Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

A importância da imagem da empresa para o aumento das vendas

Comunicação Leia em 6 minutos

Grandes marcas como Apple, Nike e Amazon não construíram seu sucesso apenas com a qualidade de suas ofertas ou seus preços. Sua reputação está atrelada, também, a aspectos como identidade visual, estilo de vida, atendimento, posicionamento, enfim, aos componentes que constituem a imagem da empresa.

Essa imagem é o conjunto de valores, percepções, opiniões, crenças e experiências que o público tem de uma empresa ou marca. Podem até se tratar de características mais subjetivas, mas elas exercem grande influência nas decisões de compra dos clientes.

Afinal, quando se decide comprar uma Coca-Cola para acompanhar o almoço de domingo, o consumidor não está levando em conta somente o preço e o sabor. Há uma questão de identificação, afeto ou admiração pelos valores que a marca representa.

E isso também pode valer para o seu negócio, independentemente do porte ou segmento de mercado. Por isso, vamos falar sobre como ter uma boa imagem da empresa pode ajudar a aumentar suas vendas. Acompanhe!

Uma boa imagem cria mais credibilidade

Uma marca que tenha credibilidade mexe com um ponto muito valorizado pelos consumidores: a confiança. Para agregar esse valor, é preciso disseminar uma boa imagem na mente do público.

Mas, como isso pode ser feito? Investindo em conteúdos educativos e relevantes, não se envolvendo em escândalos na mídia, criando uma identidade visual bonita e profissional, conseguindo boas recomendações de clientes nas redes sociais, entre outras ações.

Pense, por exemplo, em um consumidor que recebe um cartão de apresentação bem bacana da sua empresa e resolve conhecer o seu site para saber mais sobre seus serviços.

Quando ele chega na página, se depara com um visual poluído, uma navegação ruim e com falta de informações importantes. Nesse caso, todos os seus esforços iriam por água abaixo, não é verdade?

Então, se você pensa em criar uma boa imagem da empresa e gerar mais credibilidade, deverá cuidar de todos os pontos de contato da sua marca com o público.

Atrai mais seguidores e fãs para a marca

As redes sociais representam uma das maneiras mais legais de quantificar e avaliar a imagem de uma empresa. Existem marcas que utilizam essas plataformas não para vender e divulgar seus produtos, mas para se relacionar com o público, disseminar seus valores, promover um estilo de vida, falar sobre seus conteúdos, ou seja, trabalhar aqueles conceitos subjetivos que influenciam nas vendas.

Veja o caso dos perfis da Red Bull no Facebook ou Instagram. São páginas que estão lá falando sobre seus projetos, eventos, novidades e que ainda contam com milhões e milhares de seguidores engajados. É uma atuação não necessariamente ligada aos seus produtos, mas sim aos valores e à filosofia que a marca defende.

Esse discurso mais institucional costuma funcionar muito bem, até porque ajuda os consumidores a encontrarem outros motivos para investir sua confiança e dinheiro.

Gera mais oportunidades de venda

À medida que mais seguidores, fãs e admiradores uma marca conquista, mais ela tende a gerar leads e oportunidades de negócio.

Vamos imaginar que um cliente acabou de comprar um carro e está em busca de um seguro para o seu automóvel. O seguro é um serviço que, normalmente, se diferencia pouco nas coberturas, preços e benefícios extras oferecidos, não é mesmo?

Agora, pense em como uma seguradora poderia se destacar dessa competição e ser escolhida antes dos seus concorrentes. Imaginou que uma boa imagem pode fazer a diferença? Então, você está certo!

Os consumidores podem ser atraídos para uma empresa na qual ele se identificou com a atuação nas redes sociais, com a informalidade no atendimento, com um logo mais moderno ou com a facilidade de navegar no site pelo celular.

Tudo é uma questão de conhecer bem o seu público-alvo e criar uma filosofia que gere empatia e interesse nele. Criar essa conexão é importante para fazer sua marca ter um lugarzinho especial na mente do cliente quando ele decidir uma compra.

Fideliza clientes

Clientes não se tornam leais a uma marca apenas pelo preço ou produto em si. Assim como a imagem da empresa é importante para atrair novos consumidores, ela se torna mais relevante ainda para fidelizar esse público.

É como se fosse um namoro que virou um casamento. A boa imagem construída para conquistar precisa se renovar constantemente para não gerar um desgaste.

A diferença é que, agora, entram outros componentes nessa relação, como o suporte pós-venda, atendimento mais personalizado, vantagens exclusivas e conteúdos mais específicos. São pontos que continuam mexendo com as percepções e as experiências que os consumidores têm com uma empresa.

Para você ter uma ideia de como a imagem é importante nesse processo de fidelização e recompra, basta se lembrar de uma atitude comum dos clientes da Apple e da Samsung.

Há uma quantidade enorme de consumidores que compram novos aparelhos sempre que há um lançamento dessas marcas. Eles não pensam no preço (já que as novidades desse segmento são caras), mas sim em renovar uma experiência única e elevada de usar um smartphone.

Impulsiona o número de indicações voluntárias

Uma marca que é bem vista por consumidores, funcionários, fornecedores e clientes, tem mais chances de conseguir recomendações.

Nesse caso, podemos citar dois cenários: o de indicações feitas por pessoas beneficiadas diretamente por sua empresa e o de recomendações feitas por consumidores que estão envolvidos indiretamente com sua marca.

Vamos ao primeiro caso. Aqui, quando os funcionários são identificados e vestem a camisa da organização, eles não hesitarão em indicá-la sempre que notarem alguém procurando pelos serviços da sua empresa. Isso mostra como é proveitoso, também, criar uma boa imagem internamente.

Agora, vamos refletir sobre a segunda situação. Imagine que você tenha criado um blog para a sua escola de idiomas. Com o tempo e com conteúdos muito valiosos, criou-se uma audiência fiel e engajada. Logo, são significativas as chances de um desses leitores apresentarem seus serviços para pessoas interessadas.

Nesse último exemplo, falamos sobre o conteúdo. Entretanto, existe uma série de outros fatores que, se bem trabalhados, podem criar lembranças positivas para a imagem da empresa, como:

  • materiais promocionais;
  • arrumação do ponto de venda;
  • qualidade do atendimento;
  • embalagens;
  • cultura organizacional.

Cuidar da imagem da empresa pode aumentar as vendas porque uma marca fortalecida é tão ou mais valiosa do que outros fatores de compra, como preço, produto e conveniência.

Quando se criam lanços de confiança e identificação com os consumidores, mais eles se aproximam das marcas, consomem, se tornam mais leais e as indicam para outros clientes.

Então, depois de saber como a imagem da empresa pode influenciar diretamente as suas vendas, corre lá no Facebook para conhecer e curtir nossa página. Você poderá acompanhar nossos conteúdos e novidades e interagir de perto conosco!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: