Feijão com Arroz

Serviços de design na medida

Menu

Acompanhamento de produção gráfica: vale a pena fazer?

Comunicação Leia em 2 minutos

Imagine um trabalho perfeito. Você teve a ideia e chamou a agência para conversar. Juntos, aprimoraram o conceito e esse foi o pontapé inicial para um projeto que promete surpreender. Agora, só falta enviar para impressão e o processo se encerra, não é mesmo? A resposta é “não”. Há ainda uma importante etapa a ser cumprida: o acompanhamento de produção gráfica.

Você conhece esse conceito? Sabe o quanto ele é importante durante a produção de um material? O post de hoje vai falar sobre esse assunto. Siga conosco e esclareça suas dúvidas!

O que é o acompanhamento de produção gráfica?

Esse processo é um conjunto de cuidados que permite que o resultado final de um trabalho seja o mais próximo possível do pretendido. Pode ser aplicado tanto nos trabalhos mais simples quanto nos mais elaborados. Não importa se é um cartão de visita ou uma embalagem bem complexa, você deve investir sempre nessa medida.

As etapas do acompanhamento de produção gráfica envolvem o trabalho com materiais, serviços, custos e prazos entrega. Por ser responsável pela materialização dos projetos, é um processo que está diretamente ligado às necessidades e expectativas do cliente.

Para que o resultado de um trabalho seja de qualidade, todos os envolvidos devem trabalhar em sintonia. A produção gráfica deve estar bem alinhada ao atendimento para garantir que o que foi planejado seja coerente com o que vai ser entregue. Por isso, as agências de propaganda e design costumam cobrar uma taxa de até 20% do orçamento geral do trabalho.

Qual é a importância desse trabalho?

A produção gráfica é um trabalho cheio de minúcias. É preciso estar sempre atento para que as cores estejam corretas e os acabamentos bem feitos. Além disso, a quantidade precisa ser igual à solicitada e tudo precisa estar dentro dos parâmetros de qualidade e prazo combinados.

Mesmo trabalhando com bons fornecedores, o acompanhamento é importantíssimo para assegurar que aquela grande ideia nascida em mentes criativas não seja frustrada por um material mal produzido.

Quem é o responsável pelo acompanhamento?

O produtor gráfico é o profissional encarregado de planejar e decidir quais as melhores escolhas para a impressão de uma peça. Sua função precisa levar em conta a verba, o público-alvo, a finalidade e o prazo de entrega do trabalho. Tudo para garantir que o que foi imaginado seja fiel ao que foi entregue.

Para o sucesso em todo o processo, o produtor gráfico precisa conhecer muito sobre tipos de papel e seus formatos, tintas e processos de impressão, acabamentos e outros materiais. É importante também saber sobre logística, para atingir um eficiente gerenciamento do cronograma e das fases de produção.

Em tempos de verbas curtas e grande volume de informação, o profissional precisa usar a criatividade para se destacar no mercado gráfico. Ele precisa estar de olho nas inovações e manter um relacionamento positivo com fornecedores, para poder oferecer as melhores soluções, com os melhores preços e formas de pagamento.

Gostou de saber mais sobre o acompanhamento de produção gráfica? Então, curta nossa página no Facebook e veja em primeira mão o que temos de novo sobre o mundo do design e da criação!

Quer compartilhar?