dos seus clientes, torna-se bem mais fácil definir a melhor forma de abordá-los e criar engajamento com sua empresa.

Nesse sentido, saber dados como idade, sexo, profissão, necessidades ou desejos, residência, dentre outras informações é fundamental para oferecer o conteúdo certo, na hora certa e para a pessoa certa.

3. Produza conteúdos relevantes

A partir das informações de segmentação do público-alvo, você deve definir quem é a sua persona — isso é, desenhar o perfil do “cliente ideal” para a sua empresa. A partir daí, criar conteúdos e campanhas relevantes para a seu público específico, e no momento certo.

Nesse sentido, publicar com regularidade um conteúdo rico, relevante e bem escrito é uma ótima opção para aumentar a presença online e engajar os clientes com sua empresa. Além de gerar valor para a pessoa naquele momento — afinal, vale ressaltar que esse leitor é um potencial cliente.

4. Invista na experiência do usuário

Você alguma vez já entrou em um website que tinha um carregamento lento e que, depois de carregar, possuía vários erros ou falhas no layout da página? Com toda a certeza, não é?

Pois é: para boa parte dos usuários, uma página desorganizada e confusa, com URL nem um pouco amigável e uma navegação difícil é algo intolerável. E que leva, na maioria das vezes à rejeição total por parte do leitor.

Portanto, certifique-se do tempo de carregamento da sua página, mantenha o seu layout organizado e aparentemente atrativo e garanta que o conteúdo postado tenha boa escaneabilidade, ou seja, que o leitor terá uma leitura agradável, podendo compreender o conteúdo apenas a escaneando com os olhos.

Ainda, não podemos nos esquecer da otimização do website para o carregamento em dispositivos móveis, visto que, atualmente, uma grande parcela dos usuários de internet utiliza smartphones e tablets.

5. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são um excelente canal para se comunicar e interagir com o público. Por meio delas é possível gerar relacionamentos mais próximos com o público, o que pode até ser utilizado como fonte de atração de potenciais clientes e obtenção de feedback — além de aumentar o reconhecimento de marca da empresa.

E as redes de relacionamentos também podem funcionar como uma porta de entrada de tráfego para seu blog ou website, por meio do compartilhamento de conteúdos que gerem valor e conhecimento para o leitor.

De fato, esse é apenas o início para os empreendedores que pretendem impulsionar a sua presença online. Até porque, vale lembrar, cada empresa possui suas particularidades, que devem ser levadas em consideração no momento do planejamento das ações online.

Enfim, apresentamos aqui apenas algumas dicas para serem observadas no momento da elaboração do seu planejamento estratégico, para atuar de maneira efetiva na rede online. Então, se você gostou deste post e tem mais dicas para compartilhar, deixe-nos seu comentário!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: