Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Conheça o papel da construção e gerenciamento da marca no dia a dia

Comunicação Leia em 5 minutos

As marcas geralmente são associadas a experiências, sejam elas positivas ou negativas. Gerenciá-las para que as expectativas do consumidor sejam atendidas é tarefa que exige dedicação e tempo, em uma construção que só pode ser aprimorada com bastante planejamento.

Para te auxiliar no desafio de promover um gerenciamento da marca acima da média e de destacar-se, explicaremos, no artigo de hoje, como o processo depende de pequenas atitudes tomadas no cotidiano. Ainda elencaremos as melhores dicas disponíveis para garantir seu sucesso na hora de definir seu posicionamento no mercado. Acompanhe!

O que é o gerenciamento de marca?

O gerenciamento de marca (também chamado de branding) diz respeito a todo o trabalho envolvido na tentativa de tornar uma marca mais popular, positiva e desejada pelos consumidores.

Por falar nisso, você sabe o que é uma marca? Podemos afirmar que ela não é apenas um site, um logo ou nome: uma marca é o conjunto de tudo aquilo que remete a uma empresa, seus produtos, serviços e ao relacionamento dela com os clientes.

Como fazer um bom branding?

O gerenciamento de uma marca deve considerar alguns valores dentro da própria empresa, preenchendo quesitos importantes junto aos colaboradores. Saiba quais são eles!

  • Capacidade de adaptação: a marca está alinhada às exigências do mercado?
  • Comprometimento: a empresa está comprometida com os valores da marca?
  • Conhecimento: os consumidores são capazes de compreender os objetivos e os valores da marca?
  • Proteção: a marca está protegida no segmento em que se insere?

No que diz respeito à percepção do público em geral, é importante responder a algumas outras perguntas.

  • Autenticidade: o consumidor consegue reconhecer os valores da sua marca?
  • Consistência: sua marca atende às expectativas do consumidor?
  • Diferenciação: sua marca se distingue de forma clara da concorrência?
  • Entendimento: os consumidores entendem a que você veio?
  • Presença: sua marca está nos locais, momentos e situações certas?
  • Relevância: sua marca é capaz de provocar mudanças na vida das pessoas?

Essas respostas criarão um bom panorama para a elaboração de um planejamento de gerenciamento de marca adequado e serão úteis para assinalar práticas mais apropriadas que possam atingir melhor os seus consumidores (especialmente as buyer personas). Assim, você conseguirá, consequentemente, aumentar o nível de competitividade da empresa.

Quais são as 5 melhores práticas de gerenciamento de marca?

Campanhas mudam e ações são sazonais. No entanto, existe algo que nunca pode ser alterado quando se pensa em gerenciamento de marca: o seu DNA. A fim de praticar um bom branding, essa essência deve ser levada em consideração, já que o processo de manutenção da relevância da marca é uma tarefa a ser desenvolvida ao longo do tempo.

Conheça as 5 melhores práticas rotineiras de gerenciamento de marca!

1. Descubra a proposta de venda que melhor se molda ao seu modelo de negócio

Definir uma proposta de venda ideal fará com que você se destaque dos demais competidores, bem como conferirá uma razão para que o seu público-alvo opte por seus produtos ou serviços em detrimento dos demais oferecidos no mercado.

Essa proposta deverá desenvolver uma história e uma filosofia que se mostrem únicas — como a utilização de ingredientes especiais ou a produção artesanal, por exemplo. Técnicas diferenciadas realçam as qualidades que fazem do seu produto singular, influenciando seu posicionamento em relação à concorrência.

Pense em divulgar que o seu serviço oferece características originais, como, por exemplo:

  • contribui na elaboração de um novo modelo econômico;
  • os colaboradores inspecionam de perto o processo de produção, peça por peça (ou todo o processo do serviço);
  • são utilizados materiais reciclados no processo de produção;
  • o serviço oferecido pela sua marca ainda não existe no mercado.

2. Faça com que sua marca se destaque em qualidade de produto

Para gerenciar uma marca e obter sucesso, você deve utilizar a qualidade única do seu produto para fidelizar clientes. A qualidade é um fator decisivo para que os consumidores optem por fazer novas compras em sua empresa. Se você oferece um produto ruim, o cliente certamente não retornará nem recomendará a marca para terceiros.

Tente sempre exceder as expectativas dos consumidores — especialmente daqueles que já fizeram negócios com você. A fim de posicionar seu produto corretamente nesse quesito, você deve ao menos saber responder às seguintes questões:

  • onde o seu produto (ou serviço) foi feito?
  • o seu produto possui alguma regulamentação específica?
  • de que materiais o seu produto é feito?

3. Não hesite em mudar regras consolidadas de branding, se necessário

Inovação deve ser a principal palavra-chave para um bom gerenciamento. Correr certos riscos às vezes é importante. Marcas que apostam em novas estratégias (que não as tradicionais) frequentemente se sobressaem de maneira positiva e conquistam uma maior parcela do mercado que as demais.

O objetivo é criar uma maneira não convencional de fazer com que o público em geral fale sobre a sua marca. Ao encontrar costumes entre seus consumidores e quebrá-los por inteiro — de maneira positiva, é claro —, você pode começar a desenvolver uma base de clientes leais.

4. Personalize a experiência de cada comprador

Você já fez algum pedido pela internet e o produto recebido chegou ainda melhor do que o esperado? Esse é o espírito que você deve demonstrar em seu negócio! Assim você cria uma boa experiência de marca — solução de marketing amplamente utilizada por grandes empresas.

Embalagens bonitas, e-mails que demonstrem cuidado com o cliente, entrega de amostras… Um relacionamento completamente personalizado — e agradável — pode fazer a diferença para cativar o cliente e fazer com que ele associe boas experiências e sensações à sua marca.

5. Compartilhe sua gratidão com os consumidores

Independentemente do tamanho do seu negócio, há sempre uma oportunidade de demonstrar gratidão a seus consumidores, o que impacta positivamente em sua marca — e deve ser considerado como uma boa prática de gerenciamento.

Doar parte das vendas a uma associação sem fundos lucrativos, fazer parcerias com ONGs, criar descontos e programas de fidelização ou até mesmo enviar amostras grátis de produtos são oportunidades de demonstrar a sua gratidão aos clientes por preferirem a sua empresa às demais. Essas simples ações podem fazer com que você ganhe um cliente fiel.

E então, entendeu como fazer um gerenciamento da marca acima da média e já está pronto para implementar nossas dicas em seu negócio? Compartilhe nosso post com os seus amigos em suas redes sociais e permita que seus colegas também entendam mais sobre o assunto!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: