Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Como colocar minha empresa no Google?

(atualizado em 29/03/2016) Ferramentas, Internet Leia em 3 minutos

Com o crescente aumento de empresas buscando se destacar no ambiente digital, ficar fora do Google não é uma opção. Mas para quem está começando, muitas vezes, a pergunta “Como coloco minha empresa no Google?”, pode surgir.

É muito fácil e para isto você deve seguir alguns passos e garantir que você está começando bem sua estratégia online. Leia a seguir, como colocar sua empresa no Google e algumas considerações importantes sobre o maior portal de pesquisas online da atualidade.

Como o Google funciona?

O Google é a maior plataforma de buscas online do mundo. Mas como ela realmente funciona?

Explicando de maneira básica, através de um algoritmo, ou seja, uma sequência de regras e raciocínios, um mecanismo foi criado para posicionar seguindo estas regras, os sites mais importantes, relevantes e com o melhor conteúdo para os usuários. Portanto, se o seu site tem um bom conteúdo e muitos acessos, a sua chance de aparecer em uma posição melhor do que um site não relevante é maior. Lembrando que, quanto mais pessoas falando sobre o seu site e direcionando links para ele, mais relevante ele se torna para o Google.

Para ver um infográfico que o próprio Google explica como ele funciona, clique aqui (em inglês).

Mas como coloco meu site no Google?

Para um cadastro manual do seu website, você pode acessar este link e adicionar manualmente o endereço virtual de sua empresa.

Caso você já tenha um domínio há algum tempo, provavelmente o Google já achou e considerou o seu domínio nos resultados de pesquisa. Para conferir, você pode entrar no Google e fazer uma busca por “www.seusite.com.br” trocando o link pelo site que você utiliza para sua empresa.

Se você achar o seu próprio site, significa que o Google já considera o seu domínio nos resultados de pesquisa orgânica. Se não achar, siga o passo mencionado acima e cadastre-o manualmente.

O que é busca orgânica?

O Google tem modos diferentes de pesquisa e você precisa saber disso. Você pode buscar um posicionamento melhor de dois modos: organicamente ou pagando.

A busca orgânica é aquela em que você não paga para aparecer e é onde milhares de empresas dedicam grande parte do seu esforço digital, pois são estes os resultados que geram o maior número de cliques e, conforme dito, cliques grátis.

Saiba mais sobre buscas orgânicas.

E o que são buscas pagas?

As buscas pagas são os resultados em que você paga para aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa específica. É importante ressaltar que os resultados de buscas pagas, não ocupam o lugar de resultados que estão nos primeiros lugares organicamente.

Os resultados pagos, aparecem primeiro que os de busca orgânica e também na barra lateral da pesquisa. Todos eles são sinalizados por um aviso de “Anúncio”.

Saiba mais como funcionam os links pagos.

Agora que você já sabe a diferença de buscas orgânicas para buscas pagas, saiba que os resultados orgânicos têm cerca de 60% a 70% mais cliques do que os resultados pagos.

Como coloco minha empresa no Google Maps?

Cadastrar a sua empresa também no Google Maps é simples e importante para que as pessoas saibam onde é e como entrar em contato.

Para isto, você deve acessar o Google Places e clicar em Aparecer no Google.

Logo depois, coloque o nome de sua empresa e nas opções, clique em “Adicionar sua empresa”.

Coloque os dados referentes a sua empresa e confirme as informações na próxima tela. Ao confirmar os dados, você será avisado que uma carta será enviada para você no endereço da sua empresa, para confirmar que realmente você colocou o endereço certo. Ao recebê-la, insira o código da carta e preencha o resto das informações de sua empresa na tela do Google Meu Negócio.

Conclusão

Estar presente no Google é fundamental para o sucesso de sua estratégia online. Estas dicas são apenas o começo de um trabalho online que pode ajudar bastante o crescimento de seu negócio. Tem alguma dica para compartilhar? Ficou com alguma dúvida em como colocar sua empresa no Google? Deixe seu comentário abaixo que será um prazer responder.

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: