Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Custos da empresa: descubra como cortar gastos com inteligência

Finanças Leia em 5 minutos

Gerenciar uma empresa é tarefa que exige múltiplas habilidades de um empreendedor. Para zelar pelo negócio, empresários não podem descuidar da qualidade do serviço que prestam, ficar de olho na produtividade da equipe e ainda precisam se preocupar com a gestão financeira.

O rendimento de uma empresa, independentemente do seu tamanho, é o fator que permite que várias outras coisas possam acontecer: contratação de novos colaboradores, expansão de mercado, investimentos, entre tantos outros assuntos relevantes para o crescimento e sobrevivência do negócio em um mercado altamente competitivo.

Nesse contexto, manter as contas em dia é um desafio e também prioridade para empreendedores. Em um momento de alerta vermelho, quando existe a necessidade de cortar gastos na empresa, permanece o dilema: como fazer isso de forma eficiente, porém sem causar impactos na qualidade e nas operações do negócio?

Se você é empresário e se interessa pelo assunto, conheça algumas formas de reduzir custos no seu negócio de forma inteligente e saudável. Acompanhe!

Faça uma análise e conheça suas despesas

Para não fazer cortes sem critério e acabar prejudicando as operações da empresa, é preciso primeiramente reunir todas as informações relacionadas à entrada e saída de dinheiro e rever prioridades.

Dessa forma, é possível encontrar possíveis gastos supérfluos, outros que são essenciais e até conseguir flexibilizar algumas despesas. Quanto mais o gestor se aprofundar no conhecimento do fluxo de caixa do seu negócio, melhor vai saber como redesenhar a estratégia, fazer novas escolhas e cortar as despesas certas.

Estude a possibilidade de cortar gastos de consumo

Algumas despesas são inevitáveis como luz, internet e água, por exemplo. Porém, assim como as pessoas fazem em suas casas, existem mil e uma maneiras de promover uma redução de custos ao economizar recursos como papel e energia elétrica na sua empresa. No fim do mês, os resultados são significativos.

Contrate profissionais especializados para rever seu sistema hidráulico. Vazamentos ou equipamentos antigos que gastam muita água são fontes de desperdício. Faça os reparos necessários e substitua aparelhos por outros mais modernos e com maior poder de economia.

Entre em contato com sua operadora para renegociar os pacotes de fornecimento de internet e telefone. Faça também uma pesquisa com outras empresas que possam oferecer uma melhor oferta. Planos corporativos geralmente apresentam uma melhor relação custo-benefício.

O fornecimento de energia elétrica geralmente representa um gasto muito alto. Adote lâmpadas de menor consumo e instale sensores de presença, para que as luzes automaticamente se apaguem quando não existir alguém no ambiente. Prefira decorar o local de trabalho com cores claras e mantenha as janelas abertas. Assim, você aproveita por mais tempo a iluminação natural.

Envolva os colaboradores no processo

A participação dos colaboradores é essencial para o processo de redução de custos, especialmente nos casos de cortes com consumo, como falamos no tópico anterior.

É crucial organizar encontros, compartilhar a necessidade da diminuição de despesas e fazer campanhas de conscientização que estimulem o bom uso de recursos como luz, papel e água e evitem o desperdício.

Peça também sugestões aos seus colaboradores. Eles podem conseguir identificar meios de economizar dentro de suas atividades de trabalho. Você pode se surpreender com as boas ideias que podem surgir.

Automatize processos

Plataformas digitais possibilitam a automatização de diversas tarefas. Dessa maneira, procedimentos podem ser feitos de forma mais ágil e prática.

Além da economia com recursos como papel, energia, telefone, entre outros, a equipe trabalha de forma mais produtiva, pois tem mais tempo para se ocupar com tarefas estratégicas e gerenciar melhor suas horas de serviço. Assim, dificilmente precisará fazer horas extras para poderem terminar todas as suas atividades.

Implemente o banco de horas

Quando uma equipe de colaboradores é reduzida, é possível que algumas pessoas acumulem tarefas e precisem fazer horas extras. Uma alternativa para reduzir despesas nesse sentido é adotar a prática do banco de horas.

O banco de horas possibilita que o funcionário compense as horas a mais trabalhadas em folgas ou prolongando as férias, por exemplo. Dessa forma, a empresa consegue economizar em vez de ter de arcar com um pagamento maior.

É importante lembrar que as horas sobressalentes precisam ser compensadas dentro do mesmo ano corrente, de acordo com as leis trabalhistas.

Renegocie contratos e dívidas

Periodicamente, renegocie os contratos com fornecedores. Faça pesquisa de mercado para entender melhor sobre os preços praticados ou novas opções de materiais mais em conta que possam substituir aqueles que você adquire para sua produção.

Não dependa de apenas um fornecedor para comprar produtos e serviços. Uma ampla carteira de prestadores de serviço permite que você consiga barganhar melhores preços, condições de pagamento e prazos. Busque por novos contatos para que você consiga garantir a melhor relação custo-benefício.

Caso possua dívidas com o banco, procure seus credores e proponha uma renegociação. Desse jeito, você pode conseguir minimizar os juros. Negocie também com seu banco um pacote de serviço com tarifas mais atrativas.

Terceirize serviços como a comunicação

Terceirizar serviços para uma empresa especializada é uma manobra inteligente capaz de gerar uma boa economia para a empresa.

Assim, a instituição não precisa gastar com certos equipamentos, produtos ou colaboradores para realizar uma tarefa que pode ser feita por profissionais que possuem um conhecimento mais profundo sobre o assunto.

Uma empresa terceirizada dispõe dos aparelhos e máquinas corretas e conta com uma equipe treinada e que domina as melhores práticas do mercado em seu segmento. Para passar uma boa imagem para clientes e futuros parceiros, você precisa investir em um site funcional e profissional e um logotipo que reflita a qualidade do seu negócio.

Uma empresa terceirizada especializada pode te ajudar em todos os passos para registrar e criar um site, e-mail marketing, cartões de visita, entre outros serviços de comunicação visual para representar seu negócio do jeito que você sempre quis!

Reduzir despesas deve ser um exercício constante para que o empreendedor consiga ter um negócio lucrativo e sustentável. Portanto, aposte em nossas dicas de como cortar gastos na empresa de forma inteligente e veja seu negócio decolar!

Gostou de ler mais sobre como cortar gastos de forma eficiente? Consegue se lembrar de mais soluções para reduzir despesas? Então, compartilhe suas ideias com a gente e com os outros leitores nos comentários!

Quer compartilhar?
Empreendedor ideias conteudo email

Que tal o melhor conteúdo sobre empreendedorismo para você ter sucesso nos negócios?

Faça como centenas de nossos leitores: