Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Empreendedorismo Leia em 2 minutos

Conquistar novos clientes é, sem dúvida, algo muito bom, mas quando conseguimos mantê-los no nosso negócio, é ainda melhor. Por isso, destacamos as melhores estratégias para fidelizar clientes. Não pense que é algo difícil e apenas para grandes empresas — pelo contrário, é o básico para qualquer empreendedor.

1. Conheça os seus clientes

Essa estratégia parece boba, mas ela é a base para toda estratégia para fidelizar clientes. Conhecendo seus clientes, você se torna apto a oferecer exatamente o que cada um dos seus consumidores procuram.

Além das tradicionais pesquisas realizadas no marketing, por meio do universo digital, é possível fazer um monitoramento muito mais aprofundado de quem são esses seus clientes, do que eles gostam, o que já adquiriram no seu negócio, por quais páginas do seu site eles mais navegaram etc.

Monitore o comportamento dos seus clientes, conheça-os bem e, depois, segmente o seu público para elaborar estratégias mais específicas para cada grupo.

2. Tenha bons canais de comunicação para fidelizar clientes

Mais importante que conquistar um cliente, é mantê-lo como tal. Para isso, é fundamental disponibilizar canais de comunicação eficazes que permitam interações rápidas e que solucionem os problemas.

Jamais utilize respostas prontas dizendo que vai verificar o caso e que vai retornar em breve. As pessoas já sabem que nem sempre isso funciona e, se elas estão solicitando uma ajuda naquele momento, é porque precisam de uma resposta com urgência.

3. Faça das novidades um novo contato

Não deixe que as novidades no seu negócio passem em branco esperando que os clientes vejam por conta própria. Mostre a eles.

Uma dica é separar algumas novidades do seu negócio e apresentar primeiramente a alguns clientes que já possuem um histórico positivo com você. Eles se sentirão especiais e tenderão a continuar com seu negócio quando precisarem de algo.

4. Priorize clientes VIP

Como citado no tópico anterior, os clientes que possuem um bom histórico podem receber um tratamento diferenciado. Quando um consumidor descobre que faz parte de um grupo especial que recebe privilégios, ele cria uma experiência positiva e relevante com a sua empresa.

Alguns exemplos são: prioridade em ver os lançamentos, descontos, promoções, brindes, acesso mais fácil aos vendedores, produtos diferenciados, frete gratuito, entre outros.

5. Ofereça programas de ofertas e de recompensas

Todo cliente gosta quando recebe uma oferta ou uma recompensa por sua fidelidade àquela empresa. Analise o histórico de negociação com seus clientes e ofereça oportunidades irresistíveis para que ele finalize ou continue uma transação com seu negócio.

Uma dica é criar cartões fidelidade para que você consiga monitorar melhor o histórico de cada cliente e gerar automaticamente recompensas que o beneficie e o estimule a fazer novos negócios com você.

Existem várias estratégias para fidelizar clientes e uma dica muito importante é se colocar no lugar do seu público e pensar no que eles gostariam de ver e de receber de uma empresa como a sua. A resposta está em você, coloque tudo em um papel e pense nas ações possíveis para chegar neste resultado.

Gostou do assunto? Temos mais um artigo que, com certeza, será útil para ampliar sua visão e seus conhecimentos sobre o tema — não deixe de ler como atrair mais clientes para o seu negócio e conta pra gente o que você achou nos comentários.

Quer compartilhar?