Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Guia completo sobre a criação da sua marca

Comunicação Leia em 5 minutos

É realmente incrível como algumas imagens conseguem remeter a produtos e serviços específicos. A grande letra M em amarelo, por exemplo, é capaz de despertar o desejo de comer fast food em muitas pessoas. Fato é que o poder relacionado a imagem da marca deve ser levado em consideração por quem está começando um negócio, independente da área de atuação ou tamanho da empresa. Afinal, ela será o seu cartão de visitas, e em muitos casos o primeiro contato entre marca e público.

E conforme diz a sabedoria popular: a primeira impressão é a que fica.

Pensando nisso, pesquisamos e elaboramos um guia completo, e muito prático, sobre a criação da sua marca, envolvendo o planejamento e a execução. São processos, ações e algumas dicas preciosas que vão fazer a diferença.

A seguir, tire suas dúvidas e descubra o que é preciso para a criação de uma marca de sucesso!

Afinal, o que é uma marca?

Antes de começarmos a falar, efetivamente, sobre a criação de uma marca, é preciso, antes de tudo, entender esse conceito.

Uma marca é a representação visual e simbólica de uma entidade (instituição, empresa etc) que permita a sua identificação clara e imediata. Pode ser composta por apenas uma imagem ou por imagens somadas a uma palavra, nome ou texto.

No entanto, a imagem da marca não diz respeito apenas a representação gráfica. Ela é, na verdade, a oportunidade de indicar para o público em geral — incluindo aí os seus clientes em potencial — a sua presença no mercado. Por isso, esse logotipo precisa ser, não apenas forte e marcante, mas também indicativo, de alguma forma, do seu mercado de atuação.

Qual a importância da marca?

A partir da conceituação, fica mais fácil entender como ela se insere dentro do processo de constituição da imagem da marca. A marca, na verdade, é uma peça-chave para a elaboração de campanhas e ações de marketing em geral.

Mas como? Vamos exemplificar! Toda empresa tem uma mensagem de marketing que deseja e precisa transmitir ao seu público-alvo, visando atrair possíveis clientes para, assim, realizar vendas — objetivo primário. Contudo, para poder desenhar essa mensagem, sua equipe precisa elaborar não apenas uma única peça publicitária ou de propaganda, mas um conjunto que construa e fortaleça essa mensagem de forma única e forte.

Então, se a sua marca é voltada para o público infantil, por exemplo, recomenda-se o uso de cores e formas básicas. Afinal, é fundamental levar em consideração que a imagem da marca esteja relacionado ao aprendizado básico, da formação nos primeiros anos de uma criança.

Posicionamento: a imagem da marca

Agora que sabemos o que é uma marca e a sua importância para a construção da identidade da empresa, passamos aos três principais passos para a criação.

O posicionamento de marca é o princípio norteador de todo esse processo. Ele é a representação de onde a empresa quer, precisa e deseja chegar, somado às respostas e soluções que esse produto ou serviço oferece ao seu público.

Essa análise é a base de qualquer plano de negócios. Um documento que provavelmente você desenvolveu para constituir o seu empreendimento. O importante aqui é que você coloque não apenas o seu ponto de vista, mas principalmente a percepção do cliente, suas necessidades e desejos.

Não abra mão das pesquisas de mercado e do levantamento da concorrência e empresas que você admira para poder desenhar com precisão o caminho a ser seguido e, consequentemente, a mensagem a ser transmitida e absorvida pelo mercado.

A definição do nome

A partir de um forte planejamento estratégico e de marketing, fica muito mais fácil partir para o estudo do nome do seu produto ou serviço.

O brainstorm é um primeiro passo muito utilizado para obter as primeiras ideias e conceitos que o ajudem a chegar ao melhor resultado possível. Aqui vale consultar colegas, amigos, familiares, além de fazer uma extensa pesquisa. Prender-se, nesse ponto, a um único nome ou conceito pode representar uma forte dor de cabeça quando essa “ideia de ouro”, no final das contas, não é a melhor solução; já foi adotada por outra empresa no mesmo ramo de atuação ou até mesmo registrada. Experimente palavras de outros idiomas, pense na morfologia das palavras, inclusive nas brincadeiras de significados.

Depois, teste os preferidos – e que estejam disponíveis para uso. Inclusive, a própria escolha final pode ser uma bela ação de marketing, com o público elegendo o nome da mais nova marca de um determinado segmento.

Identidade gráfica

Somando nome, posicionamento de marca e conhecimento de mercado, a próxima tarefa então é eleger a imagem (ou as imagens) que formarão um conjunto coeso de identidade visual e corporativa da marca. O papel do designer aqui é fundamental para atender a aspectos técnicos, ao criar um logotipo de fácil leitura e aplicação, tanto em materiais impressos quanto digitais.

Identidade corporativa

Criado o logotipo, é hora de sentar para elaborar toda a estratégia que envolverá a imagem da marca. Falamos acima sobre a importância de a empresa falar uma mesma língua e divulgar uma única e forte mensagem de marketing. Então, aproveite a definição do logotipo para desenhar todas as campanhas e ações, inclusive a linguagem que será adotada.

A marca tem como função oferecer ao público o reconhecimento e uma relação emocional, construída a partir da experiência de cada cliente no processo de compra. O investimento em uma rede de comunicação e atendimento, então, é essencial para que a imagem da marca seja o sucesso. Não adianta ser apenas bonito, é preciso ter qualidade e conteúdo.

A importância de investir na imagem da marca

O logotipo de uma empresa é muito mais do que um simples desenho. Em uma representação imagética, ele traz grande parte do simbolismo e da mensagem de marketing da marca. Por isso é tão importante para conquistar clientes e aumentar, com qualidade, sua competitividade no mercado.

A atenção deve ser a tudo que envolve o produto ou serviço oferecido, da concepção à veiculação. Portanto, investir na elaboração da imagem de uma marca é, na verdade, reconhecer sua importância para suas relações de mercado.

E você, já sabe por onde começar a criação de sua marca? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: