Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Identidade visual: O sucesso da sua marca

(atualizado em 26/07/2017) Comunicação Leia em 5 minutos
simbolo nike fundo vermelho

Identidade visual é tudo aquilo que define a aparência de uma marca. O logo costuma ser a primeira coisa em que você pensa quando falamos de identidade visual, certo? Este elemento é a composição do nome do seu estabelecimento, estilizado através da junção de palavras, símbolos e cores criando uma unidade visual a qual chamamos de marca. Mas isso não é toda a “cara” do seu negócio.

A representação gráfica é também seu cartão de visita, site, uniformes, entre outros. Esse sistema complexo é a junção de tudo que está relacionando ao seu empreendimento e se apresenta para os consumidores. Parece muita coisa, e realmente é. Mas calma, a gente te ajuda a entender um pouco melhor como tudo isso funciona e qual o papel destes elementos no êxito da sua marca.

Padronize a sua identidade visual

cartão de visita papelaria design

Objetivo de todas as empresas, a consolidação de sua marca depende e muito de como ela é concebida. A importância de ter sua logo feita por bons profissionais reside no valor que uma boa marca agrega a sua organização.

Essas características devem refletir bem as qualidades de seus produtos e serviços e, por isso, manter um padrão ao longo da comunicação é importante. A utilização de elementos em comum une as peças a um mesmo conceito e transmite todo o profissionalismo empregado em sua construção.

Padronizar materiais impressos e online não tem nada a ver com deixar a criatividade de lado. Sua marca será reconhecida se estiver sempre bem aplicada, em conformidade com as regras expressas em seu manual de identidade visual. Quer saber tudo sobre criação de marca? Acesse também o nosso Guia Completo sobre Criação de Marca.

Acompanhe seu mercado

logos coloridas tendências

Ficar de olho no mercado é importante para manter sua marca sempre atual. Conhecer seus competidores e entender melhor o que é determinante para a compra vai se refletir na maneira como a sua empresa deve se comunicar.

Marcas são vivas e estão em constante evolução, de forma que é natural que após um certo tempo elas precisem passar por releituras, para manter-se atualizadas. Saber quando é o momento de mexer na marca da sua empresa é um fator determinante em seu sucesso ao longo dos anos e essencial em se tornar parte da vida de seus consumidores.

Quem não quer ver sua marca virar sinônimo daquilo de vende, como é o caso da Gilette com as lâminas de barbear? Não existe maior valor para uma marca e para chegar lá é preciso que a sua esteja sempre em sua melhor forma.

Quando for a hora de tirar o seu projeto do papel, procure uma agência que compreenda suas necessidades e consiga fazer um bom trabalho por sua marca desde o começo.

Emocione seus clientes

gangorra coração cérebro

A identidade visual é representação do que sua empresa é e como ela atua, produzindo no mercado uma percepção mais acertada do que ela representa. Mas não para por aí, é que de certa forma, marcas que dão certo o fazem porque mexem conosco.

Conversam com nossos valores, visão de mundo e preferências pessoais. Elas conseguem entender quem somos e o que procuramos em produtos e serviços, causando a identificação imediata.

Em “Lovemarks: futuro além das marcas”, Kevin Robert traça um apanhado de como as marcas são influentes e capazes de mexer com as nossas emoções. Ser top of mind (como chamamos as primeiras marcas que vem à cabeça quando você pensa em um produto específico, muitas vezes chegando a tornar-se sinônimo do item em questão) é o sonho de toda empresa e uma identidade visual é o primeiro passo para fazer isso ocorrer.

Tendo isso em mente ficou muito mais interessante falar sobre design e como ele pode mudar completamente a trajetória da sua empresa, não é mesmo?

Procure quem entende do assunto

mãos teclado notebook tela

Definir a personalidade daquilo que você vende é crucial para que o mercado reconheça seu trabalho. Além disso, ele recomendará seus serviços, lembrando exatamente o quão bem é atendido no seu estabelecimento, toda vez que vir alguém com uma camisa no mesmo tom de azul que o da sua logo. Por isso é essencial escolher os profissionais que vão conseguir entregar tudo isso.

Se você está contratando uma agência pela primeira vez é importante entender que o design é um processo, que vai valorizar seu negócio e os produtos que você vende. Para que esta empresa possa lhe atender ela precisa identificar suas necessidades e a partir daí encontrar a solução mais original, intuitiva e ideal para seu negócio!

Design não é só fazer coisas bonitas e caras: é resolver o problema de usuários como eu e você ao lidar com questões do dia-a-dia. Tenha desde a concepção do seu negócio um orçamento reservado para investir em comunicação visual.

Invista em design

palavra design colorida

O uso estratégico do design cria produtos competitivos e que são capazes de resolver os problemas de seus usuários. Ele é capaz solucionar o seu problema através de uma investigação do seu negócio, a partir das perguntas certas.

O bom design não deve ser visto como custo e sim como um investimento. Ele determina um maior valor aos produtos e serviços em que é aplicado e por isso, é estratégico para o seu empreendimento.

Um projeto de identidade visual pode ser a diferença entre recuperar seu investimento no tempo previsto ou fechar as portas. Pois, ele levará em consideração os objetivos da sua empresa, seu posicionamento no mercado, prazos, orçamento disponível e a execução de uma série de peças que compreendem a sua imagem.

Mas o design não precisa ser um bicho de sete cabeças nem um peso gigantesco no orçamento do seu negócio, principalmente quando ele está apenas começando. Pensando nisso, soluções como os serviços da Feijão com Arroz surgiram, para atender o seu projeto sem comprometer os custos.

Se você é empreendedor ou está pensando em empreender o design será seu grande aliado no caminho do sucesso. Já deu start na identidade visual do seu projeto? Conta pra gente nos comentários quando foi que sua empresa sentiu a necessidade de procurar ajuda profissional e o que você acha que não pode faltar jamais numa boa identidade visual.

Quer compartilhar?
  • imagem empreendedor escalando montanha
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: