Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Como a identidade visual influencia nos resultados da minha empresa?

Comunicação Leia em 6 minutos

Você já deve ter usado a expressão ‘uma imagem vale mais do que mil palavras’. Dizem também que a primeira impressão é a que fica. Será? Não é por acaso que existem tantas expressões que representam a importância da imagem e identidade visual no momento de conquistar a atenção de alguém. São muitos os estímulos armazenados diariamente pelo nosso cérebro.

Ao transmitir a essência da sua empresa em apenas um elemento, cor ou símbolo que combine todas as variáveis, fica mais fácil se destacar em meio à multidão. Fazendo isso de forma bem estruturada e coerente, a empresa torna melhor e mais marcante a experiência do cliente; processo vital para conquistar um lugar na mente das pessoas.

Mas como a identidade visual de uma empresa influencia seus resultados? Selecionamos informações essenciais para você definir uma estratégia campeã!

Imagem é tudo!

A concorrência não para de crescer. A cada momento, novas ideias criativas surgem, novos empreendedores despontam e nos perguntamos: como eu não pensei nisso antes? Com certeza, não é fácil transformar uma boa ideia em grandes resultados. É preciso comunicá-la estrategicamente, criando um universo visual que fale com as imagens, que represente a alma do negócio, que conquiste a atenção das pessoas. E é aí que entra a identidade visual.

É ela que será responsável por transmitir toda a essência da empresa, os valores que direcionam o negócio e a imagem que o empreendedor quer passar, levando o estilo e as características que só a sua empresa tem.

O que é a identidade visual?

A identidade visual vai além da marca e engloba toda a experiência visual que envolve o cliente ao consumir o seu produto ou serviço. Pode ser a atmosfera da loja ou escritório (virtuais ou físicos), imagens e ilustrações escolhidas para representar a empresa e fontes e representações visuais nos pontos de contato entre a empresa e seu cliente ou público alvo.

A identidade visual é uma oportunidade para se fortalecer e posicionar estrategicamente, reforçando a imagem que quer passar, encantando e cativando os clientes. Fanpage, site, recepção do escritório; tudo deve fazer parte do planejamento estratégico no momento de definir a identidade visual.

A identidade visual na prática

Todos sabem que encontrar uma ideia de negócios original e inovadora é o sonho de todo empreendedor. Mas conseguir transmitir essa ideia, de forma autêntica e efetiva, é papel da identidade visual — e é isso que influenciará excelentes resultados.

Então, mãos à obra! Comece com um bom trabalho de pesquisa para conhecer o mercado, os interesses dos públicos e de que forma entregar valor para eles. Para chegar à identidade visual ideal, é fundamental ser acompanhado de perto por um especialista que conheça aspectos importantes, a exemplo da psicologia das cores.

Todo o processo de criação, cores, imagem que se quer passar e de que forma isso será feito deve ser pensado. Deve-se definir uma estratégia capaz de transmitir a essência do negócio por meio da experiência com a marca, despertando a paixão e o engajamento do cliente.

O que você ganha com isso?

Nada será como antes. Experimente entrar no site de sua empresa depois de construir uma identidade visual perfeita. Todo o seu universo e jeito de ser poderão ser representados visualmente, cativando o público e deixando-o mais à vontade no momento de consumir os produtos.

As pessoas se tornarão mais confiantes em sua marca e você, empreendedor, também. Afinal, sua empresa estará bem representada, mais profissional e todos os públicos se sentirão empolgados com isso.

O seu cliente verá com bons olhos, os parceiros se sentirão mais seguros, os funcionários terão mais orgulho em fazer parte do time.

Marca forte: mais vendas e fidelização

O que há em comum entre Apple, Nike, Coca-Cola, Mcdonalds, Facebook e tantas outras gigantes? Ao vermos essas marcas, despertamos para uma série de emoções, sentimentos, lembranças e a certeza de produtos de qualidade; uma entrega praticamente igual em qualquer lugar do mundo e fãs que não trocam elas por nada.

Uma marca forte é isso. Em meio a toda competitividade, preços baixos e novas ofertas, seu cliente se mantém fiel. O consumidor se torna o principal aliado na propaganda boca a boca, e suas vendas só vão crescer.

Claro que nenhuma delas já começou grande. É importante lembrar que todas têm histórias de lutas e empreendedores focados e obcecados por oferecer a melhor experiência sempre. Valores sempre comunicados por meio da identidade visual.

A identidade visual e o ambiente digital

Se a sua empresa está apenas no meio digital, é ainda mais importante investir no visual. Trabalhar a imagem nesse meio é fundamental e deve ser uma prioridade, já que a internet vem revolucionando a forma como nos relacionamos com nossos clientes.

É importante pensar em cada detalhe, dando unicidade e organização a todas as plataformas — sites, blogs e redes sociais. Todos devem ter uma única identidade, desde o cartão de visitas até os folders e banners.

Seu cliente vai perceber esse cuidado, e isso se refletirá também em sua experiência.

O que não pode faltar?

Como já falamos acima, esse processo deve ser bem estruturado e acompanhado por profissionais que conheçam o impacto das ferramentas certas para transmitir a mensagem ideal. A identidade visual conta com vários aspectos que podem e devem ser usados para alavancar o seu negócio, mas poderão melhor ser feitos por quem os conhece e sabe aplicá-los.

E você não pode esquecer que, em parceria com a criação de uma boa identidade visual, é preciso desenvolver um vínculo que vá além do comercial: o emocional. É esse o toque-chave que transformará o seu produto ou serviço e fará com que a ida até sua loja virtual seja um momento de satisfação e até mesmo de felicidade para o cliente.

Manual de identidade visual

Ao definir a identidade visual, serão criadas as diretrizes que orientam sua utilização. Isso certificará que todos os públicos recebam e transmitam essa imagem de um modo unificado, garantindo que o posicionamento esteja alinhado entre todos.

A partir daí, é importante criar um manual de identidade visual que direcione todo e qualquer material que venha a ser desenvolvido depois disso, para que todos saibam como deve ser representada visualmente a empresa.

Parece complicado, mas não é. A partir daí você terá um documento que traz toda a estratégia e poderá ser usado sempre que surgirem novas criações visuais.

Use sem moderação

A identidade visual pode representar muito bem a marca e os valores da empresa, de modo que, ao olhar para um produto, ele transmita uma série de informações úteis e relevantes e traga uma história.

Vai além dos atributos tangíveis. Representa tudo aquilo que a empresa constitui, laços afetivos que proporcionem sensações, pensamentos e reverbere na manutenção de uma marca forte e bem posicionada. Isso sim fará diferença nos resultados.

Está pensando em investir na identidade visual de sua empresa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de informações essenciais para alavancar seus resultados.

Quer compartilhar?