Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Você realmente sabe o que é um logotipo responsivo?

Comunicação Leia em 5 minutos

Se você chegou a este texto é porque provavelmente já se pegou pensando sobre o que é um logotipo responsivo. Pode ser comum se deparar com essa expressão por aí, mas talvez não seja tão simples entendê-la, não é mesmo?

Neste texto, vamos explicar de forma clara e didática o que é um logo responsivo, qual a sua função e importância, além de dar alguns exemplos práticos para que você esclareça de vez todas as dúvidas sobre esse tema.

Definição de logotipo responsivo

Trata-se de uma técnica utilizada por profissionais do design, que tem como objetivo desenvolver versões de logotipos já existentes para que sejam facilmente adaptados a diversos dispositivos — grandes e pequenos — sem sofrer cortes e/ou alterações.

Em resumo, é pensar na criação do logotipo considerando que suas variáveis sejam adaptáveis a qualquer tipo de dispositivo, mesmo que para isso seja necessário sobrar apenas um elemento da marca original.

Quando essa técnica começou

Variação de logotipos é uma prática que existe desde sempre. Nenhuma novidade até aqui. No entanto, o logotipo responsivo foi uma expressão que surgiu em 2014, junto com um projeto do designer inglês Joe Harrison.

Segundo ele, o projeto explora como as marcas podem se adaptar aos múltiplos dispositivos e resoluções de tela, por meio da aplicação de técnicas para projetos responsivos, com a utilização de elementos individuais.

Na prática, removem-se alguns detalhes do logo original à medida que a tela diminui, até que, por fim, reste apenas um elemento do logo original — mais apropriado para exibição. Parece simples, mas para chegar a um resultado eficiente é preciso muita técnica e estudo.

Portanto, podemos dizer que logo responsivo é uma sugestão de adaptação para as novas tecnologias, por meio da criação de marcas mais flexíveis, legíveis, adaptáveis e contextuais.

Importância do logo responsivo no web design

Logotipos carregam em si a identidade e o conceito existencial de uma empresa, instituição, marca ou personalidade. Eles são importantes, imprescindíveis para identificação, fixação na mente do público e contextualização da marca. São pontos de contato entre os empreendimentos e seus consumidores.

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de dispositivos diversificados em tamanho e resoluções, surge também a crescente demanda por novas adaptações. Isso inclui a adaptação de logotipos que, vez ou outra, sempre precisam ser redesenhados e adequados à nova realidade.

Logotipos responsivos anteveem essa necessidade, ou seja, são criados para uma utilização altamente durável, já que são altamente adaptáveis, flexíveis e funcionais, se encaixando de forma apropriada em cada tipo de tela.

São importantes pela conexão e adaptação que oferecem. Em um mundo tecnológico — cada vez mais conectado e interessado em design minimalista, legível e objetivo —, os logotipos responsivos aparecem como soluções eficientes.

Alguns exemplos de marcas que já adotaram

Confira a seguir algumas marcas que já adotaram o logotipo responsivo!

Google

Logotipo simples, amigável e acessível. Essas características sempre foram valiosas para a equipe da empresa Google.

Em 2015, entre algumas adaptações, as cores do logotipo original foram incorporadas à letra G, que traz em si uma beleza geométrica redonda e simples, que faz toda a diferença.

Uma versão compacta que transmite as ideias gerais da marca, mas se adapta a pequenos contextos — desenvolvida com apoio e integração de toda a equipe. Talvez por isso os resultados sejam tão coerentes e bons.

Skype

O Skype também desenvolveu um logotipo “S” que se adapta nas mais diversas plataformas e é utilizado com frequência.

Nas diretrizes de utilização da marca, a empresa deixa claro que as regras estabelecidas só permitem a utilização do S por terceiros, desde que esse seja reduzido ao tamanho indicado e desde que seja adequado.

Nike

O símbolo que identifica os produtos Nike, chamado de Swoosh, é também um bom exemplo de logotipo responsivo que apresenta a marca de forma reduzida, mas ainda assim identificável para todo seu público.

Vemos aqui uma nova função para logos expansivos: são eficientes para o público que utiliza os serviços, já que podem ser aplicados, por exemplo, em cartões de visita e/ou assinaturas de e-mail.

Mas vale lembrar que é sempre importante observar as regras de utilização da marca de cada organização, antes de utilizá-la de fato.

Netflix

Em junho de 2016, foi à vez da Netflix aderir ao logotipo responsivo que, segundo a própria empresa em resposta a um usuário, não seria uma nova criação, mas sim uma adaptação criativa do logo atual para novas utilizações.

Claramente uma experimentação de logo responsivo.

Mastercard

Simples e moderno. O logotipo responsivo da Mastercard deu adeus às sombras e serigrafia e sobrepôs os círculos, sem perder a ideia de conexão.

É um desafio e uma grande responsabilidade recriar ou adaptar marcas de grande reconhecimento mundial, como é o caso da Mastercard, mas de fato eles conseguiram um bom trabalho, tornando a marca ainda reconhecível e leve, além, é claro, de adaptável.

Entre polêmicas e necessidades de adaptação

Logotipo responsivo é um assunto que gera certa polêmica entre os profissionais de design, já que alguns afirmam que essa não é uma nova técnica, mas sim a renomeação de algo que sempre foi feito nas décadas anteriores.

Seja como for, é um tema importante que traz uma reflexão sobre o trabalho de branding, que deve ser levado em conta sempre que uma marca for criada ou readaptada.

Afinal, independentemente do meio e dos dispositivos que a marca apareça, é fundamental que ela seja identificável; ou seja, que o público simplesmente, ao olhar, saiba do que se trata.

Também existe a questão da estética, a simplicidade e limpeza visual que sempre conta. Nesse caso, a responsividade também faz todo sentido e merece ser estudada com critério e dedicação.

Já citamos o logo responsivo em um de nossos artigos mais lidos. É, sem dúvida, um assunto interessante que desperta opiniões divergentes e polêmicas, mas que, de forma geral, atrai a atenção de profissionais da área.

Agora que você aprendeu sobre o que é um logotipo responsivo, fique à vontade para deixar um comentário sobre o tema! Ficaremos felizes com sua participação!

Quer compartilhar?